Os websites do Grup Interempresas utilizam os seus próprios Cookies e de terceiros para fins técnicos e funcionais, para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode aceitar todos os cookies clicando no botão "ACEITO" ou configurá-los ou rejeitar a sua utilização clicando em "MAIS INFORMAÇÕES".
ACEITOMAIS INFORMAÇÕES
Fábrica de Alhandra é a mais antiga do país e foi pioneira na produção de cimento em Portugal
A Cimpor comemora este ano os 130 anos da fábrica de Alhandra, a mais antiga fábrica de produção de cimento do país. De forma a apostar na sustentabilidade e na modernização de processos, a cimenteira vai investir cerca de 121 milhões de euros até 2030.
A fábrica de Alhandra foi inaugurada em 1894 e começou por ter uma capacidade que permitia produzir cerca de 6.000 toneladas de cimento por ano. Em 1960 chegou mesmo a ter o maior forno do mundo, com uma capacidade de produção superior a meio milhão de toneladas de cimento por ano. Atualmente, em Alhandra podem ser produzidas, diariamente, 9.000 toneladas de cimento, que além de abastecerem Portugal, são exportadas para diversos países.
“A fábrica de Alhandra é um marco muito importante na história da Cimpor. É a fábrica de cimento mais antiga de Portugal e é muito gratificante poder celebrar os 130 anos, desta que já foi uma das maiores fábricas do mundo. Estamos conscientes do impacto que esta unidade tem para a economia nacional e local e, por essa razão, vamos continuar a apostar na modernização e melhoria de instalações, tendo como principal objetivo reduzir drasticamente as nossas emissões de carbono. Continuaremos, também, a apostar e fomentar o trabalho que fazemos junto da comunidade local, seja através da criação de emprego, seja no desenvolvimento de competências”, afirma Carlos Melo diretor da fábrica.
A aposta da Cimpor deste ano recai sobre a sustentabilidade, uma vez que pretende alcançar a neutralidade carbónica da sua operação até 2050. A utilização de energias renováveis, a modernização de infraestruturas como os fornos ou moinhos são alguns dos projetos previstos e que permitirão a redução da pegada ambiental.
Atualmente, o Centro de Produção de Alhandra conta com 150 colaboradores e dispõe das tecnologias mais modernas utilizadas pela indústria cimenteira. Tem duas linhas fabris em funcionamento, quatro moinhos de cimento e uma capacidade de produção instalada de 2,8 milhões toneladas por ano.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro