A ampliação da Linha Amarela do metro do Porto, construída pela Ferrovial em parceria com a construtora portuguesa Alberto Couto Alves, foi distinguida com o Prémio Engeobras Potência 2024 para o melhor projeto em Portugal.
Da esquerda para a direita, Juan Magín Lozano, diretor de Obra Civil da Ferrovial Construções, e Percy Alberto Hilario, diretor de Obra da Ferrovial Construções, recebem o prémio das mãos de Aleix Torné, diretor executivo da Interempresas Media e da Induglobal Portugal.
Este projeto, com um investimento de 99 milhões de euros, gerou uma média de 284 postos de trabalho diretos durante os 36 meses de construção. Durante este período, foi construído um novo troço de 3,15 quilómetros de metro ligeiro de via dupla, prolongando a Linha Amarela desde a Estação de Santo Ovídio até ao sul da cidade, para servir os concelhos de Vila Nova de Gaia, Mafamude e Vilar do Paraíso, Oliveira do Douro e Vilar do Andorinho. Foi também efetuada a construção de um viaduto, um túnel de 770 metros e a construção de três novas estações, entre outros trabalhos.
Uma das partes mais singulares e complexas deste projeto foi a construção do viaduto de ligação entre as estações de Santo Ovídio e Manuel Leão. A estrutura, construída com treliça metálica sobre pilares até 22 metros de altura, traça uma grande curva com 420 metros de comprimento. Devido à dificuldade de montagem com gruas a partir do solo, a estrutura de 2.746 toneladas teve de ser empurrada deslizando-a ao longo da sua base de uma ponta à outra. A sua montagem exigiu 143 dias de 24 horas, com 77 pessoas a trabalhar em diferentes turnos.
A participação da Ferrovial na extensão desta linha de metro, que teve início em 2021, reafirma o contributo da empresa para a transformação das infraestruturas em Portugal. Ao longo de mais de três décadas, a Ferrovial tem estado envolvida em projetos notáveis em Portugal, como a construção da Linha Ferroviária do Norte, que liga Lisboa ao Porto, a Linha Azul do Metro de Lisboa, a Via do Infante no Algarve, a barragem de Daivoes e a Central Hidroelétrica de Gouvães, entre muitos outros.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro