A LoxamHune, líder no aluguer de máquinas e no fornecimento de energia para diferentes setores, disponibilizou os seus equipamentos para cobrir os serviços básicos em vastas zonas de Portugal e Espanha durante o apagão geral da passada segunda-feira. O volume total de energia fornecida, 10 Mvas (milhões de volt-amperes), equivale ao consumo diário de uma cidade de 20.000 habitantes, de um grande centro comercial ou de mais de 21.000 habitações.
Após o apagão, a LoxamHune começou a responder às chamadas que solicitavam equipamentos para o reabastecimento de vários centros e instalações da Península Ibérica, priorizando os serviços de fornecimento de acordo com o nível de urgência.
"Perante a avalanche de necessidades, decidimos imediatamente fazer uma seleção de prioridades, dando preferência a setores críticos como hospitais, empresas de eletricidade, fornecedores de água...", explica José Bolaños, diretor da divisão de Energia da LoxamHune. Uma vez fornecidos os primeiros serviços, a empresa estendeu o fornecimento a outros setores importantes como os laboratórios e os centros logísticos agroalimentares.
Bolaños sublinha a "importância de contar com a colaboração e os recursos de empresas privadas em momentos críticos para cobrir as necessidades mais urgentes e ajudar a restabelecer a normalidade no mais curto espaço de tempo possível".
Desta forma, começou a ser fornecida energia para cobrir necessidades imediatas em diferentes zonas da Península Ibérica. Em Valência, tal como na DANA, a prioridade foi servir a Iberdrola. Outro cliente importante em Valência foi a Red Eléctrica Española (REE), a quem forneceu energia para uma subestação elétrica.
Na Corunha, foram entregues 3 Mvas ao Hospital de Chuac, que ainda se encontram em reserva por razões de segurança, e em Sevilha, 750 kvas foram entregues de emergência ao terminal de contentores de Algeciras.
Em Portugal, foi prestado serviço ao Hospital Lusiadas na cidade do Porto.
Em Madrid, a atividade foi menor, pois as comunicações foram interrompidas a partir das 14h. Ainda assim, foi entregue um grupo eletrogéneo de 500 kVA no centro logístico da Eroski em Ciempozuelos e foi fornecido combustível a um gerador que se encontrava avariado num lar de idosos na mesma localidade, assistência que foi solicitada com urgência pela Guardia Civil.
Em Barcelona, por sua vez, foi dada prioridade ao serviço à empresa pública de água da Generalitat de Catalunya, tendo também sido fornecido um gerador a uma subestação da REE e atendida uma necessidade crítica devido a uma possível perda de medicamentos e vacinas nos laboratórios de Almirall.
Bolaños acrescenta: "Além disso, estamos a prestar serviços de back-up a mais de 40 subestações elétricas e a centros como o Media Markt, ambos clientes com os quais temos contratos ativos para estes serviços em caso de necessidade".
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro