SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

7 tendências que vão marcar a construção (e arquitetura) em 2022

17/01/2022
Sustentabilidade, inovação tecnológica e eficiência energética estão no topo das preocupações.
Imagen

Tal como em outros setores, também na construção e na arquitetura a pandemia teve o seu impacto. Que, a par da evolução tecnológica, traduz-se em novas tendências.

A Sto, especializada no fabrico de sistemas e elementos construtivos, sintetizou as 7 tendências que vão marcar este ano.

  1. Novas técnicas de construção sustentável ganham vida. As alterações climáticas são uma preocupação e têm feito evoluir as técnicas de construção. Essa premissa afetará não apenas os processos construtivos, com maior aposta no uso de recursos materiais sustentáveis ou no tratamento de resíduos por meio de processos de economia circular, mas também no que diz respeito ao edifício construído ou reabilitado, apostando mais em elementos como: isolamento térmico, caixilharia de qualidade, materiais sustentáveis, sistemas de poupança de água, aparelhos de baixo consumo, utilização de energias renováveis, etc.
  2. Construir ou reabilitar? A reforma e a renovação darão o impulso final. As medidas do Governo e a ajuda europeia que as acompanha vão promover a reabilitação de habitações e edifícios. Embora as várias medidas implementadas nos últimos anos tenham tentado promover este tipo de ação, fruto da idade do parque imobiliário português, será a partir de 2022 que o setor vai ganhar ritmo, aprendendo com o que outros países mais avançados estão a fazer, e adaptando todas as suas soluções disponíveis à nossa realidade climática e cultural.
  3. Salto tecnológico para uma maior eficiência e eficácia na execução dos projetos. Este ano vai dominar a procura por técnicas e métodos que agilizem qualquer projeto de construção sem desperdiçar recursos ou reduzir a qualidade, segurança e conforto da edificação. O que, afirma a Sto, só se consegue com o apoio de novos sistemas tecnológicos como o BIM, uma metodologia de trabalho colaborativo para a criação e gestão de um projeto de construção, que visa centralizar toda a informação do projeto num modelo de informação digital. Tudo isso, com um único propósito: eficiência na execução de obras de arquitetura e engenharia.
  4. Construção industrializada. Os princípios da sustentabilidade e da digitalização estão a colocar em destaque novos modelos construtivos como os industrializados, baseados no projeto e fabricação automatizados de elementos estruturais e não estruturais de uma edificação. Os benefícios que traz a nível social, económico e ambiental serão a base do seu sucesso este ano: otimização dos tempos de produção até 50%, redução de custos até 20%, processo digitalizado e produção automatizada, redução do impacto ambiental da construção e criação de empregos muito mais especializados, seguros, atrativos e inclusivos. Este modelo aplica-se também a todo o setor da construção - imobiliário, infraestruturas... - e, embora seja uma excelente solução para novos projetos de construção, também tem lugar na reabilitação.
  5. Integração da tecnologia de impressão 3D também na construção. A utilização da impressão 3D na construção possibilita a criação de um objeto tridimensional através da superposição sucessiva de camadas de determinados materiais. Devido à sua facilidade de trabalhar com detalhes, está a tornar-se num excelente método construtivo para edifícios mais artísticos, mesmo em construções instaladas em áreas com condições climáticas variáveis.
  6. Estética e design, também em fachadas exteriores. A sustentabilidade não é inimiga do design e da estética. Como refere a Sto, assim como a decoração de interiores ganhou um papel fundamental nas últimas décadas, o design marcante das fachadas, tanto em reabilitação como na nova construção, dará o salto em 2022. A empresa acrescenta que já é possível personalizar totalmente a área exterior de um edifício aplicação de diferentes tipos de materiais: reboco (orgânico, mineral, silicato...), grés porcelânico em diferentes modos de apresentação (compacto, extrudido, grande formato), cerâmica de várias cores e superfícies (liso, rugoso, plástico...), pedra natural de diferentes tipos (arenito, dolomita...) ou mesmo vidro, em diferentes tonalidades e tratamentos.
  7. Espaços mais flexíveis, multifuncionais e luminosos. A pandemia veio trazer novas utilizações aos mesmos espaços. Tanto nas residências como nos escritórios. No caso dos escritórios, com o regresso ao trabalho, apostará em espaços abertos onde o espaço é partilhado com cafetaria, zonas de reunião ou descanso, para facilitar a mobilidade. A arquitetura residencial, por sua vez, jogará com as noções de multifuncionalidade, versatilidade e modularidade em espaços abertos, para poder reinventar-se em poucos momentos.
foto

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial