Grúas Aguilar colaborou nas obras de ampliação do passeio fluvial da região de Pamplona, com a montagem de uma ponte de madeira de 86,8 metros de comprimento que facilitará a ligação entre as localidades de Ibero e Etxauri. Foi uma manobra de alta complexidade técnica devido às dimensões da estrutura, ao peso e às limitações de espaço, mas na qual este equipamento com capacidade máxima de carga de 500 toneladas pode demonstrar algumas das suas grandes qualidades.
A grua móvel Liebherr LTM 1500-8.1 da Grúas Aguilar realiza a montagem de ponte pedonal de madeira com o vão mais longo do mundo, em Pamplona.
Em meados de maio, a grua móvel Liebherr LTM 1500-8.1 da Grúas Aguilar realizou um exigente projeto de obra civil, com a montagem de uma ponte de madeira em Pamplona, Navarra. O trabalho consistiu na pré-montagem e posterior içamento de uma ponte pedonal de madeira de grandes dimensões, com um peso total de 106 toneladas e um comprimento de 86,8 metros, instalada sobre o rio Arakil. Na Grúas Aguilar são especialistas em todo o tipo de içamentos, dando a cada projeto uma grande relevância.
Assim, pré-montaram as 8 secções da ponte num dos lados do rio Arakil, onde a grua foi içando e segurando as diferentes peças para a sua montagem. Uma vez concluído este processo, procedeu-se à elevação e colocação da ponte na sua posição definitiva através de uma operação de alta precisão em que a grua móvel Liebherr LTM 1500-8.1 teve de trabalhar num raio de 13 metros e com 42 metros de lança.
“A execução da manobra exigiu um planeamento logístico exaustivo, devido às dimensões e ao peso da estrutura, bem como às limitações de espaço envolvente. Este tipo de ação destaca a importância de contar com equipas especializadas, tanto técnicas como operacionais, e maquinaria de grande capacidade, como a grua móvel Liebherr LTM 1500-8.1, para garantir uma execução segura, eficiente e precisa", afirma Luis Aguilar, proprietário da Grúas Aguilar.
A ponte de madeira, com estrutura em arco, está localizada entre Ibero (Navarra) e a confluência dos rios Arakil e Arga.
Trata-se de uma estrutura singular, não só pela sua função, mas também pelo seu design e impacto técnico: foi executada sem pilares intermédios, tornando-se a ponte pedonal de madeira com o vão mais longo do mundo. "Um dos principais obstáculos deste trabalho residiu não só no peso e nas dimensões da estrutura, mas também na necessidade de manter um alinhamento milimétrico durante todo o processo para garantir uma montagem precisa na sua posição final sobre os apoios definitivos", salienta Luis Aguilar.
A montagem da ponte de madeira faz parte das obras de ampliação do passeio fluvial da região de Pamplona, que tem um orçamento de cerca de 2 milhões de euros e inclui a incorporação de um novo troço, com 4.468 metros de comprimento, entre as localidades de Ibero e Etxauri. Com este novo troço, o passeio fluvial atingirá 63 km de comprimento e a ampliação permitirá a ligação pedonal e ciclista entre ambas as localidades, promovendo a mobilidade e a utilização de espaços naturais como via de ligação entre núcleos urbanos. A execução da manobra exigiu um planeamento logístico exaustivo, devido às dimensões e ao peso da estrutura, bem como às limitações de espaço do entorno.
A Grúas Aguilar conseguiu a adjudicação deste projeto graças à sua experiência e capacidade técnica para realizar uma manobra destas características, que exigiu tanto meios especializados como um elevado nível de coordenação. "A nossa participação centrou-se em fornecer os equipamentos adequados e o pessoal qualificado para garantir o sucesso da montagem em condições de máxima segurança e precisão", afirma Luis Aguilar. Para a Grúas Aguilar, a realização deste projeto "representou uma oportunidade para demonstrar a nossa capacidade técnica numa operação especialmente exigente. Trata-se de uma manobra de elevada complexidade técnica, tanto pelas dimensões da ponte como pelo peso", salienta Luis Aguilar. "Este tipo de projetos permite-nos valorizar a nossa experiência e o nosso compromisso não só com a segurança e a precisão, mas também com o elevado nível técnico da nossa equipa humana e das nossas máquinas. Desta forma, reforçamos a nossa posição como uma das referências do mercado em trabalhos de elevação de grandes estruturas, a nível nacional", continua.
A Grúas Aguilar destaca na operação com a grua móvel Liebherr LTM 1500-8.1 'o firme compromisso' de contar com um equipamento extremamente versátil e potente que proporciona um equilíbrio perfeito entre capacidade de carga, versatilidade e mobilidade.
"Graças às suas excelentes qualidades, equipamento e inovação, pode realizar manobras de grande tonelagem sem necessidade de recorrer a equipamentos mais pesados ou com maior complexidade operacional. Além disso, a sua rápida montagem e capacidade de adaptação a diferentes configurações de lança e contrapesos tornam-no um equipamento fundamental na nossa frota, otimizando assim os recursos e os tempos de execução e reforçando a nossa capacidade de resposta a trabalhos de elevada exigência técnica", conclui Luis Aguilar.
A Grúas Aguilar utiliza a sua grua móvel Liebherr LTM 1500-8.1 numa ampla gama de aplicações, sobretudo no setor petroquímico, obras públicas, civil e infraestruturas. Também tem grande notoriedade no campo das energias renováveis, especialmente em projetos relacionados com a instalação e manutenção de aerogeradores, onde são necessários equipamentos fiáveis e de grande alcance.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro