Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

A empresa partilha com os seus colaboradores e parceiros os bons resultados de 2023

LoxamHune realiza a sua convenção mais 'histórica' de sempre

David Muñoz11/04/2024

A LoxamHune, filial em Espanha e Portugal do Grupo Loxam, a maior empresa de aluguer de máquinas da Europa, realizou nos dias 19 e 20 de janeiro, no parque temático Puy Du Fou, em Toledo, uma convenção 'histórica'... e não só devido ao local escolhido. Mais de 800 participantes tiveram a oportunidade de conhecer a evolução da empresa nos últimos anos, os marcos alcançados em 2023 e as linhas estratégicas em que se baseará o seu crescimento neste novo exercício. O evento deste ano voltou a contar com a presença de Gérard Déprez, presidente do Grupo Loxam, após vários anos de ausência, e constituiu uma oportunidade para apresentar Olivier Mouminoux, COO da Loxam desde março passado, aos colaboradores ibéricos.

Era difícil, mas a LoxamHune conseguiu-o novamente. Após as espetaculares últimas convenções da empresa em Kinepolis e WAH Madrid, a equipa organizadora liderada por Azahara Morales, responsável pela comunicação interna, voltou a elevar a fasquia em 2024 com uma edição 'histórica'. O singular parque temático Puy Du Fou, com a sua decoração medieval, proporcionou o cenário perfeito para rever a configuração do 'Reino LoxamHune', como foi definido nas apresentações, nos últimos 20 anos, desde a unificação dos 'territórios' de Homs, Umesa, Nacanco e Euroloc em 2007, e tendo em 2017 um momento crucial na sua história com a sua anexação ao 'Império Loxam'.

Parte da equipa de gestão da LoxamHune vestida com trajes medievais durante a convenção de 2024 da empresa

Parte da equipa de gestão da LoxamHune vestida com trajes medievais durante a convenção de 2024 da empresa.

Vestidos com trajes de época e recorrendo a numerosas metáforas que remetiam para tempos passados, os membros da equipa de gestão da LoxamHune passaram em revista a trajetória da empresa, as suas realizações em 2023 e os objetivos que cada um dos seus departamentos fixou para o novo ano. Tudo isto sob o lema da convenção, que é também uma visão estratégica da empresa: “Todos fazemos História”.

2023, um novo ano de crescimento

A LoxamHune alcançou um EBITDA recorde em 2023 de 68,1 milhões de euros nas suas operações de aluguer de máquinas, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Isto representa 42,3% sobre o volume de negócios de 164,3 milhões de euros alcançado durante o ano passado, um aumento de 16% em relação a 2022.

O resultado líquido foi de 20% das vendas, quase 35 milhões de euros. Estes números superam as expetativas da empresa, que há um ano fixou como objetivo atingir um volume de negócios de 150 milhões de euros no exercício anterior.

Foto de família com mais de 800 convidados na convenção LoxamHune 2024, realizada no parque temático Puy Du Fou

Foto de família com mais de 800 convidados na convenção LoxamHune 2024, realizada no parque temático Puy Du Fou.

Tudo isto consolida a LoxamHune como empresa líder no aluguer de máquinas e plataformas elevatórias em Espanha e Portugal, com uma frota de mais de 20.000 unidades, mais de 80 delegações e um quadro de pessoal de mais de 800 pessoas. É também uma referência na formação para a operação de máquinas e trabalhos em altura, com mais de 25.000 alunos formados por ano.

A empresa oferece soluções integrais que vão para além do aluguer, com módulos pré-fabricados para diferentes utilizações, geradores e serviços de manutenção técnica de equipamentos, bem como a venda de máquinas em segunda mão e peças sobresselentes. Oferece soluções a setores tão diversos como construção, indústria, automóvel, eventos, energia eólica e o meio ambiente, sempre comprometida com a segurança laboral e com o meio ambiente, sendo a primeira empresa espanhola do setor a ser neutra para o clima.

Novas linhas para um melhor serviço ao cliente e segurança no trabalho

Entre outras novidades, a LoxamHune lançou em 2023 uma nova plataforma de comércio eletrónico para o aluguer online de uma vasta gama de máquinas ligeiras e ferramentas profissionais. Inicialmente disponível em seis locais nas regiões de Madrid e Guadalajara, o serviço será alargado a todo o país em 2024.

A equipa de gestão da LoxamHune a posar com Gérard Déprez (primeiro a contar da esquerda), Presidente do Grupo Loxam, e Olivier Mouminoux...

A equipa de gestão da LoxamHune a posar com Gérard Déprez (primeiro a contar da esquerda), Presidente do Grupo Loxam, e Olivier Mouminoux, COO da Loxam (quarto a contar da direita).

Além disso, a empresa criou uma nova linha de negócios com a venda de equipamentos de proteção individual (EPI) para os seus clientes, uma demonstração adicional do seu esforço contínuo para contribuir para um ambiente de trabalho seguro e do seu compromisso com o objetivo de zero acidentes.

Reconhecimento e ações ambientais

A LoxamHune acaba de obter o selo ambiental, atribuído pelo Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico. Esta distinção consolida-a como a única empresa do seu setor que calcula, reduz e também compensa a pegada de carbono gerada pela sua atividade.

O programa da convenção incluiu também vários momentos de contacto

O programa da convenção incluiu também vários momentos de contacto.

A fim de reduzir os custos de eletricidade e melhorar o impacto da sua pegada de carbono, a empresa anuncia que este ano vai continuar com o plano de instalação de painéis solares, iniciado no final de 2023. Anuncia também que, a partir de agora, irá medir a sua pegada hídrica para reduzir o consumo de água.

Em termos de RSE, entre outras medidas, é de salientar que todos os convidados da convenção receberam uma fita de solidariedade cujos fundos serão doados a associações portuguesas e espanholas que trabalham na luta contra o cancro.

Máquinas novas e mais ecológicas

A LoxamHune concluiu em 2023 o plano de investimento planeado de 41 milhões de euros, centrado principalmente na aquisição de máquinas mais sustentáveis com menos emissões de CO2.

Discurso de Luis Ángel Salas, diretor-geral da LoxamHune

Discurso de Luis Ángel Salas, diretor-geral da LoxamHune.

A empresa investiu um total de 180 milhões de euros na renovação da frota nos últimos cinco anos, e mais de 80% das suas máquinas têm menos de seis anos. Para este ano, investirá mais 20 milhões de euros em novas máquinas.

Objetivos 2024: estratégia de expansão e diversificação geográfica

A LoxamHune continuará a aumentar a sua presença em Portugal e Espanha durante este ano e, neste sentido, anuncia que está a trabalhar na abertura de novas instalações na província de Huelva. Após a aquisição de novas instalações na zona sul de Lisboa, concluirá a remodelação e a integração total das delegações de Arteixo e HRE.

Para além disso, no próximo ano, irá avançar para novas delegações em Vic e La Roca, bem como para mais dez novos pontos de pequenas máquinas.

Por outro lado, continuará a reforçar as diferentes linhas de negócio (conta atualmente com dez), principalmente duas delas: aluguer de maquinaria ligeira e construção modular, com mais aquisições centradas no fecho de contratos para a Minilease (aluguer de longa duração) e Loxcall (apoio a clientes em mercados internacionais).

Os executivos da empresa concordaram que 2024 deveria ser um ano de colocar ainda mais 'foco no cliente' com projetos como a expansão do comércio eletrónico para o resto de Espanha, ou a melhoria do website e do portal do cliente. Prevêem que o serviço ao cliente será melhor e que a satisfação aumentará, pelo que não só continuarão a atrair milhares de clientes, como também trabalharão arduamente para os fidelizar.

Durante as várias intervenções, foi também dado destaque a outros objetivos que a empresa continuará a trabalhar para atingir a curto, médio e longo prazo, como, por exemplo, aumentar a quota de mercado em Espanha e Portugal para se aproximar dos 20% que a Loxam já tem em França, ultrapassar os 200 milhões de faturação nos próximos anos mantendo o EBITDA acima dos 40% (há sucursais que já fecharam 2023 acima dos 50% e mesmo toda a área de Levante atingiu uns extraordinários 49%), melhorar ainda mais em áreas como a segurança no trabalho (objetivo: zero acidentes), formação (com iniciativas como a Academia LoxamHune), conciliação familiar (opções de remuneração mais flexíveis), digitalização (cada vez mais soluções digitais, incorporando também ferramentas de IA), cibersegurança (a empresa acaba de ser certificada pela Aenor de acordo com a norma ISO 27000), comunicação (está cada vez mais presente nas redes sociais e acaba de lançar um novo vídeo corporativo, para dar apenas dois exemplos) e relações institucionais (com um número crescente de acordos com associações e outras entidades, graças ao grande trabalho realizado por César Arqué).

E tudo isto reforçando a sua estratégia transversal para favorecer o aparecimento de novas sinergias entre linhas de negócio, e lançando uma nova estratégia vertical que favorece a comunicação dentro da empresa de baixo para cima, desde a base até ao Conselho de Administração, para detetar áreas de melhoria.

Cartazes dos patrocinadores da convenção à entrada de uma das tendas

Cartazes dos patrocinadores da convenção à entrada de uma das tendas.

Em suma, e como referiu Luis Ángel Salas, CEO da LoxamHune, o objetivo é "estar mais bem preparado para o que possa acontecer no futuro, porque, embora tenhamos a certeza de que em 2024 não haverá crise em Espanha ou em Portugal, mais cedo ou mais tarde ela virá. Por isso, temos de continuar a melhorar, a corrigir o que fizemos mal e a repetir o que fizemos bem. As ligas ganham-se trabalhando em equipa e, se cada um de nós jogar bem, toda a equipa beneficiará. Temos de estar orgulhosos, o que não é o mesmo que soberbos, do nosso trabalho individual. Esta é, sem dúvida, a melhor fórmula para melhorar. Obrigado a todos pelo vosso compromisso".

Da esquerda para a direita...

Da esquerda para a direita: Luis Angel Salas, diretor-geral da LoxamHune, e Gérard Déprez, presidente do Grupo Loxam, durante a conferência de imprensa.

Grupo Loxam, líder mundial em aluguer

A Convenção LoxamHune 2024 teve um convidado muito especial. Depois de vários anos de ausência, Gérard Déprez, presidente do Grupo Loxam, ficou muito satisfeito por poder estar presente nesta edição 'histórica'. “A história é muito importante para as empresas, porque forja as suas raízes e permite-lhes projetar o seu futuro”, afirmou.

Como recordou, a Loxam foi pioneira no setor do aluguer de máquinas. A empresa nasceu em 1967 em França, “a Idade Média do aluguer”, acrescentou, quando o único aluguer que se fazia era o de máquinas em segunda mão pelos distribuidores. Neste sentido, a Loxam foi pioneira ao constituir-se como uma empresa especializada a 100% no aluguer e ao oferecer também um parque de máquinas novas. Esta especialização, o profissionalismo e a criação de uma rede global em que todas as suas bases oferecem a mesma qualidade de serviço são a chave do seu êxito nestes quase 60 anos de história.

À medida que mais e mais empresas estrangeiras de aluguer entraram no mercado francês em 1997, a Loxam, com um volume de negócios de 131 milhões de euros na altura, iniciou o seu próprio processo de internacionalização, alcançando uma posição de liderança na Europa em 2017 com vendas de cerca de mil milhões de euros. Nos últimos dois anos, a empresa acelerou a sua expansão para se tornar uma empresa pan-internacional, líder na Europa e quarta a nível mundial, com um volume de negócios de mais de 2,6 mil milhões de euros (dos quais mil milhões de euros em França), uma presença em mais de 30 países e mais de 12.000 empregados.

O modelo de funcionamento do Grupo Loxam, como recordou o seu presidente, baseia-se no facto de cada filial ter a sua própria conta de resultados, com o objetivo de obter lucros em cada uma delas. Um modelo baseado em processos, formação e auditorias, em que valores como “excelência, progresso, inovação, simpatia e respeito” são fundamentais.

Olhando para o futuro, a empresa trabalhará para continuar a expandir-se geograficamente, em termos de gama de produtos, linha de negócios e clientes, aproveitando as oportunidades em setores diferentes dos tradicionais. Naturalmente, a sustentabilidade ambiental, a digitalização, a segurança, a qualidade do serviço e a manutenção de um bom ambiente de trabalho para os seus colaboradores continuarão a fazer parte das suas prioridades. Tudo isto numa conjuntura macroeconómica marcada por desafios (inflação, taxas de juro, queda da construção, etc.) que nos farão regressar ao essencial (procura de rentabilidade e redução do endividamento) e em vésperas de um grande desafio para o Grupo, nomeadamente o fornecimento de numerosas soluções para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Prémios Parceiros 2023

Como todos os anos, a convenção LoxamHune incluiu no seu programa um espaço para a entrega dos prémios aos melhores fornecedores da empresa no ano anterior, precedida de um grande discurso de Francisco Rodríguez, diretor de compras e técnico, no qual destacou o profissionalismo e a qualidade humana de todas as pessoas que trabalham nas empresas que fornecem os produtos e serviços do Grupo.

Os vencedores desta ocasião nas diferentes categorias foram:

  • Melhor empresa de transporte: Grúas Aro. O prémio foi recebido por Antonio Romero Ortega.
  • Melhor máquina: plataforma ManGO 12 da Manitou. O prémio foi recebido por Antonio Lorenzo
  • Melhor serviço pós-venda: JCB Maquinaria. O prémio foi recebido por Román Espada
  • Melhor fornecedor de serviços centrais: Marqués - Soluciones Tecnológicas para Empresas. O prémio foi recebido por Jorge Amescua.

Prémios LoxamHune para os melhores colaboradores de 2023

  • Melhor delegado: Roberto Barco (A Coruña)
  • Melhor representante Comercial: José Andrés García (Sevilha)
  • Melhor diretor de oficina: Emilio Salmerón (Valência)
  • Melhor mecânico: Enrique Pérez (Bilbao)
  • Melhor funcionário administrativo: Flor Suárez (Santiago)
  • Melhor funcionário de serviços centrais: Tiago Venceslau Teles (Portugal)
  • Prémio de excelência: José Antonio Torres (Málaga-Trevenez)

Além disso, como todos os anos, foi dado reconhecimento a todas as delegações que não sofreram acidentes em 2023: Cáceres, Castellón-Mijares, Castellón Pla, LoxamHune City, Gandía, Málaga-Trevenez, Murcia-Molina, Pompal, Vitoria, Vic, Girona, Tenerife, Porto, Bilbao, Cantabria, Salamanca, Valladolid, Mallorca, Almería, Granada, Sant Andreu, Madrid Power, Sevilla Power, Valencia Power, Alcantarilla e Parets.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    12/05/2025

  • Newsletter EngeObras

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial