Os websites do Grup Interempresas utilizam os seus próprios Cookies e de terceiros para fins técnicos e funcionais, para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode aceitar todos os cookies clicando no botão "ACEITO" ou configurá-los ou rejeitar a sua utilização clicando em "MAIS INFORMAÇÕES".
ACEITOMAIS INFORMAÇÕES
Sob o tema “Pontes que unem Puentes”, no passado dia 14 de outubro realizou-se um seminário e a abertura de uma exposição, na Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa. Este evento foi organizado pela OE e pelo Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales Y Puertos (Espanha), com a colaboração da Infraestruturas de Portugal (IP), tendo como objetivo destacar um conjunto de construções marcantes, já edificadas ou em projeto, de Portugal e Espanha.
O período da manhã do seminário englobou um conjunto de apresentações de projetos de importantes pontes portuguesas e espanholas recentemente construídas ou em fase de reabilitação. Foram evocadas diversas estruturas, desde a Puente de la Constitución de 1812, em Cádis, até ao projeto da nova Ponte sobre o Douro (Metro). Estiveram presentes nesta sessão o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Fernando de Almeida Santos, o Presidente do Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos, Miguel Ángel Carrillo e, em representação da IP, Hélder Lourenço, com uma apresentação sobre a Ponte Internacional do Guadiana.
No período da tarde, a IP acolheu os participantes do seminário na sua sede, no Pragal, com uma sessão em auditório sobre a Ponte 25 de Abril, conduzida por Pedro Abegão, que também acompanhou o grupo numa visita guiada ao Pilar 7.
Nesta sessão esteve também presente Luis Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE e Humberto Varum, Presidente do Conselho Nacional de Colégio de Engenharia Civil.
O dia ficou também marcado pela abertura da exposição “Pontes que unem Puentes”, no Foyer do Auditório da Sede da OE.
“As pontes projetadas e construídas refletem a evolução do conhecimento, dos materiais, das ferramentas de apoio ao dimensionamento e das soluções para a sua construção, espelhando o desenvolvimento da sociedade. As pontes permitem alcançar locais de difícil acesso, ligar povos e culturas, abrindo horizontes e criando novas oportunidades. As pontes são engenharia, tecnologia e arte, são encontros e caminhos, são o passado e o futuro.” Este é o mote da exposição que estará patente até ao final do mês de janeiro de 2023 e que conta com fotografias do arquivo fotográfico da IP.
A Exposição, de acesso gratuito, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 17h30.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro