A Infraestruturas de Portugal (IP) deu cumprimento a mais um marco no âmbito dos empreendimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assegurando a assinatura de nove contratos de empreitada para o investimento Missing Links e Aumento de Capacidade na Rede, antecipando a concretização de um objetivo que teria de ser assegurado até final do 1.º trimestre de 2025.
Com o presente resultado, reflexo do forte compromisso da empresa em assegurar a implementação do Plano, importa destacar que todos os objetivos definidos no investimento Missing Links e Aumento de Capacidade na Rede para a IP e para Portugal, já foram cumpridos pela empresa, com sucesso. Até ao final de 2025 será cumprida a meta de extensão quilométrica.
Os investimentos atribuídos à IP no âmbito do PRR assentam nas dimensões Resiliência e Transição Climática:
Em termos do progresso atual dos projetos rodoviários da IP, já entraram ao serviço duas empreitadas, dez estão em execução e outras 11 em fase de contratação. Os restantes subinvestimentos rodoviários estão em fase muito evoluída do seu projeto, com duas empreitadas em fase final de projeto e autorização de despesa.
O valor das 23 empreitadas já lançadas corresponde a 378 milhões de euros (valores base ou adjudicados iniciais).
Neste contexto, importa salientar que a IP é um dos beneficiários do PRR mais evoluído em termos de valor recebido, 119 milhões de euros, ao que somarão 13 milhões de euros já solicitados, em verificação e instrução para pagamento.
O investimento ferroviário será materializado através de uma única empreitada, cujo anúncio público de lançamento de concurso será publicado nos próximos dias. Trata-se de uma empreitada para a substituição do atual sistema de sinalização nas estações de concentração de Campolide (Linha de Cintura), Oriente, Alverca e Azambuja (Linha do Norte), tendo como objetivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da Linha do Norte, com a futura Linha de Alta Velocidade (LAV), permitindo uma utilização combinada, com o objetivo de aproximar serviços ferroviários dos centros urbanos, alargando os benefícios da (LAV) ao resto do país.
O grupo de investimentos Missing Links e Aumento de Capacidade, tem como objetivo melhorar a coesão territorial e a competitividade corrigindo as “ligações em falta” na rede rodoviária. A execução destes investimentos, com a construção destas ligações, permitirá aumentar a capacidade e desempenho da rede rodoviária, com ganhos evidentes para a competitividade das empresas.
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