Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Liebherr: novo recorde de volume de negócios para o ano comercial de 2023

12/04/2024

O Grupo Liebherr encerrou o ano de 2023 com um novo recorde de faturamento de 14.042 milhões de euros. Em comparação com o ano anterior, isto representa um aumento na receita de 1.453 milhões de euros ou 11,5 %.

A Liebherr aumentou consideravelmente o seu volume de negócios em comparação com o ano anterior. Em onze dos seus treze segmentos de produtos, o Grupo alcançou um claro aumento nas receitas. Como resultado, superou o recorde de faturamento anterior em 2022 em 1.453 milhões de euros. As receitas nos segmentos de terraplenagem, tecnologia de manuseamento de materiais, máquinas especiais de fundação, gruas móveis e de rastos, gruas de torre, tecnologia de betão e mineração totalizaram 9.557 milhões de euros, 11,6 % a mais do que no ano anterior. Nos segmentos de produtos gruas marítimas, sistemas de aviação e ferroviários, tecnologia de engrenagens e sistemas de automação, frigoríficos e congeladores, bem como componentes e hotéis, a Liebherr alcançou um volume de negócios total de 4.485 milhões de euros, o que representa um aumento de 11,3 % em relação ao ano anterior.

O projeto 'Autonomous Haulage Solution' atingiu um marco impressionante...

O projeto 'Autonomous Haulage Solution' atingiu um marco impressionante: em outubro, quatro camiões basculantes T 264 foram colocados em funcionamento para validação nas instalações de um cliente.

A atividade evoluiu positivamente em praticamente todas as regiões de vendas. Registou-se igualmente um aumento satisfatório das vendas na União Europeia, tradicionalmente a região de vendas mais forte do Grupo. O volume de negócios na Alemanha, França e Espanha evoluiu de forma particularmente positiva. Nos países terceiros, o Grupo registou um ligeiro declínio. O exercício foi também muito favorável na América do Norte, graças aos bons resultados registados nos EUA e no México, bem como na Ásia e na Oceânia. O volume de negócios foi ligeiramente superior ao do ano anterior na região África/Médio Oriente e Médio Oriente. Na América Central e do Sul, o volume de negócios manteve-se ao nível do ano anterior.

Uma grua móvel Liebherr LTM 1650-8...

Uma grua móvel Liebherr LTM 1650-8.1 com uma capacidade máxima de elevação de 700 toneladas está a substituir os sistemas de refrigeração de um arranha-céus no centro de Frankfurt am Main.

O Grupo registou um lucro líquido de 367 milhões de euros em 2023. Tanto o resultado antes de juros e impostos (EBIT) como o resultado financeiro melhoraram significativamente. O número de funcionários cresceu novamente no ano fiscal de 2023. No final do ano, a Liebherr empregava 53.659 pessoas em todo o mundo, 2.338 a mais do que no ano anterior.

Investigação e desenvolvimento: motores alternativos e digitalização como elementos-chave

A Liebherr tem como objetivo desempenhar um papel decisivo no desenvolvimento tecnológico. É por isso que o Grupo investiu 634 milhões de euros em investigação e desenvolvimento no ano passado. Uma grande parte desse valor foi investida no desenvolvimento de novos produtos. Mais uma vez, os domínios dos combustíveis alternativos, da digitalização e da autonomia estiveram no centro do trabalho de investigação e desenvolvimento. No ano comercial de 2023, a Liebherr continuou a desenvolver as tecnologias existentes e acrescentou inúmeras máquinas, componentes e soluções à sua gama de produtos.

Na tecnologia de acionamento, a Liebherr está empenhada numa abordagem tecnologicamente neutra. Isto inclui motorizações elétricas, combustíveis alternativos para motores de combustão convencionais e acionamentos baseados em hidrogénio, tais como motores de combustão de hidrogénio e células de combustível de hidrogénio. A primeira carregadora alimentada a bateria, a Liebherr L 507 E, foi apresentada em 2023 e a nova máquina de manuseamento de materiais elétrica LH 80 M High Rise Industry foi também entregue pela primeira vez. No segmento de produtos de gruas marítimas, a grua de movimentação de navios CBG 500 E foi colocada em funcionamento e a LS 800 E, a primeira grua de carga pesada totalmente elétrica, está atualmente em produção. No domínio da aeronáutica, os esforços centraram-se igualmente em tecnologias alternativas de produção de energia elétrica para a propulsão e o fornecimento de energia aos futuros aviões. Em particular, foi instalado um banco de ensaios de tecnologia do hidrogénio no centro de ensaios de Toulouse, em França, para testar a produção de eletricidade para sistemas de aeronaves não motorizadas utilizando células de combustível.

A L 507 E é a primeira carregadora de rodas eletrificada do Grupo...

A L 507 E é a primeira carregadora de rodas eletrificada do Grupo. Graças ao acionamento elétrico por bateria, a L 507 E não gera emissões locais de CO2 e tem baixas emissões sonoras.

Na área da digitalização, a Liebherr fez progressos no ano de referência no desenvolvimento de várias plataformas digitais para tornar as máquinas mais seguras, mais convenientes e mais eficientes. MyLiebherr é a plataforma online central para os serviços e ofertas digitais do Grupo. Em 2023, o Tower Crane Portal para gruas-torre foi integrado no portal do cliente MyLiebherr. Outros desenvolvimentos também incluíram o Crane Finder para gruas móveis e de rastos, a aplicação MyNotifier e o 'Tower Crane Operating System 2' para muitas gruas de giro inferior. Nos segmentos de produtos de tecnologia de movimentação de terras e de materiais, a Liebherr apresentou uma nova aplicação: MyGuide for Earthmoving.

Outro foco de desenvolvimento foram os projetos relacionados com a autonomia e a automação. O sistema de controlo de gruas Master V é utilizado na mais recente série de gruas portuárias móveis da Liebherr. Este sistema é o ponto de partida para a futura integração de sistemas de assistência e automação parcial. Como parte do projeto de investigação ZIRKEL, a Liebherr está a desenvolver processos automatizados de desmontagem de baterias para veículos elétricos. Isto é necessário para atingir altas taxas de reciclagem e para alcançar a produção de baterias neutras em termos de CO2 em toda a cadeia de processos a longo prazo. Além disso, a unidade de teleoperação LiReCon foi melhorada e testada, e a unidade de operação remota LiReCon foi colocada em operação.

Investimentos recorde na produção, vendas e serviços

O valor mais elevado até à data, 1,03 mil milhões de euros, foi investido em unidades de produção e na rede global de vendas e serviços. Assim, os investimentos aumentaram 167 milhões de euros em relação ao ano anterior. Este facto foi compensado por uma desvalorização de 623 milhões de euros.

A fábrica da Liebherr em Ehingen (Alemanha) está atualmente a expandir as suas instalações para criar espaço adicional para a produção de gruas móveis e de lagartas para satisfazer a procura crescente. A Liebherr-Logistics GmbH em Oberopfingen (Alemanha) investiu na atualização das suas instalações de armazenamento. O centro de logística altamente automatizado foi ampliado para incluir um novo armazém frigorífico e um armazém de materiais perigosos para lubrificantes. O Grupo investiu na produção de camiões mineiros na sua fábrica de Newport News (EUA).

Para além da construção de uma nova oficina de pintura, o objetivo é ampliar o pavilhão de produção existente; ambos os projetos deverão estar concluídos até 2025. Além disso, no ano em análise, iniciaram-se os trabalhos de ampliação da fábrica de Campsas, em França. Em Schüttorf (Alemanha), a Liebherr está a construir um local para venda, manutenção, reparação e aluguer de máquinas de terraplanagem num terreno com mais de 18.000 m2, cuja conclusão está prevista para 2024. Além disso, está a ser construído um novo edifício administrativo na fábrica de Biberach, na Alemanha, que será utilizado pelas filiais Liebherr-Purchasing Services GmbH e Liebherr-International Deutschland GmbH para tarefas transversais.

Perspetivas para 2024

A situação económica continuará a ser difícil em 2024, mas a Liebherr iniciou o presente ano comercial com uma carteira de encomendas muito forte. Embora estejam a ocorrer desenvolvimentos diferentes nos vários segmentos de produtos, a Liebherr conseguirá equilibrá-los graças à sua estrutura descentralizada e diversificada e ao seu posicionamento internacional.

Devido aos processos de transformação em muitas economias do mundo, a procura por grandes gruas e matérias-primas está a aumentar. Este facto oferece à Liebherr novas oportunidades de mercado. O Grupo espera crescer em regiões como os EUA e a Austrália, por exemplo.

A central de mistura de betão dupla Liebherr é flexível e pode ser facilmente transportada de um estaleiro para outro
A central de mistura de betão dupla Liebherr é flexível e pode ser facilmente transportada de um estaleiro para outro.

A 3 de abril de 2024, o Grupo Liebherr publicou o seu relatório anual. Para além dos números detalhados, o relatório contém uma secção de revisão do último ano financeiro. Numa entrevista, Jan Liebherr, presidente do conselho de administração da Liebherr-International AG, e Stéfanie Wohlfarth, vice-presidente do conselho de administração da Liebherr-International AG, apresentam-nos as suas conclusões sobre o ano de 2023.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial