O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) realizou mais um ensaio que vem contribuir para a inovação em matéria de engenharia sísmica em Portugal. O estudo, financiado pela FCT e liderado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em parceria com o LNEC e com a Universidade de Aveiro, visa desenvolver soluções e tecnologias para reforçar estruturas de betão armado já existentes, aumentando a sua resistência e estabilidade em caso de sismo.
O investigador José Melo, um dos responsáveis pelo projeto AR-SeismicRC (2022.05721.PTDC), explicou que este trabalho se centra na avaliação e reforço de estruturas representativas de edifícios existentes, simuladas através de protótipos em escala real. O objetivo é contribuir para a revisão das normas da parte 3 do Eurocódigo 8.
"Já realizámos diversas análises numéricas que nos permitiram desenvolver soluções de reforço, atualmente em fase de aplicação noutros protótipos de nós e elementos estruturais semelhantes aos testados aqui", referiu o responsável. Uma das principais soluções em ensaio inclui o uso de mantas de carbono, materiais avançados que permitem controlar o local e o tipo de dano durante um sismo, orientando-o para zonas mais seguras da estrutura, como as vigas, e protegendo elementos críticos como pilares e ligações estruturais.
Segundo José Melo, o objetivo passa por aumentar a ductilidade das estruturas – ou seja, a sua capacidade de deformação sem perda de estabilidade – assegurando a segurança global dos edifícios.
Embora seja um projeto com uma forte componente científica, há um claro foco na aplicabilidade prática. "A ideia é que as técnicas aqui desenvolvidas possam ser implementadas em edifícios reais, sobretudo em construções antigas que revelem vulnerabilidades face a eventos sísmicos”, explicou.
O projeto inclui cinco grandes ensaios, três deles já realizados ao longo de vários dias de atividade na plataforma sísmica do LNEC.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro