Os websites do Grup Interempresas utilizam os seus próprios Cookies e de terceiros para fins técnicos e funcionais, para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode aceitar todos os cookies clicando no botão "ACEITO" ou configurá-los ou rejeitar a sua utilização clicando em "MAIS INFORMAÇÕES". 
ACEITOMAIS INFORMAÇÕES

Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Com 22.300 profissionais e 368 empresas expositoras

Construmat termina uma edição marcada pela mudança sustentável no setor da construção

26/05/2025
A Construmat 2025 encerrou a sua 24ª edição na passada semana, no recinto da Gran Vía da Fira de Barcelona, depois de atrair 22.300 visitantes e de se consolidar como a grande montra da transformação do setor da construção, impulsionada pela sustentabilidade, industrialização e tecnologia. O evento foi muito concorrido com a participação de 368 empresas expositoras, 35% das quais internacionais provenientes de 22 países.

A edição deste ano centrou-se na mudança do modelo de construção, apresentando soluções industrializadas, materiais mais sustentáveis, sistemas de eficiência energética e a digitalização de processos na conceção, fiscalização e gestão de projetos com BIM, tecnologias da Indústria 4.0 e inteligência artificial. De realçar a participação de 40 startups com soluções disruptivas - o dobro do ano passado - à procura de clientes, investidores ou colaboradores.

Imagem da área de exposição situada no pavilhão 2 da Gran Vía na Fira Barcelona
Imagem da área de exposição situada no pavilhão 2 da Gran Vía na Fira Barcelona.

A Construmat deu ainda resposta a um dos maiores desafios sociais que se vive em Espanha, o défice habitacional, ao entregar, sob a forma de decálogo, o plano de medidas essenciais propostas pelo setor da construção ao Governo e à Generalitat de Catalunya, entre outras administrações.

O presidente da Construmat e da APCEspaña, Xavier Vilajoana, salientou que o salão "deu um salto importante tanto na oferta comercial como no seu congresso e atividades, marcando o caminho para a consolidação de um modelo de construção mais sustentável, tecnológico e colaborativo". A Vilajoana destacou ainda o consenso setorial alcançado para "tornar visível o papel da construção como motor de mudança para responder ao urgente desafio social do acesso à habitação".

Na mesma linha, o diretor do salão, Roger Bou, destacou a qualidade dos visitantes: "O crescimento significativo da oferta e a sua transversalidade atraíram perfis profissionais altamente qualificados e interessados em resolver desafios específicos de sustentabilidade e eficiência energética". Bou salienta ainda o aumento do número de visitantes internacionais, que representam agora 13% do total, principalmente de Portugal, Itália, França, Marrocos e Turquia, país convidado desta edição.

Debate sobre os desafios setoriais

Em complemento à oferta comercial, a Construmat apostou na promoção do debate sobre os grandes desafios do setor, bem como no networking profissional. Ao longo de três dias, realizaram-se 164 atividades, entre conferências, mesas redondas, workshops e masterclasses, com a participação de 212 oradores.

Destaca-se o congresso da construção sustentável, cujas sessões se centraram na habitação acessível, na saúde e bio habitabilidade e na irrupção da inteligência artificial na arquitetura e na construção. A falta de mão de obra e a incorporação de talento jovem e feminino no setor foi outro dos grandes temas abordados, tanto em conferências específicas como na Bolsa de Emprego, que ofereceu oportunidades de trabalho em colaboração com a Barcelona Ativa.

O arquiteto David Adjaye foi uma das personalidades que participaram no congresso da construção sustentável
O arquiteto David Adjaye foi uma das personalidades que participaram no congresso da construção sustentável.

Foram também atribuídos os Prémios Construmat, comissariados pela Fundação Mies van der Rohe, que distinguiram três obras construídas segundo critérios de arquitetura saudável e sustentável. Trata-se de um empreendimento de habitação social em Ibiza, da autoria de Peris+Toral arquitectes, um hospital pediátrico em Zurique, da autoria de Herzog & de Meuron, e uma antiga quinta convertida em hotel de 5 estrelas numa aldeia de Teruel, da autoria de Edra arquitetura km0.

A próxima edição da Construmat terá lugar de 18 a 20 de maio de 2027 no centro de exposições Gran Vía, recuperando a sua periodicidade bienal anterior à pandemia.

REVISTAS

SPR Esperanças - JJM Esperança, Lda.

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    28/07/2025

Subscrever

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial