Seis vezes por dia, o ferry Megastar transporta até 2.800 passageiros e 150 carros entre a capital da Estónia, Tallinn, e a metrópole finlandesa de Helsínquia. A conexão de ferry de duas horas é uma das mais movimentadas do Mar Báltico. Ao embarcar e desembarcar várias vezes ao dia, ferries como o Megastar estão expostos a maiores riscos, pelo que é dada especial atenção à segurança. Isso inclui, por exemplo, a manutenção e inspeção anual dos botes salva-vidas. É aqui que o Palfinger PK 135.002 TEC 7 entra em ação.
Para testar os botes salva-vidas, eles precisam de ser retirados do navio e inspecionados na oficina em apenas uma hora devido ao horário movimentado do ferry. É por isso que a empresa de navegação estoniana Sintravella foi encarregue de transportar os quatro botes Megastar do porto de Tallinn para a oficina de serviço. O que levanta a questão de como manusear botes salva-vidas com facilidade, rapidez e segurança. A resposta é clara e já está em ação no cais: é o PK 135.002 TEC 7, o primeiro do género na Estónia.
O PK 135.002 TEC 7 H com jib PJ150 E manuseia facilmente botes salva-vidas, que pesam cerca de 500 quilos e estão localizados a cerca de 22 metros acima do cais. Com a sua capacidade máxima de elevação de até 30.000 kg e alcance máximo de 36,6 metros, a grua realiza a tarefa sem esforço, especialmente com o controlo remoto via rádio. O confortável sistema de assistência P-Fold também torna mais fácil para o operador desmontar e dobrar a grua. Para o motorista de grua Vahur, este é a primeira grua Palfinger na sua carreira profissional e “todas as operações realizadas até agora convenceram-me completamente, não importa o quão complicadas fossem as circunstâncias à primeira vista”, diz ele. Em cada uma das duas missões, dois dos quatro botes salva-vidas foram descarregados do navio e transportados para a oficina do cliente num tempo muito curto. “Em nenhum momento esta missão foi desafiadora para mim como operador de grua. Consegui operar a grua confortavelmente por controlo remoto via rádio, manobrar a carga com facilidade e concluir a tarefa o mais rápido possível. Tudo o que posso dizer é: missão cumprida”, diz Vahur.
E os passageiros do ferry entre Helsínquia e Tallinn podem aproveitar a viagem a bordo do Megastar com tranquilidade pelos próximos doze meses. Porque em caso de emergência, a sua segurança está garantida.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro