Uma tonelada e oscilação traseira zero
A Develon lançou a nova miniescavadora DX10Z-7 com um balanço de cauda zero de uma tonelada e um desempenho melhorado em relação ao modelo anterior, a DX10Z.
A miniescavadora DX10Z-7 tem apenas 730 mm de largura com os rastos e a lâmina frontal totalmente recolhidos, o que a torna compacta, fácil de transportar e capaz de passar por portas. A extensão hidráulica do chassis dá à DX10Z-7 um dos chassis mais largos disponíveis no mercado das miniescavadoras. Quando estendido, cobre uma área de até 1.100 mm de largura, dando à DX10Z-7 uma estabilidade sem precedentes. E para um acesso ainda mais fácil ao local de trabalho, a DX10Z-7 vem equipada de série com uma capota rebatível com estrutura TOPS que cumpre os requisitos da norma ISO 12117.
Com uma potência de 7,6 kW (10,35 CV), o bem estabelecido motor Kubota D722 alimenta o DX10Z-7, conferindo-lhe uma elevada fiabilidade e baixos níveis de vibração e ruído, essenciais para trabalhar em áreas confinadas na construção, aluguer, demolição, paisagismo e muitas outras aplicações.
O desempenho melhorado da DX10Z-7 deve-se a um novo design da lança de 1,45 m e a um aumento do comprimento do braço (de 810 para 890 mm), dando à máquina uma gama de funcionamento mais ampla em comparação com a DX10Z. Isto inclui um aumento de 21,5% na altura de descarga de 2205 mm e um aumento de 8,5% na profundidade de escavação ao nível do solo de 3355 mm.
A DX10Z-7 também apresenta um aumento de 30% na força de desagregação do balde, de 10,8 kN, e um aumento de 14% na força de desagregação do braço, de 6,3 kN. Isto, combinado com um comprimento de via acima do solo de 1025 mm, dá ao DX10Z-7 maior estabilidade e um aumento de 31% na força de tração.
As especificações de trabalho da miniescavadora DX10Z-7 incluem um design de cilindro sobre braço que acrescenta proteção ao cilindro e aumenta a capacidade de elevação. A parte da frente da DX10Z-7 é coberta de série com uma proteção do cilindro do balde que protege o balde de danos devido a colisões acidentais no local de trabalho. As mangueiras hidráulicas também são concebidas de forma ótima para proteção, estando fechadas na estrutura da lança, reduzindo o risco de danos e falhas nas mangueiras e minimizando o tempo de inatividade e a necessidade de reparações. Todas estas características aumentam a durabilidade da DX10Z-7.
Apesar da sua natureza compacta, a nova DX10Z-7 não compromete o conforto do operador e foi concebida ergonomicamente em torno do operador, com um sistema de inclinação e rotação para as consolas e um cinto de segurança retrátil de série. Graças ao sistema de inclinação e rotação, os operadores têm uma maior flexibilidade ergonómica, permitindo-lhes aplicar uma rotação de 10o e uma inclinação de 35o nas consolas esquerda e direita. Para maior segurança, a DX10Z-7 também inclui uma luz LED de série na lança.
Foi dada especial atenção à facilidade de manutenção dos componentes do motor da DX10Z-7. Como tal, a DX10Z-7 possui uma cobertura de manutenção sob o assento do operador com um ângulo de abertura de 65o para tornar a manutenção dos componentes do motor muito mais fácil.
O sistema de arrefecimento também oferece um desempenho superior, o que é crucial para trabalhar em espaços confinados onde o fluxo de ar pode ser limitado. A combinação de um fluxo de ar do tipo ventilador e um radiador central com grelhas onduladas assegura um fluxo de ar constante e direcionado através do radiador, melhorando a eficiência do arrefecimento. As ventoinhas deste tipo geram um nível relativamente baixo de ruído e vibração. Além disso, são muito fáceis de limpar.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro