A Develon lançou a nova escavadora de perfuração de túneis DX235RTF-7, uma nova adição à gama de máquinas para aplicações especiais da empresa, inspirada na popular escavadora de rastos de raio reduzido DX235LCR-7.
A DX235RTF-7 está equipada com um motor DL06V de stage V que debita 141 kW (189 CV) de potência. Imita o aclamado design compacto e o raio de viragem mínimo do modelo DX235LCR-7, mas a peça central da máquina é a extremidade dianteira TBM para trabalhos pesados, que apresenta um novo design do braço e da lança, com uma cinemática e função de inclinação únicas.
Jan Breburda, diretor de produto para aplicações especiais da Develon Europe, comentou: “A nova TBM DX235RTF-7 foi concebida para proporcionar um excelente desempenho em condições subterrâneas complexas. A DX235RTF-7 garante uma potência e durabilidade ótimas graças ao seu sistema hidráulico avançado e à sua estrutura robusta, bem como uma operação segura e confortável, enquanto o seu design compacto facilita a sua deslocação em espaços pequenos.
O peso operacional total da DX235RTF-7 é de 25.689 kg e o seu alcance máximo é de 9.260 mm. A cinemática da parte frontal da TBM da escavadora DX235RTF-7 foi concebida para dar prioridade ao alcance horizontal e à precisão em relação ao movimento vertical. A cinemática específica baseia-se numa função de inclinação da lança, que oferece uma inclinação de 45°/45° em duas direções, e cujo movimento pode ser ativado através de um pedal na cabine do operador.
A configuração da lança e do braço foi especificamente concebida para trabalhar em espaços apertados, com gamas de movimento um pouco mais limitadas em comparação com as da extremidade dianteira standard da DX235LCR-7. Além disso, a DX235RTF-7 está especificamente equipada para trabalhar em ambientes apertados e complexos, sem ter de rodar em áreas estreitas. Por conseguinte, a DX235RTF-7 pode ser utilizada eficazmente em túneis estreitos graças à sua capacidade de alcançar a face e as paredes do túnel, mantendo um perfil baixo, o que permite o movimento em áreas apertadas.
Para trabalhos em espaços confinados, a DX235RTF-7 inclui equipamento de proteção contra a queda de detritos ou no caso de a vareta de imersão tocar no teto e nas paredes do túnel. Consequentemente, a DX235RTF-7 inclui um sistema de proteção FOGS de nível 2, juntamente com coberturas mais resistentes e linhas hidráulicas protegidas.
A proteção também inclui coberturas para as linhas hidráulicas e proteções para as luzes de trabalho dos estabilizadores, bem como o encapsulamento da garrafa do balde e das uniões num compartimento dedicado, protegendo a garrafa do estabilizador sob a lança.
Em comparação com o modelo standard DX235LCR-7, o modelo DX235RTF-7 vem equipado de série com seis luzes de trabalho LED - quatro à frente e duas atrás - bem como câmaras AVM (visão de 360°). Outras caraterísticas incluem sistemas hidráulicos para rotação ou inclinação, sistemas hidráulicos para engate rápido, pontos de lubrificação centralizados e uma lâmina frontal opcional. As especificações também incluem um contrapeso de 6,4 toneladas e telhas triplas de 600 mm de largura.
Uma vez que, na escavação de túneis, é por vezes necessário transportar máquinas para áreas com acesso limitado, a DX235RTF-7 foi concebida para ser fácil de transportar para o local de trabalho.
Especificações do TBM DX235RTF-7:
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro