Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Especial Gruas para Construção: “Tocando o céu”

27/04/2022

Os contínuos avanços em aspetos como os materiais utilizados, assim como a progressiva incorporação de eletrónica, estão a originar o aparecimento no mercado de gruas cada vez mais produtivas, rentáveis e seguras. Os novos modelos ganham em altura de trabalho, alcance e capacidade de carga, permitindo executar operações até agora impensáveis nas obras. Neste primeiro lançamento da EngeObras fazemos uma análise de alguns dos últimos modelos lançados no mercado por vários dos principais fornecedores de gruas nas suas diferentes versões: gruas de torre, gruas móveis, gruas hidráulicas articuladas e mini gruas.

Comansa

Imagen

A Comansa adicionou dois novos modelos à sua bem-sucedida série 21LC. Uma evolução do modelo 21LC550, os dois novos equipamentos, de 20 e 25 toneladas de carga máxima, podem ser montados com alcances de entre 30 e 80 metros, com configurações a cada 5 metros, permitindo uma carga máxima em ponta de até 4,95 toneladas.

Ambos os modelos incorporam uma configuração opcional de lança que permite estender o alcance total até aos 85 metros em ponta. Comparando com o modelo 21LC550, as capacidades de carga são, em média, 16% superiores para o 21LC600 e 23% para o 21LC650.

A primeira das novidades nestes modelos é que dispõem de uma contra-lança mais curta e modular, de 24.4 a 16.4 metros e até 5 configurações possíveis. Este é um conceito que tem um precedente nos modelos 21LC750 / 21LC1050 / 21LC1400 e que permite uma maior adaptação à obra graças à configuração em espaços reduzidos. Outro dos pontos fortes destes modelos é a melhoria nos acessos à plataforma e partes giratórias.

Fassi

Imagen

A grua Fassi F1450R-HXP Techno é o primeiro modelo da nova gama Techno e vem acompanhada de uma inovadora unidade de controlo FX990. A combinação das inovações mecânicas com as eletrónicas aumenta o controlo das áreas de estabilidade, o que se traduz na possibilidade de trabalhar em vertical com maiores prestações. Concretamente, o veículo poderá aproximar-se mais do local de intervenção, ocupando menos espaço e podendo elevar pesos maiores.

Além disso, aumentou-se o controlo dinâmico da velocidade de deslocamento das cargas graças ao novo sistema de processamento que gere com melhor eficiência o aproveitamento das áreas de trabalho a favor da capacidade de elevação. Por outro lado, o novo design decagonal do grupo de braços extensíveis melhora a eficácia da atividade na vertical e o circuito hidráulico, de dupla alimentação, aumenta a velocidade de deslocamento. O avançado sistema de controlo digital, a nova interface de ecrã, a possibilidade de controlar os estabilizadores através de comando por rádio e a nova configuração otimizam ainda mais as prestações. Por fim, o sistema de polias dobráveis no guincho, a possibilidade de combinar o novo jib Fassi L82 e a ótima relação peso/potência completam os pontos fortes desta revolucionária grua.

Grove

Imagen

A GMK6400-1 da Grove estabelece a nova norma na cada vez mais competitiva classe de 400 ton a 450 ton, superando a concorrência em cada uma das categorias. Segue os passos da sua antecessora, a GMK6400, mas oferece um maior alcance, o que lhe permite realizar trabalhos que normalmente necessitariam de uma grua de sete ou até oito eixos. Isto proporciona uma clara vantagem competitiva e garante um retorno acelerado para o investimento dos clientes.

“Atualizamos esta grua para incorporar os avanços tecnológicos mais recentes, incluindo o nosso sistema de controlo de grua (CCS) e o sistema de estabilizadores variáveis MAXbase, o que aumenta a capacidade da lança principal”, explica Andreas Cremer, vice-presidente da gestão de produto para gruas de todo o terreno da Manitowoc. “Para além disso, a sua facilidade de configuração num tempo mínimo permite realizar mais trabalhos em cada jornada”.

O acessório MegaWingLift, que permite aumentar ainda mais a capacidade, está disponível como opção para a GMK6400-1 e a instalação do aparelho automático pode realizar-se em menos de 20 minutos, sem necessidade de utilizar uma grua auxiliar. Este acessório aumenta a capacidade de elevação até 70% e possibilita que a grua seja adaptada a aplicações como a construção de pontes, trabalhos em parques eólicos ou armação de gruas torre. Isto, além das tradicionais aplicações em projetos de construção tradicionais, na indústria petroquímica e em unidades de produção industriais.

A GMK6400-1 tem uma capacidade de 400 ton e um comprimento de lança de 60 m. Quando utilizada com o gancho de comprimento total adicional, pode alcançar uma altura máxima de ponta de 136 m.

Hiab

Imagen

A nova Hiab IQ.1188 HiPro foi desenvolvida desde o início para sobressair por ser uma grua de carga ‘todo o terreno’, com capacidades de elevação de longo alcance. Tanto o rendimento vertical como o horizontal foram otimizados, com a possibilidade de adicionar a utilização do jib desenhado especificamente para este esquipamento. Trata-se de uma grua construída e desenhada para cumprir e superar as expetativas do cliente em termos de rendimento, geração de receitas e manuseamento do operador.

O que carateriza este modelo é o longo alcance, com capacidades horizontais e verticais de alto rendimento que são o resultado de um design feito à medida para esta utilização sem compromissos. As extensões 9 + 6 ou a estrutura desenhada para 10 extensões, tornam-se úteis para os trabalhos diários.

Orientada para aplicações finais a que se destina, fatores-chave como o peso e o tamanho da estrutura foram considerados cruciais desde o início da fase de conceção da Hiab iQ.1188 HiPro.

No coração da inteligência da grua, encontra-se o novo sistema de controlo SPACEevo: “o que era perfeito tornou-se ainda mais perfeito”. As funções avançadas ajudam os operadores, incluindo os menos experientes, a evitar danos e a trabalhar de forma rápida e eficiente: VSL+, DLC-S, LSS-V e SAF são algumas das muitas características disponíveis.

Jekko

Imagen

A grua de rastos da Jekko aumentou, não em termos de dimensões, mas em rendimento, capacidade e inovação.

Depois do êxito de vendas dos modelos JF545 e JF365, a Jekko elevou uma vez mais o nível e oferece agora uma grua de rastos com todas as características da grua hidráulica F990 da Fassi. Assim se desenvolveu a JF990: “uma aposta vencedora”, de acordo com Alberto Franceschini, diretor de Exportação da Jekko.

Supõe uma “evolução real da espécie” onde as dimensões tradicionalmente compactas destes equipamentos (6,75 x 2,14 x 3,45 metros) são combinadas com um maior alcance (até 41 metros), maior capacidade de elevação (máximo 21 500kg) e novas vantagens no transporte (21 800kg sem contrapeso).

Em comparação com as dimensões de um camião grua, a JF990 mantem-se uma mini grua: compacta, com modos de estabilização variáveis e um motor duplo, diesel e elétrico. Mas, acima de tudo, pode alcançar 41 metros de altura quando se utiliza o braço hidráulico e três extensões manuais ou 38 metros com uma cesta de transporte de pessoas, o que significa que pode funcionar onde um camião não consegue chegar.

Liebherr - Grua móvel

Imagen

A grua móvel da Liebherr LTM 1110-5.1 transformou-se na grua LTM 1110-5.2, graças a três características completamente novas: o controlo da grua, a cabina do operador e a transmissão. A grua Liebherr de 110 toneladas, apresentada na Bauma de 2019, conta com uma cabine cujo protótipo também foi apresentado na própria feira.

Para além disso, está equipada com o novo sistema de controlo Liebherr para gruas, o LICCON3 e, como já havia sido anunciado, com a transmissão ZF TraXon DynamicPerform. Para além disso, outra novidade é a refrigeração a óleo da embraiagem multidisco, submetida a exaustivos testes e pronta para produção em série.

Desta forma, a nova LTM 1110-5.2 combina os pontos fortes com os que já possuía a sua antecessora, em conjunto com pioneiras inovações que garantem uma maior segurança e conforto.

Com estas novidades, a Liebherr lançou no mercado um modelo de grua completamente novo, pioneiro na gama de gruas todo o terreno da Liebherr.

A grua Liebherr de 5 eixos e 110 toneladas, com a sua potente lança telescópica de 60 metros e as suas cargas variáveis por eixo, é um dos modelos mais vendidos em todo o mundo pela sua elevada mobilidade. Tudo isto agora é melhorado ao tornar-se mais fácil de operar, segura e cómoda.

Liebherr - Grua torre

Imagen

Uma nova adição à laureada série EC-B da Liebherr: a nova grua Flat-Top 470 EC-B. Com capacidade de carga máxima de até 16 ou 20 toneladas, esta grua “é a mais forte da família dos tipos fortes”. Desde o transporte, passando pela montagem, até ao funcionamento na obra, a nova máquina da Liebherr com cabos de aço cumpre todos os requisitos de uma frota de gruas moderna.

Este novo navio-almirante com sistemas de assistência inteligentes oferece um comprimento de lança de 80 metros. De uma forma opcional, o comprimento de lança pode ser aumentado com uma extensão até 83 metros, sem dúvida um novo valor de referência no mercado. Com o comprimento de 80 metros, a variante de 16 toneladas da 470 EC-B alcança uma capacidade de carga de até 3200 quilos em ponta; a variante de 20 toneladas impressiona com uma capacidade de carga em ponta máxima de 3000 quilos. A lança pode ser dividida em trechos de dois metros e meio, de forma a poder adaptar-se de forma precisa aos variados requisitos de cada utilização.

Palfinger

Imagen

Desde que, em 2019, o grupo Palfinger anunciou o lançamento de 10 novos modelos da sua gama TEC (Technology), estas gruas não deixaram de ter uma grande aceitação no mercado. As gruas TEC de alta tecnologia oferecem uma grande seleção de sistemas de conforto e assistência ao operador, acrescentando como fator diferenciador o design de Perfil-P poligonal nas suas extensões, que aumenta significativamente o rendimento enquanto mantém um baixo peso da grua.

A inovadora construção em aço, combinada com as características familiares da Série TEC, ajudam a que as aplicações sejam notavelmente mais eficientes e precisas. Seja para manipular contentores, realizar tarefas de manutenção em edifícios ou trabalhos de montagem, as novas gruas são muito versáteis na montagem, ou seja, podem instalar-se tanto na parte traseira como dianteira dos camiões.

Dentro dos modelos TEC lançados recentemente, as gruas PK 48.002 TEC 7 e PK 37.002 TEC 7 são dois dos modelos que mais estão a ser solicitados pelos clientes da Palfinger e estão a converter-se em verdadeiros ‘Top de Vendas’ nos seus respetivos segmentos de toneladas metro.

Nestas novas gruas pode escolher entre três jibs (PJ075, PJ090, PJ150). Isto significa que os sistemas DPS-P ou DPS-C estão sempre disponíveis, o que ajuda a utilizar a máxima potência de elevação em modo jib.

Potain

Imagen

A nova grua topless (sem tirantes) Potain MDT 489 da Manitowoc preenche o vazio entre a popular MDT 389 e o também novo modelo MDT 569, sendo ideal para projetos de infraestrutura e construção de grande escala, especialmente a instalação de grandes componentes pré-fabricados, assim como para estaleiros ou minas com cargas pesadas para manusear.

A MDT 489 oferece uma alta capacidade com uma carga máxima de 20 t ou 25 t e uma lança de 80 m para uma ampla cobertura e alcance no local de trabalho, enquanto garante uma poupança de custos graças a um transporte simples e a uma montagem e desmontagem rápidas.

Para além disso, a sua configuração compacta permite operar em sítios estreitos e congestionados. A MDT 489 foi desenhada para oferece um alto rendimento, mantendo o conceito de utilizar gruas ‘topless’ que se sobrepõem e que evitam colisões em locais de trabalho que têm várias gruas a trabalhar, ao contrário dos modelos de gruas torre com tirantes.

Sennebogen

Imagen

Ao longo de vários anos, o conceito de grua telescópica de lagartas da Sennebogen tornou-se um êxito em todo o mundo e está presente em inúmeros mercados. Na popular classe de até 100 t de capacidade de carga, a Sennebogen amplia agora a sua carteira de gruas com um novo modelo de gama alta que serve também para celebrar um importante aniversário.

A nova Sennebogen 6103 E é uma grua telescópica com uma capacidade de carga de 100 t e um comprimento máximo de lança de até 62 m, especialmente desenhada para aplicações Pick and Carry exigentes. A nova incorporação na linha de produtos está equipada com um motor diesel de 186 kW de nível de emissões Stage V, que também impulsa hidraulicamente a potente transmissão de lagartas da máquina de 100 t, assim como os guinchos principal e auxiliar com uma força de tração de 100 kN cada um, permitindo velocidades de cabo de 125 m/min.

Graças a uma ampla gama de soluções de equipamento, a máquina também pode ser configurada para satisfazer numerosos requisitos específicos de clientes da engenharia civil especial ou engenharia hidráulica, por exemplo, com limitação da área de trabalho, pacote de segurança e baixa temperatura ou para funcionamento com óleos orgânicos.

Tadano

Imagen

A introdução no mercado da Tadano AC 2.040-1 é uma estreia em dois aspetos. Por um lado, esta grua é a primeira grua todo o terreno desenvolvida em conjunto por duas sedes alemãs da Tadano, em Lauf e Zweibrücken. E por outro lado, a AC 2.040-1 é a primeira grua da nova gama AC da Tadano lançada no mercado. Adicionalmente, este lançamento marca a anunciada fusão das marcas: todas as gruas do Grupo Tadano vender-se-ão agora exclusivamente através da marca Tadano.

Tal como todos os modelos futuros, a nova grua conta com o inovador sistema de controlo IC-1 Plus com determinação automática de contrapeso, radar de capacidade e visualização da zona de trabalho. O sistema determina a capacidade de carga da grua para cada posição da lança em função do ângulo de rotação da superestrutura. Isto significa que a AC 2.040-1 pode utilizar sempre a máxima capacidade de carga disponível com qualquer configuração de estabilizadores, inclusive assimétrica. Esta vantagem torna-se especialmente evidente utilizando o sistema de estabilizadores Flex Base de ajuste contínuo.

Para além disso, está equipada com o sistema de câmaras Tadano Surround View, único no mercado, que mostra visualmente a máxima extensão possível dos estabilizadores, assim como o raio de rotação. Desta forma, o Tadano Surround View facilita em muito o ótimo posicionamento da grua na obra. E, no caminho para a obra, o sistema ajuda a detetar melhor peões, ciclistas e obstáculos.

Unic Cranes

Imagen

A mini grua do tipo aranha URW 295, de 2.9 t x 1.4 m de capacidade, é reconhecida por ser uma das mais compactas e fiáveis do mercado. Oferece uma grande qualidade e uma alta produtividade em alguns dos locais de elevação mais complicados e restringidos.

Com uma largura de apenas 60 cm, a URW-295 consegue passar por uma caixilharia de porta padrão, mas com uma capacidade de carga de 2.9 toneladas. Esta mini grua é uma das mais populares do mercado: a lança de 8.65 m proporciona uma altura máxima de elevação de 8.8 m, enquanto o gancho opcional proporciona um alcance adicional de 1.500 mm onde seja necessário.

A Unic Cranes oferece uma ampla gama de mini gruas. Desde a mais compacta à de 30.7 m, existem muitos modelos e variantes, com diferentes tipos de motor e de opções de acordo com as necessidades do cliente.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    28/04/2025

  • Newsletter EngeObras

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial