Durante os seis anos que marcaram o programa da Primeira Pedra, a indústria nacional da pedra natural uniu-se para participar naquela que foi uma das maiores iniciativas de sempre para promoção do setor.
Exposição Primeira Pedra juntou 36 autores e produziu 77 obras, num ciclo de seis anos. Foto: Ricardo Gonçalves.
Este programa reuniu o tecido económico e o setor cultural, a arquitetura, o design e as artes plásticas, juntando 36 autores de 14 países a 28 empresas portuguesas de extração e transformação, parceiras do programa, para que em conjunto pudessem ser criadas as obras produzidas e esculpidas em pedra natural portuguesa.
Originando 41 conceitos originais e um total de 77 peças, todas com diferentes escalas e funções, o programa permitiu criar diversos tipos de obras, desde um par de anéis delicados até um escorrega para crianças, incluindo três instalações permanentes – Mint Street, concebida para o bairro de Southwark em Londres, A Bench For a Tower, em Nova Iorque e Ruisseau para os jardins do Campus de Vitra, em Weil am Rhein.
Evento de encerramento do programa Primeira Pedra, no Museu dos Coches, contou com a presença e discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A exposição Primeira Pedra esteve patente no Museu dos Coches desde junho de 2022 até janeiro de 2023 e reuniu 77 obras originais, produzidas durante o programa em diferentes tipos de pedra portuguesa - mármore, calcário, granito, xisto e ardósia – representando assim as diferentes regiões de Portugal.
As obras obtiveram exposição internacional tendo chegado a diversos pontos do globo, como Nova Iorque, São Paulo, Milão e Londres.
No período em que estiveram em exposição no Museu dos Coches, em Lisboa, as obras arrecadaram mais de 100 mil visitantes de diferentes nacionalidades.
Encerramento da exposição foi marcado pelo lançamento do livro Primeira Pedra, que resume os seis anos de trabalho, investigação e arte do programa, fazendo homenagem aos mais de 1000 trabalhadores envolvidos.
Para que todas estas obras pudessem ser criadas, havia o desafio de conseguir a disponibilidade de material e empresas interessadas em colaborar através do fornecimento e transformação da matéria-prima.
O programa e a materialização das obras tornou-se uma realidade graças à colaboração das seguintes empresas de produção e transformação parceiras: Airelimestones, Ardósias Valério e Figueiredo, ASG, Comármore, Cupa Stone, Dimpomar, ETMA, Ezequiel Francisco Alves, Farpedra, Fátima Stones, Feliciano Soares Granitos, Formas de Pedra, Gárgula Gótica, Granidaire Granitos, Joaquim Duarte Urmal & Filhos, Julipedra, JRG Granitos, LSI Stone, Manuel & Cardoso, Marfilpe, Marmocazi, Mármores da Granja, Mármores Galrão, Mocapor, Moca Stone, MVC-Mármores de Alcobaça, Pedrantíqua, Pedra Secular, Pereira Gomes & Carvalho, Polimagra, Silaco, Sociedade das Pedreiras do Marco, Solancis, Solicel, Solubema e Transgranitos.
A exposição chega ao fim, mas prepara-se para uma nova fase. Irá, agora, viajar pelo país, sob a designação de ‘O Viajante’, levando algumas das obras por diversos municípios para “reconectar” os portugueses com esta nobre matéria-prima. Esta iniciativa terá como base um protocolo que proporciona a cedência das peças aos municípios participantes por três anos.
Segundo afirmou Miguel Goulão, presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Minerais (Assimagra), durante o evento de encerramento, “esta segunda fase vai ter moldes diferentes já que não será possível deslocalizar a totalidade das peças de uma só vez”.
O primeiro município a receber peças Primeira Pedra será o de Porto de Mós, com um sortido das que estiveram expostas no interior do Museu dos Coches. A Assimagra confirma ainda que está em conversações para efetivar parceria com os municípios de Lisboa e do Porto.
O programa Primeira Pedra foi cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Compete2020 e Portugal 2020, promovido pela Assimagra e produzido pela Associação Cultural experimentadesign.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro