SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Empreitada pretende promover a mobilidade na cidade de Lisboa

Metro de Lisboa: primeiro lote da obra de expansão avança nas profundezas da cidade

Ana Ferreira17/05/2022

O Metro de Lisboa vê agora, após mais de 10 anos da última grande intervenção, ser concretizado mais um processo de empreitada para o prolongamento das linhas verde e amarela, que dará origem à criação da linha circular. O processo teve início no primeiro semestre de 2021 e esta primeira fase encontra-se aproximadamente a meio do tempo total previsto.

Imagen

O plano de expansão e modernização da rede do Metro de Lisboa pretende contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, através do aumento da acessibilidade e da conectividade por transporte público, bem como da minimização dos tempos de deslocação, promovendo assim a descarbonização e a mobilidade mais sustentável.

Com um investimento que se apresenta faseado em quatro lotes, por um valor total de 240,2 milhões de euros, esta obra permitirá a expansão das linhas verde e amarela em mais 1.900 metros, desde a estação do Rato até ao Cais de Sodré, estando incluída a construção de duas novas estações na Estrela e em Santos. Este procedimento irá converter a atual linha verde numa linha circular.

A futura estação da Estrela terá a sua localização no edifício da farmácia do antigo Hospital Militar, sendo o seu acesso integrado na Calçada da Estrela e no Jardim da Estrela, e irá implicar a requalificação urbana daquela zona. Já a estação de Santos ficará localizada entre a Av. D. Carlos I, Rua das Francesinhas, Rua dos Industriais e na Travessa do Pasteleiro, com acesso principal pelo Largo da Esperança.

Frente à estação da Estrela...

Frente à estação da Estrela. Da esquerda para a direita: vista superior do poço quadrado e poço circular, e vista do poço circular - início da escavação da galeria de ligação.

O primeiro lote está em fase de execução, com um contrato que prevê a elaboração dos toscos entre o término da estação Rato e a estação Santos, tendo sido adjudicado à Zagope – Construção e Engenharia, S.A., com o prazo global de execução de 960 dias, e por um valor de 48,6 milhões de euros mais IVA.

Contrato de 48,6 milhões para o primeiro lote

A primeira obra da expansão e modernização do Metro de Lisboa, representando o primeiro lote, teve início em 2021 e prevê-se que os passageiros vejam a sua abertura concretizada em 2024.

Zagope: entidade contratada para empreitada do primeiro lote

Com 55 anos de atuação no setor da engenharia e construção de projetos de grande envergadura e complexidade técnica, a Zagope reforça a sua notoriedade em empreitadas desta natureza com a adjudicação do primeiro lote da obra de expansão e modernização do Metro de Lisboa. A empresa não é uma principiante nesta matéria, já que teve por diversas ocasiões oportunidade de colaborar com o Metropolitano de Lisboa, concretamente de 1992 a 2011. Durante este período, a empresa de Porto Salvo participou em 13 contratos de construção, nos quais se incluiu o prolongamento da estação do Rato, a que irá dar agora continuidade.

A Zagope esteve ausente de obras públicas em Portugal nos últimos anos. A empreitada do Metro de Lisboa marca, de certa forma, o “regresso” a grandes obras no nosso país, voltando a colocar a empresa no panorama nacional de construções de elevada dimensão e relevância.

“A Obra do Metro de Lisboa é o resultado de uma aposta forte da Zagope no mercado português, nomeadamente em setores nos quais a empresa possui elevada experiência acumulada e onde quer regressar com a máxima força, após um período de estagnação deste mercado das grandes obras públicas em Portugal”, refere o Engenheiro Óscar Marques, diretor de Obra do Metro de Lisboa.

Para responder a esta empreitada, a empresa teve a necessidade de recrutar mais 100 novos colaboradores, em paralelo com a reestruturação que vinha fazendo por circunstâncias da pandemia, nas áreas de procurement, RH, controlo e financeiro, e até mesmo na área técnica. Para o diretor de obra, “dada a conhecida escassez de mão de obra especializada do mercado português, este foi sem dúvida um dos grandes desafios do projeto, que obrigou também a Zagope a reinventar-se e a procurar alternativas em mercados onde atua no exterior para poder suprimir esta lacuna atual do nosso país”.

Contratação de mais 100 trabalhadores para concretização da empreitada

Alheados dos ruídos e frenesim da capital, mais de 200 elementos da equipa trabalham diariamente e em profundidade para que, em 2024, todos os passageiros que estão ou visitam a cidade, possam usufruir de duas novas estações e de maior comodidade nos trajetos.

Sem grande aparato visível à superfície, toda a obra acontece a 60 metros de profundidade, e sem que poucos se apercebam. Esta sobriedade de trabalho torna-se possível pela maquinaria utilizada, pelas tecnologias e pelos avançados procedimentos que a equipa de especialistas da Zagope aplica em cada tarefa.

Imagen

Muitos são os desafios que uma obra desta natureza espoleta, mas para nenhum deles existe uma fórmula ou uma resposta pré-existente. Cada caso é um caso, e deve ser analisado e resolvido como tal, mas sem dúvida que é pelas competências da equipa de engenharia técnica que todos os obstáculos são ultrapassados. Tal como nos explica o diretor de obra: “Não existe uma fórmula exata, mas sem dúvida que tudo começa com a seleção de uma equipa de engenharia técnica forte e competente em obra e com a garantia formal dos nossos processos internos, baseados nos princípios ‘Lean Construction’, com vista à Excelência Operacional. Desta forma, conseguimos não só alavancar a agilidade na identificação de problemas e implementação de soluções, como também garantir o acompanhamento diário das mesmas, com a devida análise de eficácia e eventual redefinição de soluções, dentro desta nova realidade imprevista e imprevisível com que nos deparamos nesta empreitada. O mundo simplesmente mudou e tivemos de ultrapassar estes desafios, ao mesmo tempo que executamos a obra, para melhor servir o cliente”.

As competências técnicas são complementadas pelas tecnologias utilizadas e, nesta empreitada, a Zagope potenciou a utilização de metodologias do ‘Last planner System’, apostando na gestão de desempenho implementada em obra com a cultura de Excelência Operacional, que sustenta hoje quase todos os processos da empresa.

A Excelência Operacional é um modelo de gestão que a Zagope aplica em todas as suas empreitadas e que rege toda a sua atividade de construção e engenharia. Sustenta-se nos seis princípios:

  • ‘Last Planner System’ – que consiste num sistema de planeamento utilizado em todas as fases da obra, que visa dotar o planeamento de maior fiabilidade, eliminar os fatores de incerteza e melhorar o controlo da produção;
  • Controlo de Performance – processo de acompanhamento contínuo da evolução dos projetos; Value Engeneering – método colaborativo de otimização de cada projeto, que procura as melhores soluções de engenharia com objetivo de melhorar a qualidade e baixar o custo, mantendo a performance;
  • Gestão Visual – método que visa aumentar a eficácia da comunicação e tomada de ação;
  • Metodologia A3 – metodologia de ‘problem solving’, que promove uma abordagem sistemática, simples e rigorosa aos problemas encontrados;
  • Workshop de melhoria de processo – pensado para reduzir os desperdícios existentes em cada atividade, com o foco no aumento da produtividade.

Maquinaria eficiente para projetos de sucesso

A maquinaria utilizada potencia o sucesso do projeto e não difere dos equipamentos que são utilizados regularmente em obras desta natureza. De entre as mais de 100 máquinas em manobra, destacam-se as escavadoras hidráulicas de 40-50Ton, jumbos de perfuração e robôs de projeção. Neste caso, a Zagope escolheu marcas da sua confiança e com as quais já trabalha há algum tempo: Liebherr no caso das escavadoras, Atlas Copco para os jumbos e Putzmeister para os robôs de projeção.

Mais de 100 máquinas trabalham a 60 metros de profundidade

A escolha de equipamentos para uma obra tão exigente e ao mesmo tempo tão minuciosa como esta é sempre uma tarefa de elevada responsabilidade, porque o comportamento dos equipamentos ditará, em parte, o sucesso e agilidade do processo de empreitada.

Segundo o diretor da obra “a escolha de uma marca e tipo de equipamento deve ter sempre em conta três fatores: a qualidade dos equipamentos, serviço de assistência técnica durante o projeto e a disponibilidade de peças”. E estes três princípios foram, sem dúvida, tidos em consideração na escolha dos fornecedores de maquinaria que estão a utilizar.

Frente ao Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) - PV213. Trabalhos de tratamento túnel T34B com projeção de betão...
Frente ao Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) - PV213. Trabalhos de tratamento túnel T34B com projeção de betão.

Uma das particularidades deste tipo de obra é carecer da criação de túneis, quer ao nível dos poços de acesso, quer para a construção das próprias estações, e para os quais é fundamental a projeção de betões para sustimento e suporte das escavações. Para este trabalho essencial à continuidade do projeto, a Zagope recorreu a robôs de projeção da Putzmeister e, como nos explica o diretor de obra, “no caso dos robôs de projeção, a Putzmeister garante essa qualidade, assim como o seu representante em Portugal. Além disso, a manutenção de um stock de peças permanente no seu armazém em Lisboa e a experiente equipa técnica da Zagope, dentro desta parceira contratada, dão-nos as garantias necessárias para o sucesso do nosso projeto”.

Esta obra fez, de certa forma, renascer a Zagope do ponto de vista mediático em Portugal, estando agora o seu nome na ordem do dia das grandes empreitadas no país, pelo que podemos agora esperar uma reaproximação da empresa ao mercado e obras nacionais, tal como afirma Óscar Marques: “A Zagope quer, sem dúvida, renascer juntamente com o mercado português, que se espera forte nos próximos anos, para poder brevemente voltar a ter a presença em Portugal que teve no passado, a qual foi bastante apreciada e reconhecida em todas as grandes obras públicas e com grande componente de engenharia. Acreditamos que somos aquilo que construímos e isso vê-se nas obras que realizamos”.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial