A 2ª reunião de stakeholders nacionais do Corredor Ferroviário de Mercadorias Atlântico, que se realizou no dia 30 de junho, na sede da Infarestrutura de Portugal (IP), no Pragal, foi uma oportunidade para os parceiros se atualizarem sobre as muitas atividades e projetos em desenvolvimento e implementação para a conclusão do Corredor de Transporte Europeu Atlântico no âmbito da política TEN-T revista e das prioridades políticas da nova comissão na área dos transportes.
Foram apresentados pontos de situação dos projetos da responsabilidade da IP e do IMT no âmbito do corredor atlântico, nomeadamente:
A sessão foi aberta pelo presidente da IP, Miguel Cruz, que sublinhou a importância da participação ativa de todos os intervenientes na cadeia logística ferroviária — operadores, gestores de terminais, gestores de portos e utilizadores finais — no esforço conjunto para a integração de Portugal no sistema de transportes europeu, através do Corredor Atlântico.
A IP reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da ferrovia em Portugal, sustentado em programas estruturantes como o Ferrovia 2020 e o Plano Nacional de Investimentos 2030, que posicionam o transporte ferroviário como um modo competitivo, sustentável e plenamente integrado nas cadeias logísticas europeias.
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