Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

O objetivo é desenvolver um ecossistema cognitivo abrangente para a monitorização e a previsão em tempo real de situações perigosas para a segurança e a saúde dos trabalhadores da construção

Projeto 0ACCIDNTES utiliza tecnologias 4.0 para reduzir sinistralidade na construção

06/12/2023
Reduzir a sinistralidade laboral na construção espanhola através da implementação de tecnologias 4.0 é o objetivo do projeto 0ACCIDNTES, financiado pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) através do Programa Estratégico CIEN. O objetivo é criar um ecossistema cognitivo integral para a monitorização e a previsão em tempo real de situações perigosas para a saúde e a segurança dos trabalhadores da construção, graças à aplicação de sensores de última geração, sistemas robóticos autónomos, ecossistemas de conetividade ciberseguros e diversos elementos de inteligência artificial.
Imagen

0ACCIDNTES é um projeto liderado pela FCC Construcción e composto pelos parceiros de negócio Becsa, Fractalia, Metálicas Plásticas Jar, Alisys, IDP, Lis Data e Signe. Conta também com a colaboração dos centros tecnológicos Aimplas, Instituto Tecnológico del Plástico, Itainnova e Cetim, com a Plataforma Tecnológica Espanhola da Construção (PTEC) e com a Incotec como consultor externo de I+D+i.

Globalmente, a investigação incidirá em modelos de inteligência artificial preditiva para a deteção precoce da fadiga, EPI inteligentes, sistemas de visão artificial para a deteção de riscos, sensores virtuais da qualidade do ar, consciência situacional partilhada de máquinas e pessoas, identidade digital dos operadores e passaporte de segurança digital, bem como cenários de conetividade fiáveis e seguros (5G).

As diferentes tecnologias 4.0 aplicadas ao setor da prevenção de riscos profissionais na construção permitirão a recolha, interpretação, digitalização e gestão inteligente e automática da informação gerada em diferentes ambientes de construção.

Por exemplo, a Meplasjar, especializada no fabrico de equipamentos de proteção individual (EPI), irá colaborar na conceção e produção de um capacete de proteção inteligente. As empresas tecnológicas Signe, Lis Data e Asisys trabalharão na geração de identidades híbridas, na exploração autónoma e na recolha de informações em ambientes confinados ou inacessíveis. A Fractalia e a IDP conceberão o gémeo digital cognitivo e a plataforma integrada para a saúde e segurança no trabalho.

Por outro lado, os organismos de investigação envolvidos no projeto, incluindo a Aimplas, centrar-se-ão na previsão de perigos e riscos em ambientes de construção, através de diferentes técnicas de inteligência artificial e no desenvolvimento de um sistema de sensores integral que permita a recolha de informações relevantes num ambiente de trabalho.

Os diferentes protótipos serão validados através de simulações efetuadas em ambientes de construção controlados, o que permitirá identificar os pontos fracos e as limitações dos desenvolvimentos efectuados, bem como a sua solução. Os ambientes escolhidos para validar os protótipos serão tanto em obras lineares, como túneis e/ou estradas, como em obras verticais, como edifícios.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    14/02/2024

  • Newsletter EngeObras

    31/01/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial