SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
“Os robôs de demolição mudaram o trabalho no estaleiro de obras”

Entrevista com Jaime Gómez Fesser, Gestor de Produto para Espanha e Portugal da Husqvarna Construcción

Lucas Manuel Varas Vilachán14/03/2023

Uma das empresas de referência quando falamos de demolição no setor da construção é a Husqvarna. Entre a sua gama completa de produtos, destacam-se os robôs de demolição, equipamentos que revolucionaram a forma como este tipo de trabalho é tratado devido às melhorias de segurança e produtividade que oferecem.

Jaime Gómez Fesser, Product Manager para Espanha e Portugal da Husqvarna Construcción, explica nesta entrevista as últimas novidades desta gama de produtos, cada vez mais respeitadores do ambiente e tecnologicamente mais avançados, e os últimos desenvolvimentos da empresa, que está a difundir-se fortemente em segmentos como a preparação de superfícies.

Jaime Gómez Fesser, Gestor de Produto para Espanha e Portugal na Husqvarna Construction
Jaime Gómez Fesser, Gestor de Produto para Espanha e Portugal na Husqvarna Construction.

Como foi 2022 para a empresa?

Dada a situação económica do país, não podemos queixar-nos de como terminámos o ano devido aos altos e baixos que ocorreram ao longo do mesmo.

Que equipamento está a ser mais procurado pelos clientes de demolição?

Estamos a verificar que a procura por robôs aumenta a cada dia devido ao grande potencial que oferecem nos diversos tipos de demolição. Estamos a falar de máquinas muito mais seguras para os operadores, principalmente em qualquer tipo de demolição de interiores.

Quais são as últimas adições a esta gama de robôs?

No final de 2021, a Husqvarna renovou completamente a sua gama de robôs de demolição, incluindo atualizações para cumprir os novos regulamentos sobre motores elétricos e novas funcionalidades, permitindo aos operadores serem mais produtivos com os nossos equipamentos.

Fabricam estes equipamentos há quase 15 anos. Quais são os maiores avanços que experimentaram durante estes anos?

Os nossos robôs de demolição estão em constante evolução tecnologicamente falando para oferecer um uso cada vez mais intuitivo ao operador. Isto significa que a forma de trabalhar com eles permitiu mudar a forma como o trabalho é feito no local da obra.

Jaime Gómez explica detalhes do funcionamento do DXR 145, um robô da nova geração da Husqvarna
Jaime Gómez explica detalhes do funcionamento do DXR 145, um robô da nova geração da Husqvarna.

Até onde acha que a evolução dos robôs de demolição chegará?

A sua clara evolução indica que este tipo de máquina está a tornar-se cada vez mais versátil, mais intuitiva e mais manobrável, o que permitirá otimizar a tipologia na execução das obras.

A integração de tecnologias digitais é uma tendência crescente na indústria de equipamentos de construção. Como a Husqvarna está a incorporar essa digitalização nos seus produtos e serviços?

Com a nova geração de robôs de demolição, foi incorporado um novo telecomando com uso de HMI, que permite que a sincronização entre o operador e a máquina seja mais eficaz. Daí a grande importância de digitalizar o seu novo software.

Assumiu uma importante aposta na preparação de superfícies com a incorporação em 2021 das gamas Blastrac e Diamatic. Qual é o desempenho desta linha de produtos?

Esta incorporação foi muito importante no departamento de preparação de superfícies dado o grande profissionalismo dos seus produtos que faltava à Husqvarna. Com esta aquisição cobrimos todas as opções ao nível do tratamento do pavimentos e superfícies.

Outra aquisição recente é a da empresa alemã Heger, reforçando a sua gama de corte e perfuração de diamantes. Como têm esta linha de produtos configurada?

A Heger teve uma presença muito importante na Europa Central e continua a mantê-la, sendo reforçada pela grande estrutura da Husqvarna. Infelizmente, não teve muita presença em Espanha, mas ainda está presente no mercado e está a crescer.

Qual é a situação da cadeia de produção e abastecimento? Já normalizou a disponibilidade de equipamentos e prazos de entrega?

Como todo o mercado, sofremos atrasos nas nossas cadeias produtivas devido à escassez de matéria-prima, mas felizmente isso não afetou negativamente os nossos produtos finais.

A última geração de robôs Husqvarna incorpora um novo controlo com uso de HMI
A última geração de robôs Husqvarna incorpora um novo controlo com uso de HMI.

Como fabricantes, de que forma os preços crescentes das matérias-primas e os custos de energia a afetar-vos?

É claro que estes fatores não são positivos dentro da cadeia produtiva, mas em nenhum caso o cliente é responsável por isso, portanto não se reflete no preço do produto final que oferecemos aos nossos clientes.

Por fim, que expectativas têm para 2023?

Como todos os anos, continuamos a melhorar a nossa presença e as nossas vendas nos diferentes mercados para continuar a oferecer aos nossos clientes um melhor produto e um serviço de excelência.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial