As obras de remodelação do estádio Santiago Bernabéu aproveitaram a pausa proporcionada pelo Mundial do Qatar para avançar a um ritmo imparável. Na ocasião, duas gruas de rastos Liebherr, uma LR 1700-1.0 e uma LR 1600/2, da Grúas Aguilar, realizaram a elevação das treliças retráteis da nova cobertura do estádio do Real Madrid.
Duas gruas LR 1700-/1.0 e LR 1600/2 trabalham na elevação do telhado.
A Grúas Aguilar continua a trabalhar em pleno nas obras de reabilitação do estádio Santiago Bernabéu. E as suas gruas sobre rastos Liebherr LR 1700-1.0 e LR 1600/2, das quais já conta com duas unidades no seu parque de máquinas, estão encarregues de erguer as doze treliças que irão compor o teto retrátil do novo Real Estádio Madrid CF, a 70 metros de altura. Medindo 72 metros de comprimento e pesando 72 toneladas, cada uma dessas treliças foi instalada dentro do estádio com raios máximos de trabalho entre 70 e 118 metros.
Entre os grandes desafios que a Grúas Aguilar teve que enfrentar na execução desta manobra esteve a montagem da lança da grua Liebherr LR 1600/2 que, por problemas de espaço, teve que ser realizada no estacionamento localizado numa rua contígua ao estádio e que exigiu exaustivas obras de engenharia. Tudo isto para obter uma melhor distribuição de cargas no processo de montagem e desmontagem da lança principal e do jib basculante.
Também se destaca a dificuldade de visibilidade das treliças por parte dos operadores das gruas, em alguns momentos durante a elevação. Para resolver este problema, o departamento de engenharia da Grúas Aguilar projetou a manobra de cada treliça, tendo em consideração os graus de rotação e os ângulos da lança principal e da lança articulada de cada uma das gruas e para cada uma das fases.
As posições e movimentação das gruas durante as manobras e o complexo processo de posicionamento final de cada treliça também apresentaram um desafio adicional.
A princípio, cogitou-se a opção de realizar as manobras com uma única grua mas, após um estudo exaustivo, constatou-se que era inviável por questões de espaço, devido aos raios de montagem de uma grua de maior porte e devido ao ambiente da própria obra, entre outros. Por tudo isto, optou-se por realizar as manobras com as gruas sobre rastos Liebherr LR 1700-1.0 e LR 1600/2 da Grúas Aguilar, que trabalharam em conjunto.
“Após a montagem de toda a cobertura do estádio Santiago Bernabéu, a concretização deste projeto significou para a equipa da Grúas Aguilar fechar o ciclo de um trabalho bem feito e emocionante”, afirma Luis Aguilar, proprietário da Grúas Aguilar. “A melhor avaliação que podemos ter é a confiança que os nossos clientes nos demonstram todos os dias desde que iniciamos esta aventura há quatro anos, para além da segurança que nos proporciona o apoio da equipa da Liebherr Ibérica no pós-venda e aconselhamento", conclui Luís Aguilar.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro