Durante o corrente ano e o próximo, um total de 32 equipamentos serão entregues à empresa mineira Almina Minas do Alentejo, como resultado da maior venda da Sandvik até à data na Europa. O contrato foi assinado em abril de 2024 entre a sede espanhola da Sandvik Mining and Rock Solutions (SMR) e a Cimertex, distribuidora oficial da marca em Portugal. A encomenda está avaliada em aproximadamente 340 milhões de coroas suecas.
O pedido inclui vinte camiões Toro TH663i, cinco pás carregadoras Toro LH621i, quatro equipamentos de perfuração mecânica DS411 e três de perfuração de furo longo DL421. As entregas ocorrerão ao longo de 2024 e 2025. Esta encomenda soma-se aos dezoito camiões Toro TH663i recentemente fornecidos à Almina, bem como a outros modelos anteriores, tornando a frota da Almina uma das maiores em termos de número de equipamentos Sandvik na Europa.
A magnitude do projeto é igualmente notável pela sua sofisticação tecnológica. Dos vinte camiões TH663i encomendados no acordo mais recente, doze deles serão equipados com o AutoMine Fleet, um sistema de automação altamente avançado para frotas de carregadoras e camiões terrestres Sandvik que partilham a mesma área de produção.
Esta solução oferece um controlo automático da gestão do tráfego, permitindo aos operadores do sistema monitorizar o processo remotamente. O sistema é escalável para diferentes aplicações mineiras e permite aos operadores controlar e monitorizar simultaneamente várias operações a partir do conforto e segurança de uma sala de controlo remoto.
Os sistemas de operação e automação remota da Sandvik possibilitam a monitorização simultânea de vários equipamentos e fornecem uma visão completa da frota, otimizam as operações, melhoram a produtividade e a segurança e ajudam a reduzir os custos.
Para além dos acordos alcançados entre a Sandvik e a Cimertex, o negócio representa um dos maiores contratos de serviço e manutenção alguma vez assinados entre a Cimertex e o seu cliente: "É um importante reforço do nosso negócio de equipamentos mineiros e uma recompensa pela parceria que temos com a Almina há muitos anos", afirma Álvaro Bastos, CEO da Cimertex.
A Cimertex representa atualmente em Portugal várias marcas líderes de equipamentos. Para além da área de negócio de Vendas, a Cimertex dispõe de uma equipa de Serviço Após Venda especializada, que cobre todo o território nacional. A venda inclui um contrato de serviço pós-venda completo para os próximos cinco anos, numa base 24/7. “Vamos operar numa lógica de serviço completo e com um acordo de mão de obra contínua”, afirma o CEO da Cimertex.
Com quase 60 anos de intensa atividade, a Cimertex tem as competências essenciais para oferecer as opções mais adequadas a cada negócio: “A Almina procura uma maior produtividade a um menor custo por tonelada, assentes na eficiência do ciclo e numa menor manutenção”, explica Álvaro Bastos. “Está provado que, com as LH621i autónomas existentes e a frota DL421, existe um rácio de utilização mais elevado durante as mudanças de turno.”
De acordo com a Cimertex, a encomenda responde à necessidade da Almina de expandir a sua capacidade produtiva, especificamente na exploração de um novo jazigo mineral que irá duplicará a produção atual da empresa para seis milhões de toneladas por ano.
A Almina é uma empresa mineira portuguesa com sede em Aljustrel que explora minerais como o zinco, o chumbo e o cobre. Estas minas estão localizadas na faixa piritosa ibérica, entre o sul do Baixo Alentejo (Portugal) e a Andaluzia (Espanha), uma das zonas mais ricas do mundo em minerais metálicos.
Estes são os equipamentos incluídos no pedido:
A Sandvik DL421 é uma perfuratriz de produção ‘longwall’ compacta, totalmente mecanizada e eletro-hidráulica, concebida para mineração subterrânea em grande escala para galerias de produção de 3,6 x 3,6 m ou maiores.
Este equipamento é capaz de perfurar galerias verticais e inclinadas, bem como furos simples ou paralelos de Ø89-115 mm até 54 m de profundidade, utilizando tubos de Ø76 mm (ST58) e Ø87 mm (ST68).
Especificações
O Sandvik DS411 é um equipamento de perfuração mecânico projetado para instalar os tipos de tirantes mais comuns em combinação com com malha de arame quando necessário.
O processo de aparafusamento é totalmente mecanizado e controlado por um único operador. Graças ao seu robusto braço TBR60, esta máquina de aparafusamento pode instalar várias filas de parafusos de 1,5-3 m numa única passagem.
Especificações
O Toro LH621i é um equipamento de carga e transporte concebido para realizar trabalhos no desenvolvimento de minas e produção interior em grande escala.
Tem uma elevada potência hidráulica para um enchimento rápido do balde e um grupo motopropulsor para uma maior velocidade de rampa. A segurança e a manutenção são fundamentais na conceção deste equipamento, que oferece uma elevada durabilidade dos componentes e um baixo custo por tonelada.
Especificações
O Toro TH663i é um camião inteligente de 63 t, de elevada produtividade, para utilização em galerias 6 x 6. Este camião de nova geração é seguro, eficiente, de elevada capacidade, concebido para um desempenho máximo.
Aumenta a produtividade, mantendo um baixo custo por tonelada. Oferece o máximo conforto e segurança ao operador com uma cabina insonorizada e certificação FOPS e ROPS.
O Toro TH663i é a combinação perfeita para a carregadora LH621i da Toro.
Especificações
“Da parte da direção da Sandvik Mining and Rock Solutions Ibérica, estamos convencidos de que esta operação não só consolida a nossa já excelente relação com a Cimertex como distribuidor oficial com maior volume de negócios na nossa região de vendas Sandvik, e após mais de 20 anos de colaboração como parceiro estratégico para a nossa empresa, como nos permitirá ter uma referência na mineração de relevância global, o que nos levará a reforçar ainda mais a nossa presença na Península Ibérica e na Europa como fornecedor número um de máquinas e soluções técnicas para este sector”, afirma Enrique Mota, diretor-geral da SMR Ibérica. “Gostaríamos de agradecer mais uma vez ao nosso cliente Almina, à Cimertex e a todas as equipas envolvidas nesta operação, pela confiança mútua que este acordo representa”.
Operações remotas com o AutoMine
O AutoMine Fleet é um sistema de gestão de frotas que facilita o trabalho dos equipamentos em operação autónoma e remota, quando necessário. Neste caso particular, o AutoMine Fleet incorpora um sistema de controlo de tráfego dentro da mina para uma operação totalmente autónoma e interligada.
Permite o controlo a partir da superfície e a operação, quando necessário, de todos os equipamentos ligados à rede de comunicações no interior da mina, incorporando sistemas de controlo de acesso às zonas em funcionamento autónomo através de barreiras laser, bem como a gestão da interação dos diferentes equipamentos que estão a funcionar em modo autónomo ou remoto.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro