Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Acesso aos mercados internacionais de compras públicas

Construção: Instrumento Internacional de Aquisições adotado pela União Europeia

21/06/2022

No passado dia 17 de junho, o Conselho Europeu adotou um regulamento - Instrumento Internacional de Aquisições (IPI) - para promover a reciprocidade no acesso aos mercados internacionais de compras públicas. O Parlamento Europeu adotou o mesmo regulamento na semana anterior, segundo divulga a Federação Europeia da Indústria da Construção (FIEC).

Imagen

Este ato legislativo permitirá introduzir um novo instrumento de política comercial para garantir o acesso e condições equitativas para as empresas da União Europeia (UE) nos mercados de contratos públicos de países terceiros, aumentando assim as oportunidades de negócio para essas empresas. A contratação pública representa atualmente 15 a 20% do PIB global.

Os mercados de contratos públicos da UE estão entre os maiores do mundo em termos de valor e estão amplamente abertos à concorrência. Mas as empresas europeias nem sempre têm igual acesso aos mercados de compras em países não pertencentes à UE, onde muitas vezes estão sujeitas a práticas restritivas discriminatórias. Menos de metade dos mercados de contratos públicos do mundo estão atualmente abertos a empresas europeias.

Imagen

As medidas de IPI aplicam-se apenas a operadores económicos, bens e serviços de países terceiros que não tenham um acordo internacional de contratação pública com a UE ou cujo acordo não inclua compromissos de abertura de mercados para esses bens ou serviços.

O regulamento será agora assinado e publicado no jornal oficial da UE, antes de entrar em vigor no 60.º dia seguinte ao da sua publicação .

A FIEC considera o IPI uma ferramenta necessária para garantir condições de concorrência equitativas no mercado interno e está convencida de que as principais posições apresentadas foram tidas em conta pelos colegisladores.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

  • Newsletter EngeObras

    13/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial