Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Stone2022: um sucesso junto das empresas do setor

11/07/2022

No passado mês de junho, realizou-se na Exposalão, Batalha, a feira Stone, um importante evento do setor da pedra natural e recursos naturais, que acontece habitualmente de dois em dois anos.

O certame, dedicado ao setor de máquinas, ferramentas e acessórios, pavimentos e revestimentos para a construção civil, pretendia promover o setor da pedra natural em toda a sua abrangência, com a apresentação dos mais variados tipos de rochas ornamentais (calcários, mármores e granitos) nas suas diferentes formas. Apresentando-se também como uma importante plataforma de networking e um ponto de encontro para os profissionais da área.

Feira Stone, na Exposalão Batalha

Feira Stone, na Exposalão Batalha.

A edição deste ano ficou marcada, para além da habitual exposição, pela realização de diversos momentos de partilha e debate sobre temas da atualidade como: Pacto Verde e os desafios para a indústria, inovação e tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. Contando ainda com a realização do Stone Challenge – Concurso Nacional de Empreendedorismo, no qual jovens empreendedores apresentaram as suas ideias de negócio a empresários e investidores, por forma a poderem potenciar ou dar início ao seu negócio.

A EngeObras esteve lá e falou com algumas das empresas participantes, viu as suas novidades e registou o balanço que fazem da feira. De uma forma geral, todas as empresas consideram que iniciativas como esta são importantes não só porque promovem o networking entre empresas e o seu ecossistema, como também servem o propósito de apresentar novas tecnologias e novos produtos.

Presente no evento, Célia Marques, vice-presidente executiva da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (Assimagra), comentou que esta feira “é uma referência do setor da pedra natural na Península Ibérica e de extrema importância para o crescimento e vitalidade do setor”, frisando, no entanto, que “é fulcral envolver mais empresas e visitantes internacionais”.

Pedro Gaspar, diretor comercial da Ascendum, admite que a feira respondeu às expectativas da empresa: “Sendo uma feira de âmbito nacional deu-nos a oportunidade de estar junto dos nossos clientes e parceiros, tal como acontece no dia a dia da nossa atividade. Foram quatro dias repletos de reencontros e novas oportunidades”.

Stand Ascendum na Stone 2022
Stand Ascendum na Stone 2022.

Por seu lado, João Lopes, da Blumaq, relatou-nos um “balanço da feira muito positivo”, acrescentado que o evento “serviu para vermos caras que não víamos há muito tempo”. O responsável referiu ainda que, “apesar dos tempos difíceis que atravessamos globalmente, há um otimismo por parte dos nossos clientes em continuar a progredir e isso será bom para nós”.

Stand Blumaq na Stone 2022
Stand Blumaq na Stone 2022.

Para a Fravizel, esta “edição da Stone foi bastante positiva”. Reforçaram ainda que a realização do evento na região centro, onde o negócio da pedra pulsa, foi uma mais valia importante e “permitiu o reencontro com os nossos clientes e parceiros do setor”.

Para Jorge Passos, gerente da Dima, o balanço que fazem é positivo, referindo que lhes “permitiu fazer a divulgação de equipamentos industriais, que foram uma surpresa para muitos visitantes/ clientes, constituindo para muitos um motivo de interesse que se traduziu em pedidos de propostas e demonstrações”.

Momento para demonstrar produtos e apresentar novidades

Para além das sinergias criadas no decurso da feira, o principal foco dos expositores esteve na área de exposição, com a maioria dos expositores a aproveitar o evento para lançar novos equipamentos, materiais e serviços destinados à extração e processamento de pedra natural.

Segundo nos relatou Pedro Gaspar, a Ascendum aproveitou a Stone para apresentar, pela primeira vez num certame da especialidade, a marca Metso Outotec. Em exposição, esteve um britador de maxilas móvel sobre rastos Metso Lokotrack LT96 e uma escavadora de rastos Volvo EC380E para aplicação em pedreiras.

Máquina de perfuração Victoria da Fravizel

Máquina de perfuração Victoria da Fravizel.

Também a Fravizel apresentou na feira uma novidade, a sua denominada ‘linha mobile’, “desenvolvida a pensar em soluções mais eficientes (produção e energia), composta por máquinas de fio (Electra) e perfuração (Victoria)”. A empresa explicou-nos que estas “são máquinas híbridas, focadas no aumento da eficiência energética, totalmente autónomas, comandadas à distância, e com a vantagem de adaptação a qualquer tipo de pedreira, frente de trabalho, de bancada e de bloco”. Acrescentaram ainda que “estes novos equipamentos foram projetados para revolucionar a extração de recursos minerais, promovendo a sustentabilidade social, económica e ambiental”.

Como novidade face à última edição da feira, a Blumaq anunciou a criação de uma oficina para a reparação de máquinas industriais.

Canhões de projeção de água pulverizada para controlo de poeiras da WLT, no stand Dima

Canhões de projeção de água pulverizada para controlo de poeiras da WLT, no stand Dima.

Já a Dima, centrou a sua participação na apresentação de quatro produtos principais, segundo nos relatou Jorge Passos: Máquina de Lavar Rodados de Camiões (fabrico próprio) DimaWash; Canhões de projeção de água pulverizada para controlo de poeiras (da representada WLT); Equipamentos móveis para montar em maquinas de movimentação de terras, tais como: Baldes Britadores de RCD’s, resíduos de pedra e pedra natural, Baldes Desagregadores de terras, Fresadoras, Baldes de Crivagem e Pinças para movimentação de materiais (da representada MB); Crivos móveis de dimensão mini e média, transportáveis. De acordo com o responsável, “estes equipamentos estão inseridos numa perspetiva de reciclagem e economia circular, permitindo às empresas geradoras de resíduos de inertes ou RCD’s terem soluções imediatas e no terreno ao pé de obra, reduzindo dimensões, poupando no transporte e reutilizando os materiais ou vendendo-os, gerando assim uma mais valia do resíduo”.

Numa nota final, a Assimagra revelou que estão a “trabalhar num futuro com muitas novidades e detalhes”. Célia Marques lembrou que “neste momento, está a decorrer a exposição ‘Primeira Pedra’ no Museu Nacional do Coches, em Lisboa, aberta ao público até ao dia 25 de setembro. Nesta exposição o público português e internacional vai poder conhecer o conjunto das mais de 70 obras produzidas em pedra portuguesa pela respetiva indústria de extração e transformação nacional. Ao longo dos últimos sete anos, este material português, sustentável e de grande importância, foi a matéria de criação para 36 autores – arquitetos, designers e artistas – de 15 nacionalidades diferentes”.

Stand Assimagra na Stone 2022
Stand Assimagra na Stone 2022.

Terminou dizendo que, nesta edição da Stone, sentiram falta de ‘players’ muito importantes para o setor e, se queremos um setor forte, temos de vencer em conjunto este desafio de mobilizarmos mais empresas na próxima edição. No que concerne à organização é necessário apostar mais na promoção desta iniciativa e dar mais recursos às empresas participantes”.

REVISTAS

SPR Esperanças - JJM Esperança, Lda.

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    30/06/2025

  • Newsletter EngeObras

    16/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial