Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

APEX - IRE 2023: Resumo de novidades

20/07/2023
De 6 a 8 de junho, o Centro de Exposições e Convenções MECC, em Maastricht (Países Baixos), acolheu a edição de 2023 das feiras Apex (especializada em em plataformas aéreas) e IRE (centrada no setor de aluguer de máquinas e equipamentos), realizadas em simultâneo com a Convenção Anual da Associação Europeia de Aluguer (ERA) e com a cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Aluguer 2023. Nesta reportagem especial, resumimos algumas das inovações apresentadas nas duas feiras que, no total, receberam a visita de 6130 profissionais.

APEX

Bravi

Imagen

O fabricante italiano Bravi Platforms apresentou nesta edição da Apex as vantagens da sua plataforma móvel Leonardo HD. De design compacto e apto para espaços exíguos, este equipamento (de segunda geração) pode operar até uma altura de cinco metros. Com um tamanho extremamente compacto e uma inclinação admissível de 35%, permite ao operador passar facilmente por rampas de acesso, passagens de portas e espaços confinados. É a única plataforma capaz de substituir completamente escadas, andaimes e plataformas tradicionais graças à sua altura de trabalho. O Leonardo HD melhorou a sua força e resistência em comparação com a versão standard. Para tarefas pesadas, o chassi e a caixa exterior são feitos de aço e apresentam um garfo de elevação integrado. Têm também um sensor de inclinação incorporado e uma proteção contra choques para uma maior distância ao solo.

CMC

Imagen

A CMC é especializada em plataformas compactas sobre rastos do modelo ‘spider’. Na Apex, a empresa (também de origem italiana) expôs os seus modelos MC S15, CMC S18F, CMC S23 Lithium, além do modelo CMC S23 Diesel. Destaque ainda para o recente modelo CMC S30 (exposto pela primeira vez na Bauma 2022) que tem uma elevação máxima de até 30 metros. Quando comparado com o modelo anterior (S28) este equipamento incrementou em 1,40 metros o seu alcance lateral. Incorpora ainda um sistema de estabilização Self Control System, que consiste num sistema eletrónico que permite, de forma automática, estabilizar a plataforma e controlar a velocidade de elevação além de outras manobras.

Dingli

Imagen

A empresa chinesa Dingli, fundada 2005, opera com marcas próprias em diversos mercados internacionais como é o caso da Itália, Alemanha e EUA. Em Maastricht a aposta em modelos de plataformas com capacidades de elevação de 16 metros até os 44 metros. A ampla variedade de máquinas foi demonstrada com a apresentação de modelos elétricos, com motorizações a Diesel e híbridos. Destacamos o modelo de lança híbrido BA20CHRT que consiste numa plataforma de chassi rígido sob rodas, com capacidade de elevação até os 20 metros. Este modelo possui um peso operativo de 9.5 toneladas e tem capacidade de carga de 230 kg. Acrescentamos a plataforma tesoura JCPT1012PA com capacidade de carga de até 450 kg com elevação até os 10 metros.

Dinolift

Imagen

Na Apex a finlandesa Dinolift expôs a plataforma elétrica 280 RXTE e a solução telemática MyDino. O primeiro modelo pode equipar uma bateria AMG ou Lithium iol com elevada performance. O motor elétrico em uma potência nominal que pode variar entre os 15kW e os 20kW. Este modelo tem uma capacidade de elevação de 28 metros com um alcance de lança de 14 metros e capaz de suportar até 230 Kg. Por ser um equipamento totalmente elétrico, cumpre com as metas definidas pelo acordo europeu Green Deal além de poder, ser utilizado em locais em que se exija baixas taxas de contaminação por dióxido de carbono. Outros modelos expostos foram o Dino 230VTH e a plataforma 160XTB II. O primeiro consiste num modelo de lança elevatória montada sob o veículo.

Easy Lift

Imagen
Reconhecida também pelas plataformas compactas ‘spider’, a empresa italiana apresentou a sua icónica R130, um dos seus modelos mais vendidos dentro desta categoria. Sendo muito compacta, a R130 destina-se a trabalhos em locais reduzidos com uma altura máxima de 12 metros com um alcance até 6,5 metros podendo (segundo escolha) ser motorizada com motor a gasolina Honda 9,6kW ou diesel Hatz 7,3kW. No entanto, também pode-se optar com motorização elétrica 2,2 kw-230V-50Hz. Em uma capacidade de carga até 200 kg e assenta num chassi sobre rastos de borracha. A série R é composta de 12 modelos de equipamentos sobre rastos e quatro modelos sobre rodas. As preocupações ambientais também estiveram presentes com a apresentação do modelo elétrico R180BA e a versão híbrida RA31HY.

Faresin

Imagen

A Faresin apresentou um modelo melhorado de carregador telescópico 6.26 Full Electric MY2023. Com capacidade de carga de 2,6 toneladas e um motor de 30 kW o MY2023, inclui um braço telescópico com capacidade de elevação até seis metros. A lança permite utilizar diversas ferramentas como sejam pás ou porta-paletes/empilhador. Pode ainda incluir baterias de 80V com elevada autonomia tendo, conforme o pack escolhido, três capacidades diferentes: 24 kW/h (315 Ah): bateria com capacidade de até seis horas; 32 kW/h (420 Ah): bateria com capacidade até oito horas; y 43 kW/h (560 Ah): bateria com capacidade até 11 horas.

Genie

Imagen

A Genie é uma marca americana que fabrica sistemas de elevação para diversas finalidades como construção, manutenção, armazenamento de produtos e instalação de equipamentos. Com mais de 50 anos de atividade, a aposta recai sobretudo em equipamentos ‘amigos do ambiente’. No seu stand, a empresa expôs os dois modelos de plataforma tesoura GS-1932 E-Drive Lithium-Ion y GS-3246. Pelas suas características, o modelo GS-1932 E-Drive Lithium-Ion pode trabalhar em aplicações de construção, manutenção e instalação em superfícies firmes e niveladas, ao ar livre ou em ambientes fechados. Tem capacidade de 363 kg e tem capacidade de elevação de 8,13 metros. A plataforma telescópica elétrica S-60 DC y la plataforma articulada híbrida Z-45 FE.

GMV

Imagen

A Ahern Ibérica, distribuidor oficial das plataformas aéreas Snorkel, Dinolift e EasyLift e das mini gruas Maeda, acrescenta ao seu catálogo uma nova e atractiva representação. A empresa chegou recentemente a um acordo com o fabricante dinamarquês GMV A/S para distribuir em Portugal e Espanha os seus bem-sucedidos equipamentos para manipulação e instalação de superfícies envidraçadas Winlet.

Haulotte

Imagen

Com um stand de 160 m2, a marca francesa surpreendeu os seus visitantes ao não expor nenhum modelo de plataformas elevatórias. Por sua vez, apresentou as vantagens das plataformas elétricas de tesoura da série Pulseo. Ecológicas e com um consumo energético otimizado esses equipamentos têm uma garantia do fabricante de cinco anos. Equipa pneus não marcantes com eixo oscilante e tração nas quatro rodas. Os visitantes também tiveram a oportunidade de contactar e conhecer melhor os serviços pós-venda da empresa, com destaque para o sector digital (apps, serviços web, telemática, entre outros). A Apex foi ainda palco para a apresentação oficial do novo sistema de segurança da Haulotte FASTN. O sistema funciona com o mesmo princípio do cinto de segurança de um carro e exige que o operador prenda o seu arnês ao cesto do equipamento durante o seu uso, caso contrário, será acionado um lembrete visual e sonoro. “O plano era oferecer uma solução inteligente para lidar com uma das principais causas de acidentes, ou seja, a queda do operador”, disse um porta-voz da Haulotte. Também possui uma função de ‘despertar’. Se nenhum movimento do operador for detetado, o sistema alertará o local de trabalho sobre uma possível aflição do operador ou eventual acidente do mesmo.

Heli

Imagen

A Heli apresentou, no seu amplo stand, algumas novidades de empilhadores telescópicos elétricos da série G2. Composto por três modelos - S, M e H -, estes empilhadores de três rodas têm uma capacidade de carga que varia entre as 1,5 toneladas e as duas toneladas. Possui características únicas que os tornam resistentes a ambientes extremos, como, por exemplo, estradas irregulares ou esburacadas, além do sistema de proteção IPX4 à prova de água. Os elementos elétricos são reunidos na parte superior da bateria e os pontos de manutenção são centralizados, o que torna a manutenção muito conveniente.

As baterias têm capacidade de carregamento rápido ‘Quick Charging’ que, em apenas duas horas, obtém a carga máxima, além do sistema ‘iBMS Intelligent battery management system’ que proporciona, em tempo real, as informações sobre o estado de carga e vida útil das mesmas. A resistência das baterias é demonstrada pelo excelente desempenho mesmo em temperatura a -25º e 55º.

Hinowa

Imagen

Em atividade desde 1987, a Hinowa conta no seu portefólio com equipamentos variados para o setor da construção e armazenagem como sejam porta-paletes e mini dumpers de rastos. Na Apex, apresentou a sua mais recente aposta: a plataforma Lightlift 40.18, estreada na Bauma 2022. Sendo o maior modelo de plataforma construído pela empresa até a presente data, tem uma capacidade de elevação até aos 40,2 metros e de carga até aos 230kg. O desenho do cesto permite um amplo espaço de trabalho (200 cm x 70 cm) e transporta três operadores em simultâneo. Incorpora um motor diesel Kubota D902, 3 cilindros com motor elétrico de 16,1 kW, o que possibilita um uso híbrido do equipamento.

IPAF

Imagen

A campanha internacional de segurança ‘Alta tensão!’, centrada nos riscos do trabalho com plataformas aéreas perto de linhas elétricas, foi o 'leitmotiv' da presença da International Powered Access Federation (IPAF) na Apex 2023.

A IPAF promove o uso seguro e eficaz de plataformas aéreas no mundo inteiro. Durante a feira, convidou os visitantes a responder a um pequeno questionário de cinco perguntas sobre alta tensão e ofereceu-lhes uma garrafa de água exclusiva da marca Palazzani.

A campanha ‘Alta Tensão!’ foi lançada em março durante a Conexpo em Las Vegas. As linhas elétricas constituem um perigo quando se trabalha em altura utilizando plataformas aéreas e esta campanha identifica os perigos e riscos associados e explica como trabalhar em segurança para os evitar.

Jekko Crane

Imagen

Com um stand de 120 m2, a Jekko apresentou na Apex as versões elétricas da sua série de mini gruas ‘spider” telescópicas SPX. A série é composta por quatro modelos e todos incorporam um ecrã de comando táctil (IP66) de 10’’ com tutorial em vídeo e assistência ao operador. O modelo mais compacto, SPX328, tem capacidade de elevação máxima até 10,5 metros e pode suportar até 2,8 toneladas de carga máxima. Os modelos SPX532 e SPX650 têm capacidades para operar de 3,2 a 5 toneladas, respetivamente. Também foram expostos os modelos de minicarregadoras elétricas sobre rodas (Minipickers) MPK06 e MPK10, bem como o manipulador de superfícies envidraçadas JMB-800R.

JLG Lift

Imagen

A JLG usou o seu stand de 144 m2 para dar destaque às suas soluções de telemática. Foram realizadas diversas demonstrações do seu novo sistema ‘Clearsky Smart Fleet’, considerado pela marca como “uma plataforma robusta de gestão de frota que transforma a conectividade unidirecional em verdadeira interatividade de frota bidirecional, do escritório ao local de trabalho”. Apresentado em 2020 na Conexpo, o novo simulador de treino AccessReady Fusion XR, em realidade virtual, teve também papel relevante na Apex. Oferece um treino intensivo sobre plataformas de lança ou de tesoura que pode ser adaptado às necessidades de formação. Os instrutores podem criar contextos específicos de trabalho com estes equipamentos e permitir avaliar diversas habilidades do operador. Podem ser incorporados critérios de avaliação e de treino personalizado. Os visitantes também puderam observar a plataforma compacta de mastro elevatório elétrico Nano 35, com capacidade de elevação até 5,46 metros, destinada a trabalhos de limpeza, pintura, decoração e manutenção geral no comércio e na indústria com capacidade de carga até 200 kg.

LGMG

Imagen

A LGMG apresentou vários modelos de equipamentos elevatórios elétricos T26JE, A13JE-Li e o modelo mais recente: A09JE. O T26JE, alimentado com bateria de lítio, possui uma capacidade elevatória de 27,9 metros de altura. Pode suportar até três operadores em simultâneo sendo que a bateria tem grande capacidade de potência de carga (com duração até três dias). O modelo A13JE-Li com bateria de lítio de 250 Ah atinge até 15 metros de altura. O mastro vertical M0810JE tem um raio de giro curto o que facilita o transporte do equipamento e o seu uso em espaços exíguos. Tem capacidade de elevação até 10 metros e de carga até os 200 kg. Estiveram em exposição as plataformas tesoura SR1623D além da sua versão elétrica SR1623E.

Maeda

Imagen

Apresentado pela primeira vez na Bauma 2022, o especialista em mini gruas Maeda exibiu na Apex o novo modelo MK3053C, com uma altura de trabalho de 16,95 metros, raio de 14,3 metros e uma capacidade de 2,8 t x 1,8 m (1,0 t x 4,7 m com lança). O modelo ECO é 100% elétrico, podendo ser controlado através de consola e sistema automático de controlo do posicionamento das barras estabilizadoras.

Magni

Imagen

A Magni apresentou na Apex 2023 vários modelos de plataformas aéreas, desenvolvidas em colaboração com a Dingli. Entre os equipamentos expostos estiveram presentes modelos de plataformas com lanças articuladas com alturas que variam entre os 16 metros até aos 28 metros com capacidade de carga até 300 kg. Em equipamentos com lanças telescópicas, destaque para os modelos com capacidade de atingir até 44 metros de altura e capacidade de carga até 454 kg. Em exibição esteve também a plataforma tesoura DS3225RT com capacidade de carga até uma tonelada. Assente num chassi rígido sob rodas este modelo permite elevar até quatro pessoas numa altura máxima de 32 metros. Incorpora quatro barras estabilizadoras hidráulicos com nivelação automática sob o solo.

Manitou

Imagen

Nos três dias de duração do evento, a Manitou apresentou alguns dos seus mais recentes modelos de empilhadores telescópicos, com destaque para o MRT 2260e. Este empilhador telescópico rotativo tem capacidade de carga até as seis toneladas e permite elevar cargas até os 22 metros.

Desenvolvida para ser uma máquina todo-o-terreno, também é considerada 3 em 1, já que inclui empilhador telescópico, grua e plataforma de trabalho aéreo com uma infinidade de acessórios compatíveis. A bateria de iões de lítio assegura: baixa manutenção, possibilidade de recarga parcial e frequente da bateria e uma longa duração. A sua conceção modular permite a possibilidade de adicionar uma segunda bateria para aumentar a autonomia ou um extensor de autonomia (motor de combustão que recarrega a bateria) em modo híbrido. Esta máquina mantém todas as vantagens da MRT Vision + (visibilidade, desempenho, conforto) em modo 100% elétrico. A cabine foi concebida com sistema de proteção ROPS (proteção em caso de rolamento da máquina) e FOPS (proteção em caso de queda de objetos) nível 2.

Multitel Pagliero

Imagen

A principal novidade deste fabricante italiano foi a plataforma articulada MXE 170 sobre Piaggio Porter NP6 Long Range, com combustível GLP e gasolina. A plataforma está assente sob camião com uma lança articulada capaz de atingir os 17 metros. Graças às quatro barras estabilizadoras, este equipamento é extremamente estável tendo capacidade de elevar duas pessoas em simultâneo. A plataforma tem capacidade de carga até 250 kg.

O camião foi concebido par operar em ruas estreitas como sejam espaços urbanos ou históricos. A MXE170 pode ser utilizada em obras (estaleiro de obras) para manutenção de espaços público, instalação de equipamentos em altura e trabalhos de poda de árvores.

O operador pode superar qualquer obstáculo e posicionar-se com precisão na área de trabalho, graças à rotação de 400° da torre e ao cesto autonivelante de 1,20 x 0,70 metros capaz de girar 50°+50°.

Oil&Steel

Imagen

Da variada gama de equipamentos deste fabricante inglês, destaque para a presença na Apex das plataformas compactas ‘spider’ Octoplus 17 e 21. O modelo Octoplus 17 é totalmente elétrico, muito versátil e concebido para operar em espaços reduzidos. Tem capacidade de elevação até 17 metros e capacidade de carga até 250 kg. A plataforma sobre rastos Octoplus 21 (modelo ‘estrela’ da empresa) tem uma capacidade de carga de 150 kg e permite atingir uma altura de 10,6 metros.

Em foco esteve também a plataforma sobre camião Snake 20 FB, com capacidade de carga até 250 kg e um alcance em altura de 19,85 metros. Por sua vez, o modelo Scorpion 16 Pro (também uma plataforma sobre camião Izusu), conta com uma lança que pode atingir 16 metros de altura. Tem uma capacidade de carga até 300 kg.

Palfinguer

Imagen

A P 250 BK eDrive, a primeira plataforma livre de emissões, montada em camião, da Palfinger, fez a sua estreia mundial na feira Apex e abre caminho para um futuro elétrico com oferta de plataformas mais modulares e inteligentes. Apresentada inicialmente na Bauma como protótipo, o equipamento foi lançado no mercado sobre um camião elétrico Iveco eDaily.

O chassi com plataforma instalada tem uma autonomia de, aproximadamente, 150 km. A bateria tem uma capacidade de 74 kWh, pode ser recarregada durante o trabalho e alimenta tanto o veículo como a plataforma de acesso. O tempo de carregamento numa estação CC de 80 kWh é de, aproximadamente, uma hora, sendo igualmente adequada para carregar entre operações de trabalho individuais. Numa estação de carregamento CA com uma saída de 22 kWh, o tempo de carregamento é de cerca de três horas. Com a sua altura de trabalho de quase 25 metros equipa uma cesta de alumínio com uma carga de 250 kg. A subestrutura plana por baixo da cesta de trabalho permite que os utilizadores se aproximem ao máximo de obstáculos como telhados de duas pendentes

Skyjack

Imagen

A Skyjack, da Linamar Corporation, apresentou o seu novo sistema de monitorização e telemétrica Elevate Live 2.0. As máquinas equipadas com esse sistema oferecem às empresas uma disponibilidade de dados de campo e capacidades de resolução de problemas substancialmente melhoradas. Disponível em sete idiomas, o Elevate possibilita aceder a um conjunto de informações essenciais do equipamento como dados da carga e durabilidade das baterias, dados sobre o nível de combustível, possíveis falhas no motor, avisos de manutenção para serem efetuadas, dados de intervenções feitas, entre outros.

Snorkel

Imagen

Da sua gama elétrica, a Snorkes expôs na Apex a plataforma compacta articulada A38E com capacidade de elevação de até 13,5 metros de altura e de carga até 215 kg, com raio de giro curto para operar em espaços exíguos. O equipamento assenta num chassi rígido com rodas de elevada duração. Incorpora o ainda sistema secundário de proteção Snorkel Gurard. O modelo A46JRTE tem a vantagem de ser um equipamento com zero emissões por ser totalmente elétrico. Pode elevar cargas de 227 kg a uma altura de 16,3 metros. Foram também expostos o mastro telescópico TM12 e a plataforma tesoura S2755RTE, bem como o modelo de plataforma S4740E, única desta marca com capacidade de elevação até 14 metros e carga até 250 kg.

Socage

Imagen

Desta marca, estiveram expostos os modelos de gruas elevatórias forSte 24D Speed montado sobre camião Iveco Daily; forSte 18T Speed sobre camião Nextem Orca; e 16A Speed sobre Nextem Balena. Na gama de máquinas de 39 a 100 metros de altura, esteve em exibição o modelo forSte 54TJJ.

Destaque ainda para a apresentação da nova marca da Socage, Raptor, mais especificamente das plataformas articuladas sobre rastos de tamanho compacto Raptor 21S e Raptor 18S, equipadas com estabilização automática e bloqueio automático, para uma utilização fácil e segura.

TVH

Imagen

Depois de recuperar a 100% do ciberataque sofrido em 19 de março, a TVH esteve presente na feira Apex com um stand atrativo para receber clientes de toda a Europa.

Com sede em Waregem (Bélgica) e com origens no mundo das peças sobresselentes que remontam a 1969, a empresa oferece uma vasta gama de serviços para equipamento de movimentação de materiais, veículos industriais, equipamento de construção e agrícola.

Unic Cranes

Imagen

A Unic Cranes, referência mundial no setor das mini gruas, esteve presente na Apex através do seu importador Lift-IQ BV. “As mini gruas-aranha da Unic são a solução perfeita para uma vasta gama de aplicações. Com a Lift-IQ BV, os clientes têm acesso a uma vasta seleção destas gruas, concebidas para satisfazer as exigências mais duras, mesmo dos locais de trabalho mais complexos. As nossas gruas Unic são compactas, versáteis e fáceis de manobrar, o que as torna ideais para os espaços mais apertados”, afirmou a empresa.

No stand, estiveram expostas mini gruas, como a URW095, com apenas 0,6 metros de largura e perfeita para trabalhos em interiores. Também foi exibido um dos modelos Eco da Unic, uma gama de mini gruas elétricas operadas 100% por bateria.

XCMG

Imagen

No seu stand, a XCMG exibiu uma amostra da sua gama de plataformas aéreas, com modelos interessantes como o XGS40E, um braço telescópico elétrico capaz de atingir os de 40,2 metros de altura e capacidade de carga de cesto duplo (300/460 kg), bem como diferentes versões de elevadores de tesoura para fazer face a qualquer exigência de trabalho em altura.

Zoomlion

Imagen

A Zoomlion Access apresentou uma das grandes novidades da Apex 2023: a lança articulada elétrica todo-o-terreno ZA20JERT-Li, que proporciona uma altura de trabalho de 21,38m e uma capacidade de carga de 250kg. O sistema de elevação de velocidade máxima baixa a lança diretamente da posição mais alta para o solo, sem a necessidade de dobrar a lança para melhorar a eficiência do trabalho. O excelente sistema de gestão de energia melhora o tempo de atividade e prolonga a vida útil da bateria.

IRE

Case CE

Imagen

A Case CE esteve presente no salão europeu do aluguer, IRE, para apresentar a CX15 EV, uma nova miniescavadora de rastos elétrica, de 1,5 toneladas. Fácil de transportar, passa por quase qualquer porta para trabalhos no interior ou no exterior e tem o mesmo desempenho de trabalho que uma máquina a diesel, oferecendo as principais vantagens dos equipamentos de construção elétricos: sem emissões, menos ruído e menos manutenção ao longo da sua vida útil, graças à eliminação do motor a diesel.

A máquina é equipada com motor elétrico de 16 kW e possui uma bateria de iões de lítio de 21,5 kWh de carregamento rápido, permitindo o carregamento total em apenas 90 minutos.

Epiroc

Imagen

Referência no setor de máquinas para a indústria mineira, a Epiroc apresentou as suas fresadoras com desenho em formato V. Destinadas para abertura de valas e pedreiras, este modelo permite uma poupança de energia até 40%. Graças ao design em V, que permite um corte com uma base plana, nenhum material é deixado sem contacto entre os tambores. Basicamente, ela funciona como uma concha, o que facilita o uso, é mais prático para escavar e consome muito menos energia e tempo. As máquinas incorporam o sistema de retenção QuickSnap para troca rápida das pontas. Os grampos de retenção inteligentes permitem que os bits sejam trocadas em questão de segundos. Esta gama incorpora a placa de engate Pro, que conduz todas as mangueiras hidráulicas através do centro da lança.

Em exposição esteve também um martelo demolidor hidráulico da bem-sucedida gama SB e um dos modelos mais pequenos da empresa na gama de garras de demolição e triagem.

Himoinsa

Imagen

Membro da Associação Europeia do Aluguer (ERA) a empresa pertencente ao grupo Yanmar, expôs a sua carteira de produtos mais requisitados para este setor, com especial destaque para a nova torre de iluminação híbrida HBox+Hybrid.

Este equipamento agrega uma bateria com um motor diesel (Stage V) que permite uma utilização de 16 horas contínuas de serviço. Recentemente, este equipamento foi distinguido na exposição Smopyc como melhor produto dos prémios potência na categoria de ‘maquinaria auxiliar’. Com a aplicação CET8 Hybrid APP, a torre de iluminação pode ser controlada remotamente por telemóvel, tablet ou computador. A torre possui quatro lâmpadas led de 350 w de máxima eficiência e durabilidade. Segundo a empresa, este equipamento reduz a emissão de 2,6 toneladas de CO₂ por ano quando, comparados com modelos tradicionais a combustível. Em destaque estiveram também os sistemas de acumulação de energia EHR e estações de carga MCS.

Hitachi

Imagen

A Hitachi Construction Machinery (Europe) NV (HCME) expôs na IRE a sua nova gama de escavadoras ZX85-6EB. Pensadas para o mercado do aluguer, estas escavadoras sob rastos têm um peso operativo de oito toneladas. Caracterizam-se por serem equipamentos com zero emissões de gases poluentes. A HCME também apresentou as suas soluções do Premium Rental de Hitachi Construction Machinery que disponibiliza, ao mercado de aluguer, cerca de mil modelos diversos de máquinas e respetivas soluções de apoio, peças e serviços.

Foi também apresentada a pá carregadora sob rodas da gama ZW-7. A gama é composta por quatro modelos cujos pesos operativos abrangem às 18 toneladas até as 24 toneladas.

Kaeser

Imagen

Zero emissões e poupanças substanciais nos custos operacionais: desde que haja uma fonte de alimentação disponível, os compressores portáteis elétricos são uma alternativa valiosa aos modelos convencionais. Esta foi a principal aposta da Kaeser na IRE. A empresa apresentou as novas versões elétricas da sua bem-sucedida família de compressores Mobilair M27, M31 e M50, alimentadas por motores de 15 a 25 kW. Os caudais variam de 2 a 5 m³/min para pressões de 7 a 14 bar.

Destaque ainda para o novo compressor portátil M59, o novo painel de controlo para os compressores de 11 m3/min (e superiores), bem como para o compressor de aluguer Mobilair M20, o mais vendido da marca.

Malaguti

Imagen

A Malaguti participou na feira com os seus equipamentos e acessórios para escavadoras, miniescavadoras, retroescavadoras e pás carregadoras, utilizadas em trabalhos de compactação de superfícies, contenção e perfuração de solos, fresagem de cepos florestais, entre muitas outras aplicações. No seu portefólio encontramos dentes pás carregadoras, rastos de borracha de modelos variados e ponteiras para martelos hidráulicos, entre muitos outros produtos.

Pramac

Imagen

Na IRE, os visitantes do stand da Pramac tiveram a oportunidade de conhecer as gamas de torres de iluminação Pramac e Generac Mobile, as soluções de armazenamento de energia em baterias e os geradores híbridos de aluguer, com um design modular, que garantem um baixo consumo e emissões poluentes reduzidas. Os modelos híbridos, que combinam uma bateria de lítio com um gerador a gasóleo de fase V, permitem aos operadores gerir totalmente o sistema de energia, selecionando diferentes modos de funcionamento com base em requisitos específicos e cargas de trabalho previstas.

No domínio das baterias, o grupo apresentará também a gama Bess com três tamanhos diferentes que podem ser utilizados como solução autónoma ou acoplados a fontes de energia, como um gerador a diesel, para formar um sistema híbrido inteiramente regulável pelo controlador Bess. Esta combinação otimiza a utilização de ambas as unidades com base nas alterações de carga, resultando numa maior eficiência, redução do consumo e das emissões.

Por último, serão apresentadas as torres de iluminação móveis, incluindo as novidades mais amigas do ambiente, como o novo modelo solar de elevação hidráulica, que garante zero ruído e emissões de carbono durante o funcionamento. Destacam-se a gama VTSolar que incluem painéis fotovoltaicos e Cube Next que funcionam apenas a bateria.

Rotair

Imagen

A Rotair apresentou os seus mais recentes compressores de ar portáteis MDVN32B e MDVN52ECO5, satisfazendo a necessidade da indústria de aluguer de compressores de ar portáteis com menos de 750 kg e com menos emissões. O stand incluiu ainda exemplos dos seus eficientes compressores de ar portáteis concebidos especificamente para a colocação de cabos de fibra ótica, bem como a sua gama de mini dumpers Rampicar e martelos hidráulicos.

TABE

Imagen

Coincidindo com o 55º aniversario da empresa, a TABE Hammers aproveitou a IRE para apresentar as suas soluções de ferramentas para o corte e desgaste, incluindo uma variada gama de martelos hidráulicos para escavadoras de médio e grande porte. Para o setor mineiro e de demolição foram expostas as tesouras hidráulicas e braços hidráulicos articulados. No segmento de manipulação de materiais e madeireiro, destaque para as pinças hidráulicas em exposição.

Ao longo da sua história, a TABE sempre manteve uma relação estreita com as empresas de aluguer, fornecendo os seus acessórios a um grande número de frotas de aluguer. Por isso, este ano decidiu levar à IRE o seu best-seller neste segmento: o martelo demolidor hidráulico MT 375, que será atualizado com o novo MT 385, apresentado na última Bauma, para máquinas transportadoras com peso entre 5 e 8 toneladas.

Toro

Imagen

Nesta edição da IRE, a Toro apresentou o seu novo modelo de mini dumper Ultra Bug-gy e2500 elétrico. Com uma capacidade de carga e transporte superior a uma tonelada, a máquina é alimentada com o sistema de energia HyperCell 13 kWh para até oito horas de funcionamento contínuo. Compacto e versátil, o mini dumper possui uma largura de 80 cm para fácil acesso através de portas com 90 cm de largura.

A minicarregadora eDingo 500 incorpora também tecnologia HyperCell 13 kWh que possibilita oito horas de funcionamento contínuo até a próxima recarga. Este equipamento foi desenhado para incorporar ferramentas diversas como, por exemplo, a perfuradora (broca rotativa) para fazer perfurações verticais em terreno irregular. A velocidade mais elevada da cabeça desta broca é ideal para perfurações até 61 cm de diâmetro. Pode-se utilizar baldes, garfos, misturadores de cimentos, entre outros acessórios.

Volvo

Imagen

A Volvo apresentou o seu modelo de miniescavadora de rastos EC18 Electric. Fácil de operar e transportar, este equipamento destina-se a trabalhos com pesos operativos até 1,8 toneladas. Possui um motor de 20 kWh que garante até seis horas de trabalho contínuo.O seu chassis variável retrai-se para menos de 1 metros e expande-se para 1,35 metros, permitindo-lhe entrar nas áreas mais apertadas, enquanto o design da máquina assegura que o lado direito da estrutura, o sistema de oscilação e o cilindro permanecem dentro da largura dos rastos.

A Volvo CE também aproveitou a presença na IRE 2023 para apresentar a sua solução digital Task Manager. A gestão de projetos de infraestruturas pode ser morosa e desafiante, com muitas tarefas diferentes e interdependentes e com numerosos empreiteiros, subempreiteiros, locais e máquinas em jogo. A nova solução digital Task Manager da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) facilita a ligação de todas estas peças do puzzle.

Yanmar

Imagen

O interesse em máquinas de construção elétricas continua a crescer no mercado global de aluguer. Pioneira nesta transição, a Yanmar Compact Equipment EMEA (Yanmar) é pioneira nesta transição. Na feira a marca apresentou todas as novas unidades que fazem parte desta gama: a miniescavadora elétrica SV17e, a pá carregadora compacta elétrica V8e e o dumper elétrico C08e, todos complementados pela escavadora de balanço de cauda zero ViO33.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    12/05/2025

  • Newsletter EngeObras

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial