O Grupo Manitou, líder mundial nos setores da movimentação de cargas, das plataformas aéreas e das máquinas de terraplenagem, estará mais uma vez presente na Bauma, em Munique, de 7 a 13 de abril. O grupo irá expor um total de 25 máquinas das marcas Manitou e Gehl, incluindo inúmeras inovações, com destaque para as máquinas elétricas de emissões zero, no stand FS 908/1 de mais de 1.600 m2.
O Grupo Manitou está fortemente empenhado em reduzir as emissões de carbono e posiciona-se como um ator-chave na descarbonização, trabalhando ativamente no desenvolvimento de máquinas elétricas e movidas a hidrogénio. Depois de ter apresentado em dezembro de 2022 um primeiro protótipo de um elevador telescópico fixo com uma altura de elevação de 18 metros e uma capacidade de carga de 4 toneladas, a Manitou vai mais longe. Um segundo protótipo de manipulador telescópico, alimentado a hidrogénio verde através de uma célula de combustível, será apresentado na Bauma 2025, garantindo uma solução sem emissões.
A Manitou está a dar mais um passo no seu esforço para reduzir as emissões com a introdução de dois modelos elétricos de elevadores telescópicos de grande elevação totalmente isentos de emissões. Estas máquinas de elevado desempenho, que cumprem as normas da Zona de Baixas Emissões, oferecem uma gama de trabalho completa para um dia inteiro de trabalho. Foram também concebidas para o conforto do operador, com uma nova cabine que oferece uma melhor visibilidade em relação aos modelos atuais e baixos níveis de ruído.
A Manitou amplia a sua gama de soluções para os trabalhos em altura com um novo elevador telescópico rotativo MRT concebido para os trabalhos em altura. Com uma altura de elevação de mais de 30 metros e uma potência de motor de 175 cv, este MRT é ideal para carpinteiros, empreiteiros gerais, empresas de aluguer e pedreiros. É ideal para aplicações de manutenção e restauro, alvenaria, telhados, andaimes, betão e cofragem, bem como trabalhos marítimos.
As suas vantagens incluem um posicionamento mais rápido e menos movimentos, uma elevada capacidade combinada com a capacidade de trabalhar em condições muito apertadas, uma maior mobilidade, custos de aluguer reduzidos, e tudo isto com uma pegada mais pequena do que uma grua tradicional.
O Grupo Manitou propõe uma vasta gama de acessórios para responder a todas as necessidades, como a nova garra de poda, dedicada à MRT 2660 e. Fabricada em aço de alta resistência, esta solução aumenta a eficácia e a produtividade da poda. A sua tecnologia robusta garante um desgaste e uma manutenção reduzidos, enquanto a sua rotação potente permite uma adaptação perfeita à árvore. A garra proporciona uma poderosa aderência para segurar firmemente troncos e ramos, permitindo o abate de árvores em segurança e o corte de ramos até 750 mm de diâmetro. Outros acessórios estarão também em exposição, como as forquilhas rotativas de 360° e um novo guincho de 6 toneladas, com maior velocidade em relação aos modelos anteriores.
Para o setor industrial, a Manitou apresentará o novo empilhador elétrico ME 430 Lift, alimentado por baterias de iões de lítio, que oferece uma capacidade de carga até 3,5 toneladas e que, graças ao seu acionamento sem emissões, é particularmente adequado para o transporte em ambientes fechados ou sensíveis às emissões. O empilhador caracteriza-se por uma elevada capacidade de manobra e uma excelente ergonomia, tornando-o eficiente e seguro de operar.
Os clientes da Gehl poderão ver uma seleção de pás carregadoras articuladas, pás carregadoras e pás carregadoras de rastos que se caracterizam pela sua robustez e versatilidade. As mini carregadoras Gehl são conhecidas pelo seu elevado desempenho e baixos requisitos de manutenção, ideais para aplicações exigentes em estaleiros de construção. Uma vasta gama de acessórios, como trituradores, niveladoras ou baldes de mistura de betão, será apresentada na feira.
A Manitou reforça a sua gama de carregamento elétrico com um novo carregador rápido externo (30 kW), concebido para uma eficácia máxima e uma compatibilidade máxima com a gama MT (elevadores telescópicos) e ME (empilhadores), garantindo rapidez e fiabilidade.
Este carregador foi concebido para facilitar o transporte e a instalação, graças ao seu sistema integrado de cintas de elevação e espaços para garfos. Irá satisfazer os requisitos de diferentes mercados com fichas adaptadas e tensões específicas, e os adaptadores específicos de cada país serão validados para máxima compatibilidade. O lançamento do novo carregador está previsto para o segundo trimestre de 2025, marcando uma etapa importante no compromisso da Manitou com soluções de carregamento práticas e de alto desempenho.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro