Mais de 300 expositores e mais de 600 marcas participam numa edição marcada pela sustentabilidade e inovação
A Construmat realiza a sua 23ª edição em Barcelona, de 21 a 23 de maio. O salão da construção da Fira de Barcelona dá um salto qualitativo ao aumentar em 50% a sua oferta expositiva, com a participação de mais de 300 expositores e mais de 600 marcas que cobrem praticamente todo o ecossistema da construção.
Segundo declarações de Xavier Vilajoana, presidente da Construmat, em conferência de imprensa, “o salão consolida-se como o evento mais representativo e transversal do setor em Espanha, numa edição em que a sustentabilidade e a inovação terão um papel preponderante”.
O aumento do número de empresas participantes nesta edição reflete-se no aumento do espaço de exposição. Este ano, o salão ocupará mais de 10.000 m2 no pavilhão 2 do centro de exposições Gran Via, com o objetivo de poder acolher uma ampla mostra da construção mais sustentável e inovadora do momento.
Assim, o salão Fira de Barcelona contará com uma ampla gama de segmentos como maquinaria e ferramentas, construção industrializada, fachadas e coberturas, isolamentos, urbanismo e espaço exterior, design e decoração de interiores, pavimentos e revestimentos, casas de banho, BIM e TIC para o projeto e a obra, cozinhas, iluminação, gestão e recolha de energia, vedações, carpintaria, serralharia e proteção solar, entre outros.
O presidente da Construmat e vice-presidente da APCE Espanha (Associação de Promotores da Construção Civil), Xavier Vilajoana, afirmou que “esta edição consolida a nova etapa iniciada em 2023 com o objetivo de conseguir um setor mais sustentável, eficiente e inovador”. E acrescentou: “não é apenas uma Construmat maior, é uma feira melhor. Porque reúne todo o setor, descobre as novidades e multiplica as suas oportunidades de negócio”.
Por seu lado, o diretor do salão, Roger Bou, afirmou que “estamos a apresentar um salão muito útil para todos os profissionais da construção, onde podem encontrar as últimas soluções e inovações que já estão no mercado e que podem aplicar quando saem do recinto da exposição. As empresas apresentam conteúdos de alta qualidade que ajudarão a transformar e a impulsionar o setor”.
Entre as empresas que participarão no salão e mostrarão as suas últimas inovações e avanços encontram-se empresas líderes como Ausa, Cementos Molins, Drutex, Durmi, Encofrados Alsina, Evowall Technology, Fischer, Haier Iberia, Holcim España, Hormipresa Nec, Indalsu, Jung, K-Line, KLH Massivholz, Nibe, PMP /Pret-a-porter Casas/Khanvian, Roca, Saltoki, Schnell, Technal e TQ Tecnol, entre outras.
Por outro lado, o salão centrar-se-á nos mercados internacionais do arco mediterrânico. Assim, Marrocos será o país convidado da Construmat 2024, com a presença de uma missão comercial oficial marroquina composta por sete empresas, seis federações setoriais e as associações de arquitetos e associações de construtores e promotores.
É também de destacar a presença de cerca de 50 empresas expositoras provenientes de 18 países como a Alemanha, Bélgica, China, Egipto, França, Itália e Polónia.
Além disso, em 2024, a Construmat volta a demonstrar que é o salão mais emblemático da indústria da construção espanhola, com o apoio de mais de 40 organizações empresariais, grémios, associações e organismos profissionais como ANERR, APCE España, ASEFAVE, CATEB, CCOC, CEPCO, CNC, COAM, CODDIM, CGATE, CSCAE, Federación de Gremios de la Construcción, Fundación Laboral de la Construcción e Gremi de Constructors d'Obres, entre outros.
Com o lema 'Construir a sustentabilidade', a oferta do mais emblemático e antigo salão espanhol da construção vai girar em torno da sustentabilidade e da inovação como temas principais, apresentando os últimos desenvolvimentos e soluções de mercado como, por exemplo, a eficiência energética ou a reabilitação do parque habitacional, dois dos grandes desafios que o setor tem de enfrentar no imediato.
Para o efeito, a Construmat desenhou um extenso programa de atividades. Mais de 120 oradores vão participar no Congresso da Construção Sustentável, o grande congresso do evento, que, com 50 apresentações e 15 mesas redondas em dois auditórios, vai dar a conhecer as mais recentes iniciativas desenvolvidas para minimizar o impacto ambiental da atividade da construção.
A descarbonização e a economia circular, as soluções e tecnologias digitais e os sistemas de construção industrial são os temas deste congresso, que destacará as melhores práticas e as inovações setoriais, como, por exemplo, o novo eco-distrito da Mercedes nas antigas instalações da fábrica da Mercedes-Benz em Barcelona, a remodelação do espaço urbano entre o Palácio Real e a Praça de Espanha em Madrid, o projeto Madrid Nuevo Norte na zona da estação de comboios de Chamartín e a nova sede da empresa de bens de equipamento Bosch em Casablanca (Marrocos).
Entre os oradores participantes encontram-se Miguel Hernández, diretor de Estratégia do Crea Madrid Nuevo Norte, e Julia Landáburu, urbanista sénior da empresa de engenharia ARUP, que colabora neste projeto; Ikram Sehhar, arquiteto da Sociedade Nacional para o Desenvolvimento e Gestão de Instalações Desportivas de Marrocos, que apresentará os projetos de infraestruturas previstos no seu país para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030; Domingo Merino, diretor de design da Fenwick Iribarren Architects, que apresentará os projetos espanhóis para acolher este evento; e Firat Emsen, diretor de tecnologia do Grand Istanbul Airport de Istambul, na Turquia, entre outros.
De igual modo, a aposta da Construmat na sustentabilidade será materializada com a construção de uma casa de madeira de três pisos, projetada pela arquiteta hispano-mexicana Alba Lucila Gutiérrez, com o nome Casa Módulo Hábitat Mediterráneo.
A Construmat disponibilizará ainda um espaço para jovens startups no PropCon Hub, um espaço dinâmico onde será dada visibilidade a 20 startups que fazem uso da tecnologia digital nos domínios da construção (ConTech) e da gestão imobiliária (PropTech), e que contará com um Fórum com apresentações de especialistas em inovação na construção, desde a pré-fabricação sustentável à utilização da Inteligência Artificial.
Na área de workshops e oficinas, será realizado o Council for International Accreditation of Architecture and Design (CIAAD), sediado no Dubai, parceiro oficial das Nações Unidas para a implementação e avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e uma sessão de certificação Fischer para instaladores do sistema Solar-Fix, um passo prévio ao exame para obter a acreditação TÜV Rheinland.
No âmbito das atividades das Semanas de Arquitetura da Câmara Municipal de Barcelona e da Fundació Mies van der Rohe, a Construmat organiza, no dia 23, o Dia do Talento, em que jovens estudantes poderão visitar a mostra, e uma Bolsa de Emprego com a colaboração da Barcelona Ativa.
Uma nova edição dos prestigiados Prémios Construmat, comissariados pela Fundació Mies van der Rohe e incorporando pela primeira vez o prémio do público, completa o programa de atividades da Construmat 2024.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro