SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Beneficiação do terreno para a Plataforma Logística de Leixões

Laura Molano. Engenheira civil

Diego García. Engenheiro civil

30/01/2024
As plataformas logísticas surgem como áreas de intersecção que permitem a criação de cadeias logísticas mais eficientes e eficazes para responder às exigências dos novos mercados. O porto de Leixões aumenta a sua capacidade logística e operacional através das infraestruturas de armazenagem do Polo 1.
Melhoramento dos solos no Polo 1

Melhoramento dos solos no Polo 1.

A Plataforma Logística de Leixões é uma plataforma de tipo polinuclear que se adapta à geografia local e à urbanização da zona. A sua localização próxima do aeroporto, da cidade do Porto e de várias vias de acesso rápido conferem a esta plataforma uma localização privilegiada para o desenvolvimento logístico, comercialização e distribuição.

A plataforma distribui-se em dois polos, sendo o Polo 1 destinado a atividades de armazenamento e consolidação de cargas, enquanto o Polo 2 se destina essencialmente à logística do tráfego de mercadorias.

Na fase de projeto, foi identificado que os solos existentes não são competentes para a utilização de armazéns logísticos no Polo 1, devido às cargas transmitidas. Os solos incompetentes caracterizam-se pela sua baixa capacidade de suporte e requerem técnicas de beneficiação do terreno para evitar a rotura por cisalhamento do solo.

Processo de instalação do reforço da geogrelha MacGrid EG 30S

Processo de instalação do reforço da geogrelha MacGrid EG 30S.

A estratégia para resolver o desafio no Polo 1 da plataforma logística foi a implementação de geossintéticos para aumentar a capacidade de suporte do solo nas áreas de armazenamento. A solução consiste na colocação da malha de reforço da geogrelha MacGrid EG 30S juntamente com uma camada de material granular, formando um efeito de membrana que distribui as tensões pelo solo existente.

Instalação do reforço com a geogrelha MacGrid EG 30S

Instalação do reforço com a geogrelha MacGrid EG 30S.

Para este projeto, a Bianchini-Maccaferri forneceu: 9.000 m2 de MacGrid EG30S. As geogrelhas MacGrid EG são fabricadas em polipropileno através de um processo de extrusão e apresentam uma resistência simétrica nas direções longitudinal e transversal. São inertes às agressões químicas e ambientais existentes nos solos naturais.

Para além do efeito de membrana, a geogrelha MacGrid EG foi especificamente concebida para gerar um confinamento lateral no solo, graças à sua capacidade de interbloqueio. Quando este confinamento lateral ocorre, o ângulo de transmissão de cargas aumenta, o que resulta numa menor pressão sobre o solo.

MacGrid EG 30S Geogrelha e fenómenos de interlocking
MacGrid EG 30S Geogrelha e fenómenos de interlocking.

Esta solução responde simultaneamente às necessidades imediatas de beneficiação do terreno e à estabilização dos solos a longo prazo. Com a utilização de materiais e técnicas de reforço adequados, a Plataforma Logística de Leixões pode aumentar a sua capacidade de armazenamento para se tornar o principal ponto de entrada e saída de mercadorias na Península Ibérica.

Conclusão da execução do melhoramento do terreno
Conclusão da execução do melhoramento do terreno.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial