O Grupo Manitou, líder mundial em manuseamento, plataformas elevatórias aéreas e movimentação de terras, apresentou um número recorde de novos produtos na maior feira internacional da construção e indústria, a Bauma. Entre as inovações: quatro novas plataformas de trabalho aéreo, dois manipuladores telescópicos e um manipulador telescópico fixo. A gama de manipuladores telescópicos de meia-altura também acolhe quatro novos modelos.
Com quatro novos modelos de plataforma, o grupo está a acelerar a implementação da sua gama de baixas emissões de “oxigénio”. A plataforma 200 ATJe para terrenos acidentados (altura de trabalho de 20 metros) está agora disponível com tração às quatro rodas para maior manobrabilidade e um cesto com capacidade para 250 kg de carga, 30 kg a mais do que na versão de tração às duas rodas. O custo total de propriedade (TCO) é reduzido com uma diminuição de quase 50% nos custos de manutenção em comparação com a versão de combustão interna.
A gama de manipuladores telescópicos elétricos de terreno acidentado também acolhe dois modelos, o 160 ATJe e 180 ATJe. Com uma altura de trabalho de 16 e 18 metros, respetivamente, estas plataformas também veem a sua capacidade aumentada em 50 kg para um cesto com peso total de 250 kg. Existe também uma segunda versão denominada 160 ATJ+ e, com capacidade significativamente aumentada para 400 kg. Uma solução de extensor de alcance é também apresentada sob a forma de um gerador amovível comum a todas as máquinas, permitindo uma semana de autonomia.
Manipuladores telescópico elétrico 160 ATJ+e.
Como a segurança está no centro da missão do Grupo Manitou, os modelos 160, 180 e 200 ATJe possuem um pacote de segurança, protegendo o operador e as equipas do local, bem como alertando os gestores de frota para qualquer comportamento de alto risco. As inovações neste pacote incluem a deteção de arnês esquecido e a deteção de obstáculos em torno do chassis da máquina. Um pacote de 'iluminação' garante a máxima segurança para as operações de carga e descarga da plataforma com várias luzes posicionadas na plataforma para ver e ser visto. Arnaud Boyer, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos acrescenta: ”Com todos estes novos produtos, o Grupo Manitou é o primeiro fabricante a ter uma gama de plataformas de terreno acidentado 100% elétricas, de 16 a 20 metros. A aceleração do nosso desenvolvimento elétrico permite-nos agora oferecer soluções de baixas emissões em toda a nossa gama de plataformas, bem como nos nossos manipuladores telescópicos. Continuaremos a alargar esta energia a outras gamas, de acordo com os objetivos do nosso roteiro de responsabilidade social empresarial”.
Uma nova versão da plataforma 120 AETJ foi também acrescentada à gama industrial. Apresentado como uma antevisão, este modelo foi inteiramente redesenhado e está equipado com motores CA (assíncronos) que proporcionam conforto e flexibilidade de utilização. Tem sido feito muito trabalho na acessibilidade dos componentes, tais como os recipientes de bateria pivotantes e o acesso sem ferramentas, para poupar na manutenção das máquinas. Esta nova geração de plataformas industriais articuladas está equipada com o mesmo sistema de diagnóstico que a gama de terreno acidentado para uma manutenção rápida sem necessidade de ferramentas externas.
O Grupo Manitou está também a aumentar a sua gama de empilhadores compactos com o lançamento comercial do seu primeiro manipulador telescópico compacto 100% elétrico. O MT 625e, com uma capacidade de 2,5 toneladas e uma altura de 6 metros, garante um desempenho tão bom como a versão de combustão interna e tem o mesmo tamanho. Equipado com uma bateria de ião de lítio de 25 ou 33 kWh, este modelo reduz a manutenção em 56% e reduz drasticamente o custo total de propriedade para o utilizador. Perfeito para utilização em interiores ou no centro da cidade ou para renovar edifícios históricos, o MT 625e beneficia como todos os modelos da gama de manipuladores telescópicos compactos do pacote de segurança e do ecrã Harmony para uma utilização segura e fácil.
O Grupo apresenta uma versão elétrica dos modelos de manipulador telescópico rotativo MRT 2260e e MRT 2660e da recente gama VISION+. Com uma capacidade de carga de 6 toneladas para uma altura de elevação de 22 e 26 metros, respetivamente, estes modelos possuem o mesmo nível de desempenho que os modelos de combustão interna, permitindo mesmo movimentos de lança simultâneos. A bateria de iões de lítio de 700 V/65 kWh assegura uma utilização ótima destes modelos, mesmo em condições climáticas difíceis como no Norte da Europa. A fim de aumentar a autonomia em 4 horas adicionais, pode ser adicionada uma segunda bateria de 700 V/65 kWh.
Os utilizadores têm uma terceira opção com uma versão híbrida destes modelos, utilizando um extensor de alcance. Esta configuração melhora a flexibilidade, em particular para fazer viagens longas entre dois locais ou para carregar a bateria em locais que nem sempre têm pontos de carga elétrica. Existem também várias opções de modo de carregamento dois modelos, com um carregador de 11 kW integrado para carregar em 4 horas e 30 minutos e um carregador de 22 kW integrado que demora apenas 2 horas e 15 minutos. Uma solução ainda mais rápida está disponível para os utilizadores com outro carregador integrado que permite carregar em menos de uma hora. Note-se que a fonte de carregamento deve ser 400 V CA. Com estas opções, o Grupo oferece maior flexibilidade aos operadores, de acordo com as suas necessidades.
A fim de harmonizar a sua gama de meia altura, o Grupo está a lançar quatro novos modelos de combustão interna com 7 e 13 metros de altura de elevação e uma capacidade de elevação de 3,5 toneladas, nomeadamente o MT 735, MT 935, MT 1135 e MT 1335. Os modelos de 11 e 13 metros estão disponíveis com duas versões de transmissão, conversor de binário ou hidrostático, para satisfazer as diferentes necessidades dos utilizadores. Estão também disponíveis dois motores para estes mesmos modelos, uma versão de 75 cv ou uma versão de 100 cv. Estes manipuladores telescópicos estão assim equipados com o mesmo painel de instrumentos da restante gama, um ecrã Harmony, bem como a opção de mover os seus botões de controlo para perto do apoio de braço (Botões de interruptor duplo). Estes quatro modelos possuem uma nova cabina para melhor visibilidade panorâmica, com um novo para-brisas posicionado ainda mais abaixo para ver melhor a carga quando a lança é descida e para facilitar a montagem de acessórios. Um novo carro de garfos flutuantes mais estreito e robusto foi também concebido para otimizar a visibilidade com a lança descida. Este carro foi concebido para ser compatível com os modelos de 14 e 18 metros de altura, mais uma vez para harmonizar o alcance. Uma nova grelha de teto com lâminas inclinadas completa estas inovações, desta vez melhorando a visibilidade da carga independentemente da sua posição.
Equipados com uma cabina mais espaçosa, estes modelos permanecem relativamente compactos com uma largura total de 2,28 metros, incluindo os estabilizadores frontais (para os modelos MT 1135 e MT 1335), tornando-os ideais para utilização em espaços exíguos. Para assegurar uma carga/descarga segura por camião, estes quatro modelos podem ser transportados num contentor sem ter de remover as rodas. Um sistema de fixação de garfos está também disponível nestes novos modelos. Estes modelos oferecem um alto nível de desempenho com a presença do sistema Autopower (disponível nos modelos de transmissão hidrostática) para adaptar automaticamente a velocidade do motor a partir do joystick durante os movimentos da lança, sem necessidade de utilizar o pedal do acelerador.
Como com todos os produtos lançados pelo Grupo, todos estes novos modelos estão ligados como padrão.
O MT 1335 está disponível numa versão “HA” (acesso hidrostático), o que significa que é compatível com um cesto de plataforma apenas com transmissão hidrostática. Como todos os modelos da gama, estes novos modelos estão equipados de série com um travão de estacionamento automático, “Easy Step” para facilitar a entrada e saída na cabina e um cinto de segurança laranja para facilitar a verificação do respeito das medidas de segurança por parte do condutor. Os modelos MT 1135 e MT 1335 também possuem um corretor de nivelamento para uma condução ainda mais segura.
Foram também feitas inovações para reduzir o custo total de propriedade, com lubrificação centralizada na parte de trás da máquina, e acesso rápido aos componentes da lança na parte de trás. Todos estes modelos estão também disponíveis com a opção “Start & Stop”. Destinados aos mercados norte-americano e europeu, os primeiros modelos serão entregues até ao final de 2023.
Resumo dos quatro novos manipuladores telescópicos de meia-altura:
Manipulador telescópico ultra-compacto ULM/GCT.
O ULM/CGT está disponível em duas versões, com uma capacidade de elevação de 1,25 e 1,5 toneladas, respetivamente, e uma altura de elevação de 4,30 metros. Para maior segurança, a visibilidade à altura máxima foi otimizada como Camille Rouvrais, Gestora de Produto, explica: “Trabalhámos com o nosso gabinete de conceção para encontrar uma solução inovadora que proporcione ainda mais segurança e conforto. Substituímos a grelha do teto por uma janela de policarbonato transparente e resistente ao choque, que cumpre perfeitamente os requisitos da norma FOPS”. As melhorias de visibilidade também se aplicam à vista lateral do operador. A vista lateral é, de facto, muito clara devido à posição das mangueiras hidráulicas no interior da lança e à tampa do motor posicionada abaixo, à direita do operador.
Várias características inovadoras ajudam a reduzir o custo total de propriedade deste modelo. A opção “Start & Stop” assegura uma redução do custo total de propriedade de cerca de 10 € por hora em marcha lenta (desvalorização reduzida da máquina, consumo de combustível e manutenção preventiva).
Com 12 novos modelos, o Grupo Manitou alargou a sua gama de carregadoras articuladas, que compreende agora 22 modelos, todos disponíveis sob as marcas Gehl AL (Articulated Loader) e Manitou MLA (Manitou Loader Articulated). Estes novos equipamentos oferecem uma capacidade de carga que varia entre 700 kg a 1,5 toneladas para uma altura de elevação entre 2,50 metros para um braço curto e 3,07 metros para um braço longo. A fim de oferecer um nível de desempenho adaptado a cada modelo, os modelos das séries 2 e 3 estão equipados com um motor de 25 cv fase V e as séries 4 e 5 com 48 cv.
Carregadora articulada Gehl AL530.
A gama completa torna possível responder a exigências muito abrangentes, fornecendo a maior das carregadoras articuladas uma capacidade de carga nominal de até 3,3 toneladas. Foram especificamente concebidos novos modelos para a construção (AL 320/MLA 3-25 H-C e AL 420/MLA 4-50 H-C), para manuseamento de paletes de materiais em locais urbanos onde a compactação é uma obrigação. Os modelos Manitou MLA 2-25 H e Gehl AL 230 possuem um motor hidráulico em cada roda para tornar estas pequenas máquinas ainda mais manobráveis em qualquer ambiente.
Para facilitar o movimento destas carregadoras entre diferentes locais de trabalho, os modelos são também transportáveis num reboque com peso bruto máximo de 3.500 kg, que pode ser utilizado com uma licença BE básica. O peso varia de 1,5 toneladas para os modelos da série 2 a 2,6 toneladas para os modelos da série 5. Esta vantagem permite ao Grupo adaptar-se aos constrangimentos das empresas de aluguer e dos comerciantes, que têm de deslocar com muita frequência o seu equipamento de manuseamento num prazo muito curto.
Resumo dos 12 novos modelos de carregadoras articuladas (6 modelos Gehl e 6 modelos Manitou):
A nova gama MHT foi concebida para manusear cargas pesadas e volumosas, em todos os tipos de terreno, com toda a segurança. O seu desempenho foi grandemente melhorado com capacidades de 9 a 33 toneladas, para uma altura de trabalho de até 12 metros. A ergonomia foi melhorada com uma estação do operador confortável e de fácil acesso com degraus largos e antiderrapantes, uma porta grande e recorte de piso 'Easy Step' que permite a entrada e saída seguras na cabina. O novo joystick Manitou JSM incorpora agora um sistema capacitivo para deteção automática e precisa da mão do operador para um trabalho seguro.
Entre os modelos da gama, o grupo apresentou na Bauma a nova versão mineira MHT-X 11250 com uma altura de elevação de 11 metros para uma carga máxima de até 25 toneladas. Este modelo versátil foi concebido para o manuseamento seguro de cargas pesadas e volumosas, particularmente para atividades de manutenção mineira. A ergonomia foi melhorada com uma cabina de condução confortável e de fácil acesso, com degraus largos antiderrapantes e uma porta larga.
Equipado com um sistema hidráulico que fornece um caudal de 275 l/min e uma bomba de deteção de carga, o MHT-X 11250 garante um nível de produtividade muito elevado. Note-se que a velocidade do motor se adapta automaticamente às necessidades da transmissão graças ao sistema “Eco-Mode” que pode ser ativado a partir da cabina, reduzindo assim o consumo de combustível durante a viagem.
MHT 11250 para aplicações mineiras.
Para continuar a desenvolver a sua gama de serviços, o Grupo Manitou está a lançar a modelagem dos seus produtos Manitou para o mercado da construção. Disponível a nível mundial (francês e inglês) na biblioteca BIM alojada em www.manitou.com, os arquitetos, modelistas e designers BIM podem facilmente introduzir máquinas Manitou nos seus ambientes de trabalho durante os projetos de construção. BIM (Building Information Modeling) refere-se às ferramentas de modelação de informação de construção, abrangendo todas as fases de um projeto, desde a conceção até à desconstrução.
Esta modelação proporciona aos utilizadores uma experiência totalmente imersiva, ajudando-os a tomar decisões e a racionalizar custos. Esta base de dados é gratuita e de fácil acesso: basta criar uma conta para aceder a todos os modelos 3D. Arnaud Boyer, Vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos do Grupo Manitou, lança luz sobre a implementação deste novo serviço: “A nossa transformação digital está a acelerar e deverá permitir aos nossos clientes melhorar a eficiência nos seus locais. É por isso que a Manitou oferece ficheiros dinâmicos em formato BIM, que fazem parte de uma abordagem colaborativa ao desenvolvimento de projetos.”
Este ano, o Grupo Manitou está a lançar um novo programa destinado a prevenir avarias hidráulicas. Este programa, batizado Reviv'oil, envolve a filtragem do óleo hidráulico. Para facilitar o processo, todas as máquinas de última geração (com capacidade superior a 50 l hidráulicos) possuem um depósito predisposto. Fácil de implementar com ferramentas especiais, este serviço é realizado nas oficinas por engenheiros da rede de concessionários Manitou. O objetivo final é evitar o tempo de inatividade da máquina e, assim, reduzir o custo total de propriedade do utilizador.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro