SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Arranca este sábado obra de 8,4 milhões de euros no IC2

12/01/2022

A beneficiação do Itinerário Complementar (IC) 2, entre Alcobaça e Rio Maior arranca no sábado e vai obrigar ao condicionamento do trânsito na via, informou ontem a Infraestruturas de Portugal (IP) responsável pela obra de 8,4 milhões de euros.

A empreitada para a execução das obras de beneficiação do troço do IC2, entre Asseiceira, no concelho de Rio Maior, no distrito de Santarém, e Freires, no concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, “foi consignada no passado dia 03 de janeiro”, informou a IP, acrescentando que, para “dar seguimento aos trabalhos preparatórios da empreitada, será necessário implementar condicionamentos à circulação automóvel no próximo sábado, dia 15”.
Imagen

A empreitada envolve um investimento superior a 8,4 milhões de euros e inclui, segundo a IP, a reabilitação integral do pavimento, o reforço e reabilitação do sistema de sinalização (horizontal e vertical), dos equipamentos de segurança da estrada e do sistema de guiamento e balizagem, bem como a beneficiação global do sistema de drenagem da via e a reformulação de cinco intersecções de nível, com construção de rotundas que substituirão os atuais cruzamentos.Trata-se de um investimento “no reforço da segurança e condições de mobilidade dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC2”, refere a IP num comunicado.

A preparação dos trabalhos obriga a que, no sábado, no período da manhã, entre as 08:00h e as 13:00h, a circulação seja cortada nos dois sentidos entre os quilómetros 68,700 e 77,700, sendo o tráfego desviado para a antiga EN1, refere o comunicado.

Da parte da tarde, das 14:30 às 15:30, no troço compreendido entre os quilómetros 59,700 e 68,100, haverá “cortes/paragens momentâneas do trânsito, com o apoio da brigada de trânsito da Guarda Nacional Republicana, o que implicará demora no atravessamento do troço em questão durante esta hora”, pode ler-se na mesma nota.

A IP anunciou em dezembro de 2021 que o arranque da empreitada, com cerca de 20 quilómetros tinha obtido visto prévio do Tribunal de Contas e que as obras teriam início este mês, sendo o prazo de execução de 450 dias.

O anúncio foi feito quando o Movimento Marcha Lenta do IC2 preparava um protesto reivindicando o início das obras, reclamadas há décadas e cujo adiamento motivou a realização de várias manifestações de automobilistas que se queixam do mau estado do piso.

A IP deliberou em outubro de 2015 proceder ao lançamento do procedimento pré-contratual necessário à contratação da empreitada denominada “IC2/EN1 - Beneficiação entre Asseiceira (KM 65+200) e Freires (KM 85+500)”, pelo valor de 7,5 milhões de euros, que, na altura, faseou pelos anos de 2016 (1,15 milhões de euros) e 2017 (6,35 milhões de euros).

O lançamento do concurso voltou a estar previsto até ao final de 2018, com previsão do início da empreitada no segundo semestre de 2019, “condicionado, todavia, à obtenção da autorização de encargos plurianuais”, como admitiu, na altura, a empresa, na resposta a uma questão do município de Rio Maior.

Em 2019 e em fevereiro de 2020 foi anunciada nova previsão de lançamento do concurso público, que nessa altura foi garantido já existir visto prévio do Tribunal de Contas e adjudicação da empreitada, que se iniciaria no primeiro trimestre deste ano.

O IC2 liga Lisboa ao Porto, funcionando como uma variante à Estrada Nacional n.º 1. A elevada sinistralidade tem motivado vários apelos ao longo dos últimos anos, incluindo na Assembleia da República, a exortar para uma “requalificação urgente” dos troços mais perigosos do IC2.

Fonte: Lusa

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial