A IV edição da Feira Internacional de Mineração, MMH Sevilha, realizada entre os dias 18 e 20 de outubro, encerrou, mais uma vez, com números de destaque: 10.000 visitas ao espaço expositivo, mais de 1.000 congressistas, 180 empresas expositoras, 115 palestrantes e um impacto económico de 5,4 milhões de euros na cidade de Sevilha, o que representa “um sucesso em termos quantitativos e qualitativos” segundo o próprio Javier Targhetta, curador do evento, durante a cerimónia de encerramento, ao anunciar para outubro de 2024 a celebração da quinta edição.
Cerimónia oficial de abertura do MMH 2022 nas portas das instalações da Fibes.
Organizado pela Associação Espanhola das Empresas de Investigação, Mineração, Metalúrgicas, Auxiliares e de Serviços (Aminer) e o Centro de Conferências e Exposições (Fibes), a MMH revalidou os números de sucesso que consolidaram Sevilha como a capital europeia da mineração. Com um total de 10.000 visitas ao espaço expositivo e 1.001 congressistas de 39 nacionalidades de todos os continentes, esta quarta edição contou com a participação de 180 empresas expositoras e 115 oradores nacionais e internacionais de alto nível. Da mesma forma, foram realizadas 3.000 reuniões de negócios durante os três dias e vários meios de comunicação nacionais e internacionais foram credenciados, incluindo Interempresas e Ingeopres.
Por seu lado, a programação científica desenvolvida paralelamente à exposição foi inaugurada no dia 18 com o discurso de abertura de Bernd Schäfer, CEO do EIT RawMaterials, o consórcio mais importante do setor de matérias-primas do mundo, cujo mandato terá promovido a Aliança Europeia para as Matérias-Primas. Mark Rachovides, presidente da Euromines, e Raül Blanco, secretário-geral da Indústria e PMEs do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, foram os oradores das outras duas conferências plenárias que abriram os dias seguintes.
Na MMH estiveram presentes as principais empresas mineiro-metalúrgicas, extrativas e exploratórias, como Atalaya Mining, Sandfire Matsa, Cobre las Cruces, Atlantic Copper, Minera Los Frailes, Tharsis Mining, Alto Minerals, Minas de Tin, Pan Glogal, Somincor ou Calgovsa, bem como empresas auxiliares do setor e da área de engenharia, energias renováveis ou serviços como Insersa, Mecwide, Subterra, Liebherr Ibérica, Metso Outotec, Agbar, Epiroc, Sandvik, BYG, Cema Maquinaria, EPC Espanha, Finanzauto, Geobrugg, Geoplanning, Master Builders, Sika, Nuba, Produtiva, S. José Pneus (BKT), Segeda, Weir Minerals ou Zitrón, entre outros. Da mesma forma, empresas como Master Drilling, Xcalibur Geophisics, Civilnova Solutions, Paterson & Cooke ou Torsa também tiveram os seus primeiros expositores, juntando-se pela primeira vez ao Mining Hall.
Instituições e entidades como a Junta de Andalucía, a Confederação Nacional de Empresários de Mineração e Metalurgia (Confedem), Euromines, a Confederação das Indústrias de Rochas e Extrativos Minerais (Cominroc), o Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), o Instituto de Espanha (IGME), o EIT RawMaterials, a Fundação Mineração e Vida, o Conselho Provincial de Huelva, WIM Espanha, Anmopyc ou o Colegio Superior de Ingenieros de Minas del Sur, entre outros.
Várias empresas do setor patrocinaram o MMH Sevilha, liderado pela Xcalibur, patrocinadora Platinum desta edição. Os patrocinadores Silver foram Atlantic Copper, Cobre Las Cruces, Sandfire Matsa, Atalaya Mining, Minera Los Frailes, Tharsis Mining, Alto Minerals Denarius, Shell e Explomin. E os patrocinadores Cobre deste evento foram o Colegio Superior de Ingenieros de Minas del Sur, Epiroc e Somincor.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro