O produtor mundial de diamantes Lucapa Diamonds, que detém 70 % da Mothae Diamonds, é uma mina a céu aberto localizada nas montanhas Maluti, ricas em diamantes, no Lesoto. Iniciou as operações comerciais em 2019, após a entrada em funcionamento da sua fábrica de processamento de kimberlitos.
A mina é conhecida por produzir diamantes de grande tamanho e qualidade, e teve recuperações de diamantes significativos de qualidade de gema, incluindo um diamante Tipo IIa de 215 quilates de cor D, um diamante Tipo IIa de 204 quilates e diamantes raros rosa, azul e amarelo.
Ao planear a fábrica de recuperação, a Mothae procurou a Tomra Mining para obter uma solução: “Queríamos recuperar diamantes de grandes dimensões com a máxima eficiência de seleção e rendimento, e a Tomra satisfez os requisitos da Mothae com a sua tecnologia moderna e inovadora, ” afirma Macobone Semelane, o superintendente de recuperação.
A fábrica de recuperação utiliza dois separadores Tomra COM Tertiary XRT 1200, um para finos de 10 a 20 mm e outro para material de 20 a 45 mm.
O minério extraído da mina é tratado por trituração primária, lavagem e peneiramento, e depois transferido para a área de recuperação: “É aqui que os separadores separam os diamantes do minério", explica Kothalo Matoli, mecânico de recuperação. “Os classificadores Tomra são os melhores dos melhores. Com eles, recuperamos os diamantes de grandes dimensões antes da trituração secundária e terciária, o que reduz consideravelmente o risco de quebra e permite um elevado rendimento, com uma eficiência garantida de 98%".
Os dois separadores Tomra XRT da Mothae estão ligados à plataforma de dados baseada na nuvem Tomra Insight, que transforma as máquinas em dispositivos ligados que geram dados valiosos e permitem aos operadores controlar o processo de separação. Também incorporam a interface de utilizador Tomra ACT, que facilita a otimização do fluxo de trabalho e melhora a produtividade.
Macobone Semelane explica: “Sendo uma mina relativamente pequena e de baixo teor, avaliamos continuamente as tecnologias mais recentes. Como os nossos classificadores funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, queríamos mantê-los e atualizá-los com o mais recente software e hardware compatível".
“Queríamos um portal de fácil utilização que permitisse aos nossos operadores interagir facilmente com os classificadores. O Tomra ACT fornece agora uma visualização clara de eventos e alarmes, capta imagens da ocupação do tapete rolante e mostra também a atividade de ejeção".
“O Tomra Insight mudou a forma como gerimos a nossa produção porque podemos monitorizar os nossos classificadores remotamente e aceder a relatórios de ambas as máquinas num único interface”, afirma Kothalo Matoli. "Todos os alarmes e eventos são registados no classificador em tempo real, o que me permite resolver problemas de forma extremamente rápida. As minhas capacidades de resolução de problemas melhoraram muito".
O Tomra Insight também armazena e faz cópias de segurança de todos os dados gerados pelos separadores. Isto permite ao operador analisar o historial completo de cada máquina.
“Os dados online são cruciais. O Tomra Insight excedeu as minhas expetativas, porque posso aceder aos dados sempre que quiser, onde quer que esteja. Agora tenho toda a informação sobre os meus classificadores, o seu funcionamento e manutenção. Podemos ver a ocupação da correia e a nossa taxa de ejeção, e saber se uma máquina está a ejetar demasiado material devido, por exemplo, a um elevado teor de objetos estranhos. A utilização dos separadores melhorou, permitindo-nos processar mais toneladas e recuperar mais quilates".
"Posso monitorizar o estado operacional e de funcionamento dos separadores a partir do escritório ou em viagem. O Tomra Insight captura e recolhe todos os dados num único interface, gera relatórios e análises de dados e melhora a gestão e análise de dados para otimizar o processo de tomada de decisão. Permite soluções de triagem avançadas e instalações de recuperação automatizadas", acrescenta Macobone Semelane.
Macobone Semelane está também muito impressionado com o apoio prestado: “A equipa da Tomra tem dado um grande apoio desde o primeiro dia e o seu serviço é excecional. Kothalo Matoli concorda: “Estão sempre disponíveis quando precisamos deles. Ajudam-nos à distância e, se precisarmos de assistência no local, estão sempre prontos a vir".
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