A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) anunciou um "investimento estratégico global" na produção de escavadoras de rastos em três locais-chave da empresa. Em comunicado, a empresa sueca destaca que este importante investimento, que ascende a 2,5 mil milhões de coroas suecas (cerca de 228 milhões de euros), tem como objetivo “satisfazer a crescente procura dos clientes, mitigar os riscos da cadeia de abastecimento através da produção localizada e reduzir a dependência da logística de longa distância”.
“Num mercado em rápida evolução, esta iniciativa estratégica irá melhorar significativamente a capacidade e a flexibilidade, permitindo à Volvo CE satisfazer eficazmente as exigências atuais e futuras dos clientes”, continua o comunicado.
“Ao adicionar capacidade de produção perto dos principais mercados, a Volvo CE irá melhorar a eficiência operacional e a resiliência, garantindo prazos de entrega mais curtos e soluções adaptadas às necessidades regionais. Esta abordagem mitiga os riscos da cadeia de abastecimento através da produção localizada, reduzindo a dependência da logística de longa distância e gerindo os desafios económicos e regulamentares”. Além disso, pretende reduzir as emissões de carbono, minimizando as distâncias de transporte. Ao promover a colaboração com fornecedores e clientes locais, a Volvo CE posiciona-se para um crescimento sustentado e inovação, reforçando a sua presença no mercado, utilizando competências existentes e novas e navegando pelas complexidades de forma mais eficaz.
“Compreendemos a necessidade de responder à crescente procura e estamos entusiasmados por expandir as nossas instalações para melhor servir os clientes”, afirmou Melker Jernberg, presidente da Volvo CE. “Este investimento reforça o nosso compromisso com a qualidade, a inovação e a competência, o que nos permite oferecer ainda mais valor. Esta expansão demonstra os nossos esforços para responder à procura dos clientes, investindo no nosso negócio de escavadoras de rastos mais perto dos mercados e clientes-chave”.
O plano inclui a melhoria da fábrica de Changwon, na Coreia do Sul, para garantir os volumes globais e as capacidades na Ásia. Para a produção de escavadoras de rastos na Europa, a Suécia foi selecionada, e a decisão final sobre a localização, o alcance e o cronograma será tomada ainda em 2025. Além disso, uma linha de montagem de escavadoras será instalada na fábrica existente em Shippensburg (EUA) para responder ao mercado norte-americano. Esta abordagem estratégica visa reforçar a presença e a eficiência operacional da Volvo CE em regiões e mercados-chave.
A fábrica de Changwon continua a ser uma fábrica importante na rede industrial global da empresa, com competências essenciais para o fabrico, o desenvolvimento de produtos e as compras. O objetivo do investimento em Changwon é garantir volumes e capacidades globais e, ao mesmo tempo, aproveitar as capacidades da cadeia de abastecimento para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a capacidade de resposta às exigências do mercado.
O investimento total nos três centros ascende a 2,5 mil milhões de coroas suecas (cerca de 228 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), dos quais a maior parte será destinada à fábrica de Changwon. Os investimentos serão realizados nos próximos anos.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro