SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Metro Mondego: 35 mil euros para Gonçalo Byrne adaptar estação na Via Central

28/11/2022

A Metro Mondego (MM) contratou o arquiteto Gonçalo Byrne para adaptar o projeto da estação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) junto à Câmara Municipal de Coimbra. A aquisição dos serviços daquele arquiteto no valor de 35 mil euros, após consulta prévia, foi assinada na terça-feira passada e publicada no portal dedicado à contratação pública Base, estando previsto um prazo de execução de dois meses.

Foto: Metro Mondego
Foto: Metro Mondego

Questionada pela agência Lusa, a MM referiu que esta contratação tem “como objetivo adaptar o projeto de integração urbana da estação ‘Câmara’ (na Via Central, entre a rua Direita e a rua da Sofia)”, após ter sido autorizada pelo município a demolição da parte traseira do edifício conhecido como ‘Casa Aninhas’.

“Esta decisão da Câmara de Coimbra, concertada com a MM, vai permitir a construção de uma nova praça numa zona nobre da cidade”, realçou a Metro Mondego, em resposta à Lusa.

O custo de adaptação do projeto de integração urbana e demolição da parte traseira da ‘Casa Aninhas’ será suportado pela Metro Mondego, estando o restante investimento enquadrado na empreitada da Linha do Hospital do SMM, a cargo da Infraestruturas de Portugal, esclareceu.

Segundo a Metro Mondego, esta alteração no projeto “não afetará a entrada em operação do metrobus na zona urbana de Coimbra”.

Em setembro, a MM disse à Lusa que a empreitada da Via Central, junto à Praça 8 de Maio, em Coimbra, que era para ter ficado concluída no início daquele mês, deverá ser prolongada por mais um ano.

Segundo a Metro Mondego, o prolongamento do prazo deve-se “quer a dificuldades de mão-de-obra, materiais e outros serviços inerentes à obra, quer da necessidade de contemplar na empreitada a decisão recente de demolição da Casa Aninhas”.

O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) “consiste na implementação de um 'metrobus', utilizando veículos elétricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra”, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.

Fonte: Lusa.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial