Os eurodeputados concordaram em excluir a 'instalação direta' de produtos mas, em comparação com a posição do Conselho, não excluíram explicitamente os 'serviços' do âmbito de aplicação. A posição do PE mantém também uma definição ampla de 'operadores económicos'.
As negociações interinstitucionais sobre o RPC entre o Parlamento Europeu, os Estados-membros e a Comissão Europeia tiveram início em 17 de julho, durante a Presidência espanhola do Conselho da UE. No dia 12 de julho, os eurodeputados adoptaram também a sua posição sobre a controversa proposta de Lei da Restauração da Natureza (NRL). As negociações do trílogo tiveram início no final de julho.
Além disso, os eurodeputados adoptaram oficialmente o acordo resultante das negociações interinstitucionais sobre a reformulação da diretiva relativa à eficiência energética, que obrigará, entre outros aspetos, os Estados-membros a renovar anualmente pelo menos 3% da área total dos edifícios aquecidos e/ou arrefecidos pertencentes a organismos públicos.
Fonte: FIEC
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro