Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Seminário promovido pela APCER decorre no Porto

Em maio debate-se o 'Caminho para a Construção Sustentável'

18/04/2023

No próximo dia 5 de maio, decorre na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, o seminário sobre o 'Caminho para a Construção Sustentável', promovido pela APCER em parceria com a Ordem dos Engenheiros. O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória, incluindo almoço para os participantes que demonstrem disponibilidade.

Imagen

No evento vão juntar-se especialistas ligados ao setor da construção civil com o objetivo de serem apresentadas e debatidas algumas medidas que podem contribuir para tornar este setor mais sustentável: utilizar matérias-primas e processos eficientes, melhorar o desempenho energético dos edifícios, diminuir a pegada de carbono dos materiais de construção, entre outras estratégias.

Sustentabilidade na construção: uma meta em contrarrelógio

A construção civil é um dos setores de atividade com maior impacto no ambiente. De acordo com as Nações Unidas, o aumento global da atividade de construção civil aumentou as emissões de CO2 para um valor histórico de 10 gigatoneladas.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), estima que os edifícios construídos nos países desenvolvidos sejam responsáveis por mais de 40% do consumo energético ao longo da sua vida, incluindo a produção de matéria-prima, a construção, a manutenção e o desmantelamento, e por 36% das emissões totais de gases de efeito de estufa.

A destruição de áreas verdes e redução da biodiversidade local, a utilização de recursos naturais como madeira e ferro, a poluição atmosférica devido à emissão de dióxido de carbono na produção de betão e cimento, a geração de resíduos são exemplos de atividades que conduzem aos números acima citados.

Este setor encontra-se, assim, em contrarrelógio para cumprir as promessas de descarbonização até 2050. Em plena crise climática, a sustentabilidade deve ser uma prioridade e as empresas devem mudar as suas práticas para evitar ou reduzir os danos ambientais, potencializando a viabilidade económica e proporcionando qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Programa do evento

9h30 - Welcome Coffee

10h00 - Sessão de Boas Vindas

  • Bento Aires, Presidente da Região Norte da Ordem dos Engenheiros e José Leitão, CEO da APCER

10h15 - Panorama Nacional da Construção Sustentável

  • Aline Guerreiro, CEO do Portal Construção Sustentável

10h35 - Mesa-redonda: Materiais Sustentáveis na Construção Civil

  • Joana Faria (FSC Portugal), João Gama Amaral (Ordem dos Engenheiros), José Saporiti Machado (LNEC), Maria Portela Barral (Univ. Santiago de Compostela), Ricardo Camacho (Ordem dos Arquitetos). Moderação: Joana dos Guimarães Sá (APCER)

11h15 - Mesa-redonda: Sustentabilidade na Construção

  • Ernesto Ramada (Grupo MCA), Vitor Peixoto (Costa Almeida Ambiente), (a confirmar). Moderador: Rui Oliveira (APCER)

12h00 - Q&A - Espaço para debate

12h30 - Sessão de Encerramento e almoço

Poderá registar a sua inscrição aqui.

REVISTAS

SPR Esperanças - JJM Esperança, Lda.

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    30/06/2025

  • Newsletter EngeObras

    16/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial