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“A Centrocar é um dos parceiros mais antigos e mais fortes da Develon na Europa”

Entrevista com Gilles Bendaoud, vice-presidente de Vendas da Develon

Lucas Manuel Varas Vilachán01/04/2024

Uma das maiores novidades do setor em 2023 foi o nascimento da marca Develon. A integração da Doosan Infracore pela Hyundai Heavy Industries no início de 2021 entrou, assim, numa nova fase com uma nova marca, a Develon, com a qual o histórico fabricante sul-coreano está a enfrentar o futuro da indústria.

Nesta entrevista, Gilles Bendaoud, vice-presidente de Vendas da Develon, fala-nos da transição da Doosan para o novo nome e faz um balanço da forma como esta mudança foi recebida pelo mercado no primeiro aniversário do nascimento da marca. Analisa também o presente e o futuro da empresa, com a inovação tecnológica e a descarbonização como pilares fundamentais, e fala de um mercado que, segundo o seu distribuidor, Centrocar, foi particularmente positivo em 2023.

Gilles Bendaoud, vice-presidente de Vendas da Develon

Gilles Bendaoud, vice-presidente de Vendas da Develon

Passou um ano desde o nascimento da marca Develon, as expetativas foram atingidas?

Sim, consideramos que as expetativas foram cumpridas, uma vez que as atividades de rebranding previstas, que constituíam um grande desafio, foram concluídas em 2023.

Como avalia o acolhimento que teve no mercado e, em particular, entre os clientes?

De um modo geral, os nossos distribuidores e clientes acolheram bem a nova marca, Develon. Consideraram-na um nome mais moderno, derivado das palavras develop e onwards, que representa a nossa vontade de trabalhar incansavelmente para mudar o mundo com soluções inteligentes e inovadoras.

Também estão satisfeitos com o facto de não haver praticamente nenhuma mudança nos nossos valores fundamentais, rede de vendas, produtos e tecnologias, que permanecem os mesmos. Por exemplo, veem continuidade nos nossos produtos, onde a mesma nomenclatura - DX, DL, DA - continua a ser utilizada, com a mesma cor laranja distintiva.

Dito isto, a nova marca é também o início de uma nova era na história da nossa empresa, com a promessa aos nossos clientes de criar valor acrescentado para eles através de tecnologias avançadas e inovação. Muitos dos nossos parceiros estão a liderar ativamente este novo começo, pelo que a ideia básica da marca é muito bem-vinda. Também temos trabalhado arduamente com os nossos parceiros para mudar a marca das suas instalações e veículos, e este processo está agora quase concluído na maioria dos concessionários em toda a Europa, faltando apenas alguns pequenos ajustes.

Em que ponto estamos no processo de migração da Doosan para a Develon e quais são os próximos passos desta transição?

A migração da Doosan para a Develon aconteceu muito rapidamente e, desde o lançamento da marca, a Develon expandiu a sua carteira de produtos de máquinas médias e grandes para miniescavadoras, e estamos a trabalhar para aumentar ainda mais a nossa posição no mercado, reforçando a nossa rede de vendas.

No entanto, como qualquer nova marca, a transição ainda precisa de ser alimentada para estabelecer o reconhecimento da marca e uma identidade, pelo que o conhecimento da marca se torna de importância vital para ajudar neste processo. Por isso, a Develon continua a envolver-se ativamente em atividades de marketing para aumentar o reconhecimento da marca, estabelecendo ligações com os clientes a diferentes níveis e ocasiões, incluindo exposições de produtos em feiras de equipamento de construção, patrocínios, publicidade e através de outras promoções.

Além disso, participámos em várias atividades, como reuniões de concessionários, eventos para clientes, exposições, trabalho com os meios de comunicação social, entre outras, para partilhar a nova marca com os clientes em toda a Europa e reforçar a presença da nossa marca. Através destes eventos, conseguimos provar que a presença da nossa marca e a confiança dos clientes são fortes e seguras. Estas atividades vão continuar.

O logótipo Develon já se encontra nas máquinas da empresa

O logótipo Develon já se encontra nas máquinas da empresa.

Ultimamente, temos visto comunicados de imprensa que falam da HD Hyundai Infracore referindo-se à Develon, acha que isto pode causar alguma confusão aos clientes da Develon?

A reestruturação organizacional pode ser difícil de compreender, mas estamos a tentar garantir a clareza, que pode levar algum tempo a digerir. A HD Hyundai baseia-se numa estrutura de holding em que cada empresa é gerida e responsável de forma independente.

A HD Hyundai Infracore (HDI), sob a marca Develon, e a HD Hyundai Construction Equipment (HCE), sob a marca Hyundai, continuarão a operar de forma independente no mercado, sob as suas próprias marcas, mas cooperarão sob a HD Hyundai XiteSolution, a holding intermediária que representa a atividade de equipamento de construção da HD Hyundai, para construir uma presença mais forte no mercado.

Em termos simples, Develon é a marca utilizada para as nossas máquinas, peças, promoções, comunicações, instalações de concessionários, etc., e a marca HDI será utilizada mais a nível empresarial, com documentos e títulos oficiais.

Que balanço faz de 2023 e como terminou o ano?

Em 2023, assistimos ao início de uma mudança de tendência no mercado, principalmente devido à inflação e ao aumento das taxas de juro. A maioria dos países europeus reflete um declínio do mercado em comparação com 2022.

Apesar das condições adversas do mercado, conseguimos atingir os nossos objetivos de volume. Conseguimos também aumentar a nossa quota de mercado na Europa. Registámos um crescimento significativo nas miniescavadoras, tanto em termos de volume como de quota de mercado.

Quais são os principais marcos que alcançaram nos últimos 12 meses?

O primeiro e mais importante foi o lançamento bem-sucedido da nossa nova marca, Develon, que pode ser considerado um dos maiores marcos da nossa história e marcou o início de um novo e emocionante capítulo da nossa jornada. Subsequentemente, a nossa rede de concessionários levou a cabo uma extensa remodelação das suas instalações, veículos, maquinaria e promoções.

Além disso, a miniescavadora DX20ZE, a primeira escavadora elétrica produzida em massa pela Develon, foi lançada com sucesso e as vendas estão a progredir bem. A Develon também entrou no mercado europeu de escavadoras com o lançamento do novo modelo compacto DD130.

A DX20ZE é a primeira escavadora elétrica produzida em série pela Develon. ©Luc Hilderson

A DX20ZE é a primeira escavadora elétrica produzida em série pela Develon. ©Luc Hilderson.

Quais foram os mercados com melhor desempenho?

Espanha é o mercado com melhor desempenho do setor em 2023, com um crescimento de dois dígitos, enquanto a maioria dos mercados permaneceu estável ou diminuiu significativamente, como o Reino Unido e a Itália.

Como foi o ano no Sul da Europa, especialmente na Península Ibérica, com a Centrocar?

A Centrocar é um dos parceiros mais antigos e mais fortes da Develon na Europa. Conseguiram o melhor mercado da Europa e a primeira posição em escavadoras para a Península Ibérica em 2022, um desempenho extraordinário. Como estamos a finalizar os inquéritos de resultados na Europa, esperamos outro forte desempenho em 2023.

Os prazos de entrega dos equipamentos normalizaram-se após os últimos anos de dificuldades?

Nos últimos anos, e especialmente durante a pandemia, houve escassez de certas matérias-primas e grandes problemas na cadeia de abastecimento que afetaram todos os fabricantes do nosso setor. Agora, a situação está mais normalizada e estamos a recuperar o atraso. Em geral, já não existem problemas reais na cadeia de abastecimento.

Qual é a sua visão para o futuro da descarbonização da indústria - será a eletrificação o caminho a seguir ou pensa que assistiremos ao aparecimento de outras tecnologias?

A Develon está a agir para enfrentar a crise climática global, integrando formas de abordar esta questão na nossa estratégia empresarial. O nosso primeiro objetivo é reorganizar a nossa atual carteira de negócios e concentrarmo-nos no desenvolvimento de motores a hidrogénio, eletrificação e outras abordagens ecológicas para liderar a próxima geração de equipamentos de construção. O segundo objetivo é juntarmo-nos aos esforços mundiais para resolver a crise climática global, alcançando a neutralidade de carbono nas nossas empresas até 2050.

O nosso plano consiste em reduzir gradualmente as emissões de gases com efeito de estufa em 42% até 2030 e 71% até 2040, em comparação com os níveis de 2021. Também nos tornámos os primeiros em toda a indústria global de equipamentos de construção a aderir à iniciativa RE100, que confirma que toda a energia utilizada nas instalações da empresa será gerada a partir de energias renováveis (solar, eólica) até 2040. Estes esforços tiveram início na nossa fábrica de Gunsan, na Coreia, e serão gradualmente alargados a outras instalações globais no futuro.

Por último, planeamos interagir mais ativamente com os nossos clientes, divulgando os nossos esforços e os processos que implementámos para fazer face às alterações climáticas. Juntamente com o negócio de equipamento de construção da HD Hyundai, a Develon publicou o relatório TCFD no seu website oficial em junho passado. Este relatório ajudará a identificar os riscos financeiros e as oportunidades causadas pelas alterações climáticas, ao mesmo tempo que auxilia a tomada de decisões através da divulgação transparente das estratégias relativas às alterações climáticas.

O lançamento do DD130 marcou a entrada da Develon no mercado europeu dos bulldozers

O lançamento do DD130 marcou a entrada da Develon no mercado europeu dos bulldozers.

O que podemos esperar da Develon em 2024? Quais são os vossos objetivos?

A partir de 2024, planeamos criar um equilíbrio entre as nossas regiões de vendas e a nossa carteira de produtos, para criar uma linha completa que nos ajudará a crescer e a tornarmo-nos um importante interveniente global. Nas regiões com uma presença mais fraca, tencionamos reforçar a nossa rede de concessionários e, ao mesmo tempo, expandir a nossa gama de produtos: o novo bulldozer (lançado como mencionado acima), os novos modelos MEX, incluindo o nosso primeiro modelo elétrico, e aplicações especiais como a demolição e o tratamento de resíduos, para citar apenas alguns.

Pretendemos também melhorar a satisfação dos nossos clientes, fornecendo produtos que respondam às exigências do mercado, tais como opções atualizadas de escavadoras e pás carregadoras.

Em termos de cobertura territorial, uma das iniciativas mais importantes é o investimento direto no nosso próprio centro de atendimento ao cliente na Alemanha, um dos maiores mercados em que estamos presentes. Esta instalação está localizada em Mannheim, onde realizámos uma cerimónia de lançamento da primeira pedra em setembro passado. Funcionará como um centro de vendas diretas, que será o primeiro do género para a marca na Europa. O centro, cuja abertura está prevista para o segundo semestre de 2024, incluirá também um novo centro de formação e de apoio ao cliente, uma área de demonstração de máquinas e um armazém de peças.

Que produtos ou tecnologias podemos esperar ver da marca nos próximos doze meses?

O desenvolvimento de máquinas elétricas continua a ser uma das nossas principais prioridades, com uma nova miniescavadora elétrica de 2 toneladas recentemente lançada e outros modelos compactos previstos para este ano.

Estamos também a introduzir baterias elétricas como parte da estratégia da empresa para expandir o seu negócio, que é mais complexo e inclui soluções de eletrificação. Com estes esforços, a empresa pretende entrar num mercado onde a procura de equipamento amigo do ambiente é elevada.

Além disso, vamos lançar um novo Uptime Center em Praga, onde está localizada a nossa sede europeia. O Uptime Center é uma ferramenta indispensável, concebida para fornecer à Develon uma visão global e visual dos sistemas e serviços críticos das suas máquinas. O objetivo central é otimizar o tempo de funcionamento das máquinas, assegurando que o equipamento funciona de forma eficiente e eficaz.

O Uptime Centre pretende passar de uma postura reativa, resolvendo os problemas à medida que surgem, para uma estratégia proactiva. Isto permitir-nos-á responder o mais rapidamente possível sempre que os clientes tenham falhas de equipamento, minimizando o tempo de inatividade das máquinas.

Captura de ecrã do Uptime Center

Captura de ecrã do Uptime Center.

Este compromisso com a inovação é fundamental para alcançar e manter elevados níveis de tempo de atividade das máquinas. Também planeamos oferecer medidas preventivas para a manutenção das máquinas, por exemplo, através da recolha de amostras de óleo, para reforçar a gestão dos equipamentos.

Gostaria também de mencionar que, em 2024, continuaremos a trabalhar em I&D tecnológica para mudar a nossa gama de equipamentos de construção para máquinas elétricas e para transformar os nossos equipamentos de média e grande dimensão em FCEV (veículos elétricos de célula de combustível). Estamos a desenvolver uma escavadora de rodas elétrica de 14 toneladas, a 14W EREV (extended range electric vehicle), que será apresentada na feira Intermat, em Paris, em abril, e lançada no mercado num futuro próximo.

Continuamos a desenvolver os vários blocos tecnológicos que fazem parte da futura solução completa Concept-X. Ganhámos dois prémios de inovação que serão apresentados no CES, em Las Vegas, em janeiro. O Smart Collision Mitigation, que é um sistema que evita o risco de acidentes no estaleiro de construção, e o X-Agent, que é uma solução de assistência a máquinas baseada em IA que ajuda a melhorar o funcionamento e a produtividade das máquinas.

Em 2024, completam-se três anos desde que a empresa foi integrada na Hyundai Heavy Industries Holdings. Qual é a sua avaliação da Develon e como é que a empresa foi reforçada? Existe alguma possibilidade remota de uma fusão de marcas entre a Develon e a Hyundai CE?

As duas marcas, Develon e Hyundai, trabalharão em conjunto em vários setores de atividade, como o aprovisionamento, I&D, recursos humanos e outros, para criar efeitos sinérgicos para toda a atividade de equipamento de construção.

Uma vez que as duas empresas permanecem sob a alçada da HD Hyundai, poderão tornar-se líderes em tecnologias futuras, uma vez que haverá mais oportunidades para investigar vários domínios, como a convergência da IA, as cadeias de valor do hidrogénio e a transformação digital. Não existe a possibilidade de uma fusão de marcas entre a Develon e a Hyundai CE.

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