SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Entrou em vigor a alteração à lei das minas

Redação Induglobal14/01/2022
A alteração à lei de prospeção e pesquisa de depósitos minerais, que visa responder a anseios das populações e das associações ambientalistas, mas muito criticada pela indústria do setor, entrou ontem em vigor.
Imagen

A nova lei determina que as propostas de áreas a submeter pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) a procedimento de concurso “excluem do seu âmbito” as áreas que integrem a Rede Nacional de Áreas Protegidas, as áreas incluídas na Rede Natura 2000 e as áreas classificadas ao abrigo de instrumentos de direito internacional, tais como as reservas da biosfera, os sítios Ramsar, os sítios inscritos na Lista de Património Mundial da UNESCO e os sítios importantes do Património Agrícola Mundial da FAC.

O diploma reforça ainda a audição e participação dos municípios e freguesias no processo, passando a ser obrigatória a realização de pelo menos de uma sessão pública de esclarecimento, em cada município e freguesias abrangidas.

“Em todos os casos de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa e de atribuição de concessão de exploração, o requerente promove, em cada município e freguesia abrangidos, pelo menos, uma sessão pública de esclarecimento, dirigida essencialmente às populações dos territórios abrangidos pela pretensão, que é publicitada, com a antecedência mínima de 20 dias, em dois jornais, um de circulação nacional e outro de circulação regional, e nos sítios da Internet do município e da DGEG”, determina a lei agora em vigor.

Esta lei resulta de uma alteração, por apreciação do parlamento, a um decreto-lei do Governo, de 07 de maio, tendo sido aprovada pelos deputados em 26 de novembro, uma semana antes da dissolução do parlamento, e promulgada no último dia do ano pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As associações do setor da indústria dos recursos minerais - Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (ASSIMAGRA), Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR), Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET), Associação Portuguesa de Geólogos (APG), Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER) – e a Ordem dos Engenheiros, em comunicado, defenderam que as alterações à lei colocam em causa a atividade e subsistência do setor mineiro.

Fonte: Lusa

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial