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Em busca de combustíveis sustentáveis

HVO como alternativa ao gasóleo convencional

Isabel Royo Roqueta, marketing manager da Dagartech09/07/2024

Nesta procura constante de soluções para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e o seu impacto ambiental, o HVO posicionou-se como uma alternativa futura ao gasóleo convencional.

Instalação da Dagartech nas obras do AVE Vitoria-Bilbao-San Sebastián
Instalação da Dagartech nas obras do AVE Vitoria-Bilbao-San Sebastián.

Esta alternativa torna-se uma oportunidade para o setor da produção de energia, especialmente em áreas onde o grupo gerador se torna a fonte principal e onde o funcionamento será prolongado.

Os setores de aluguer de máquinas, eventos e construção são bons exemplos disso, e o advento dos motores de baixas emissões (Fase V da UE) cria um contexto perfeito para dar ao HVO o destaque que merece.

O que é o HVO e como é obtido?

O óleo vegetal tratado com hidrogénio (HVO) é um biocombustível de segunda geração. A fonte para a sua produção não se limita aos óleos vegetais, mas pode ser produzida a partir de uma variedade de matérias-primas, tais como óleo alimentar vegetal usado, resíduos de gordura animal, tall oil ou óleos vegetais não adequados para uso alimentar.

O processo de hidrotratamento a que estas matérias-primas são sujeitas, que envolve a remoção do oxigénio do óleo por meio de hidrogénio a altas temperaturas, transforma as gorduras em hidrocarbonetos quase idênticos ao diesel convencional.

O HVO e o biodiesel são a mesma coisa?

Embora o biodiesel e o HVO tenham origem em óleos vegetais e gorduras animais, diferem nos seus processos de produção. Enquanto o biodiesel é fabricado por esterificação, o HVO é hidrotratado, o que resulta num combustível mais estável e eficiente, que não se decompõe com o tempo, posicionando-o como uma alternativa superior ao combustível fóssil.

Quais são as principais vantagens da utilização do HVO?

O HVO tem várias vantagens significativas que o tornam uma alternativa atrativa ao gasóleo:

  • Níveis de emissão reduzidos: ao utilizar óleos usados localmente, o HVO pode reduzir as emissões de CO2 em até 90%1.
  • Vida útil mais longa do combustível e desempenho estável: com uma vida útil até dez vezes superior à do gasóleo convencional, o HVO mantém o seu desempenho mesmo a temperaturas extremas.
  • Compatibilidade direta: ao contrário do biodiesel, o HVO é um combustível direto que não requer mistura com o diesel convencional na maioria dos motores a diesel. Além disso, o HVO pode ser misturado diretamente com o diesel convencional em qualquer proporção sem causar problemas de compatibilidade. Isto permite uma transição ou adaptação gradual à nova fonte de combustível.

Em qualquer caso, as implicações da utilização de HVO no grupo gerador e o trabalho de manutenção a efetuar devem ser sempre discutidos com o fabricante.

Existem alguns inconvenientes ou considerações associadas?

Embora o HVO tenha vantagens indiscutíveis, há certos pontos críticos que devem ser tidos em conta ao utilizá-lo como alternativa ao gasóleo em grupos eletrogéneos. Estes são alguns dos mais importantes:

  • Compatibilidade com elastómeros: alguns componentes de borracha do sistema de combustível podem ser sensíveis a determinados biocombustíveis. Por conseguinte, é essencial verificar com o fabricante a compatibilidade do motor com o HVO.
  • Possíveis ajustes no sistema de injeção: alguns fabricantes recomendam ajustes no sistema de injeção para otimizar o desempenho do motor, mas pode haver uma ligeira perda de potência.
  • Necessidade de filtros de combustível especiais: uma vez que o HVO tem propriedades diferentes do gasóleo convencional, o grupo gerador deve ser equipado com filtros de combustível compatíveis com o biocombustível para evitar o entupimento e garantir um fluxo de combustível adequado.
  • Temperatura de funcionamento diferente da do gasóleo: como o ponto de congelação do HVO é superior ao do gasóleo convencional, este facto deve ser tido em conta em países com temperaturas extremamente baixas, uma vez que podem ser necessários aquecedores de combustível.
  • Mais difícil de obter: a disponibilidade do HVO varia consoante o país e a região. Assim, embora a disponibilidade de HVO tenha vindo a aumentar, continua a ser mais difícil de obter do que o gasóleo.
  • O preço do HVO é superior ao do gasóleo: embora o preço do HVO varie consoante a região e a disponibilidade de matéria-prima em cada mercado, em termos gerais, o HVO tende a ter um preço significativamente superior ao do gasóleo convencional, devido aos custos associados à sua produção, processamento e à menor disponibilidade acima referida.

Após a ascensão do HVO nos países nórdicos, nos Países Baixos e no Reino Unido, será Espanha o próximo epicentro dos biocombustíveis?

Enquanto os países nórdicos, os Países Baixos e o Reino Unido lideram a adoção da tecnologia HVO, Espanha apresenta-se como um mercado com um potencial extraordinário. A combinação de uma crescente consciência ambiental, condições climáticas favoráveis e um compromisso com a inovação posiciona a Espanha como um candidato ideal para o crescimento do HVO no setor da produção de energia nos próximos anos.

Neste contexto, a Dagartech pretende ser um facilitador da sua utilização nos seus grupos geradores Rental Stage V. Abrir caminho aos operadores e profissionais de frotas, eliminar incertezas e acompanhá-los neste novo capítulo é um dos seus objetivos atuais para um futuro mais sustentável.

Dagartech: empenhada nas necessidades das empresas de aluguer de máquinas

A Dagartech destaca-se no setor da produção de energia pela sua capacidade e ambição de oferecer soluções à medida que maximizam o valor proporcionado às empresas de aluguer e aos profissionais do setor da maquinaria e dos eventos.

Com os seus clientes em mente e com a ambição de desempenhar um papel cada vez mais importante nas iniciativas para um futuro energético mais sustentável, a Dagartech desenvolveu a sua gama Rental Plus Stage V, a partir de 20 kVA até 670 kVA. Com o seu nível excecional de equipamento e opções de personalização, a Dagartech procurou redefinir os padrões do mercado com os seus grupos eletrogéneos Stage V.

Concebidos para responder aos desafios da regulamentação ambiental, os grupos eletrogéneos Dagartech oferecem um controlo intuitivo, uma melhor acessibilidade, uma autonomia excecional e uma longa vida útil para enfrentar o presente com uma visão de futuro.

É 70% inferior ao gasóleo quando se consideram as emissões totais ligadas à sua transformação, transporte e distribuição.

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