Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Projeto de construção modelo: concluída a primeira demolição do mundo totalmente elétrica

10/07/2025

Durante a construção do Campus Tecnológico da Siemens em Erlangen, o processo de demolição já está a ser implementado de forma consistente e neutra em termos de emissões. Máquinas de construção inovadoras totalmente elétricas da Volvo Construction Equipment estão a ser utilizadas, reduzindo significativamente as emissões. Além disso, a Metzner Recycling garante uma taxa de reciclagem particularmente alta de materiais de construção e a manutenção de recursos valiosos em circulação. Esta interação de tecnologias modernas e processos sustentáveis ??torna o projeto um modelo exemplar para a indústria de demolição.

O manipulador de materiais Volvo EW240 Electric MH avança com a demolição dos primeiros painéis do edifício

O manipulador de materiais Volvo EW240 Electric MH avança com a demolição dos primeiros painéis do edifício.

Em julho de 2023, a Siemens anunciou a criação de um novo campus para desenvolvimento e fabricação de alta tecnologia em Erlangen, investindo cerca de 500 milhões de euros para expandir as capacidades de pesquisa e fabricação. A Siemens está, portanto, a desenvolver o local num centro global de pesquisa e desenvolvimento e o núcleo para atividades tecnológicas globais no metaverso industrial. A expansão do local segue um conceito abrangente e voltado para o futuro em sustentabilidade e energia. O local de aproximadamente 200.000 metros quadrados será consistentemente projetado como um local de emissão zero que responde aos mais altos critérios de sustentabilidade: os recursos planeados incluem uma infraestrutura de energia inovadora, um fornecimento de energia verde em parceria com a cidade de Erlangen e o uso extensivo de soluções de tecnologia de construção digital sustentável da Siemens. O novo campus em Erlangen está a ser realizado pela Siemens Real Estate, a empresa imobiliária do grupo, em conjunto com a Siemens Digital Industries.

Parceiros do projeto para a primeira desmontagem totalmente elétrica...

Parceiros do projeto para a primeira desmontagem totalmente elétrica. Da esquerda para a direita: Torsten Höppner, Siemens Digital Industries, Daniel Bechmann, Siemens Real Estate, Therese Schmitz-Hillebrecht, Volvo CE, Michael Metzner, Metzner Recycling, Peter Bauer, Volvo CE.

Os primeiros passos foram o planeamento virtual e a simulação do novo campus de tecnologia, mesmo antes da cerimónia de lançamento da pedra fundamental, para que importantes metas de sustentabilidade já pudessem ser consideradas e planeadas usando um gémeo digital dos edifícios. O cliente, a Siemens Real Estate, juntamente com a Metzner Recycling, também está a inovar na demolição dos edifícios existentes. Juntamente com a parceira experiente e inovadora Volvo Construction Equipment, está a ser realizada a primeira demolição sem emissões do mundo em escala industrial.

As máquinas de construção totalmente elétricas estão a desmontar e triturar dois edifícios com uma área construída de 3.300 metros quadrados e um volume de construção de aproximadamente 24.700 metros cúbicos. Cerca de 12.800 toneladas de material mineral reciclado serão recuperadas dos resíduos de demolição, que serão reutilizados diretamente no local na nova construção.

No geral, os edifícios demolidos com os robôs de demolição apresentam uma taxa de reciclagem de cerca de 96% de todos os materiais resultantes – por exemplo, como subestrutura para lajes, como agregado para betão ou como painéis de piso elevado, que são recolhidos e reprocessados ??pelo fabricante. "Como empresa, estabelecemos metas ambiciosas de sustentabilidade e queremos ser neutros em termos de clima até 2030", afirma Daniel Bechmann, gerente geral do projeto de construção. "Já somos amplamente neutros em termos de CO2 nas nossas operações com os novos projetos de construção. Portanto, foi uma grande oportunidade para nós, juntamente com os competentes parceiros de demolição, contribuimos decisivamente para a redução de CO2 num grande estaleiro de obras", afirma Bechmann.

A escavadora elétrica sobre rastos EC230 a separar materiais no local

A escavadora elétrica sobre rastos EC230 a separar materiais no local.

Projeto pioneiro para a indústria da construção do futuro

Juntamente com a Volvo Construction Equipment, a Metzner Recycling implementou um processo completo no estaleiro de obras totalmente elétrico e praticamente sem emissões - incluindo logística, reciclagem e combinação de máquinas. Este projeto foi apoiado por parceiros como o revendedor Volvo Robert Aebi, a Husqvarna Construction, a Volvo Trucks, as concessionárias municipais de Erlangen e outros prestadores de serviços.

O que inicialmente parece ser um projeto piloto é, na realidade, um teste prático de campo - baseado em requisitos concretos, condições da vida real e resultados mensuráveis. A maquinaria totalmente elétrica da Volvo, complementado por camiões livres de emissões, foi usada durante as operações de demolição em andamento. Todos os processos foram organizados de forma que os resíduos da construção fossem reciclados profissionalmente diretamente no local e preparados como matéria-prima para projetos subsequentes. O objetivo: reduzir as emissões, evitar o transporte e usar os recursos de forma eficiente.

A escavadora compacta elétrica Volvo ECR18 eviscerou o prédio por dentro
A escavadora compacta elétrica Volvo ECR18 eviscerou o prédio por dentro.

O uso consistente de máquinas elétricas estendeu-se por todas as fases do projeto – desde a remoção seletiva de escombros e remediação de poluentes até a demolição completa. A escavadora compacta Volvo ECR18 totalmente elétrica e a carregadora de rodas Volvo L20 Electric foram usadas dentro dos edifícios: a ECR18 lidou com a quebra e o lascamento precisos de betão e alvenaria – apoiada por um robô de demolição Husqvarna DXR145/DXR305, enquanto a L20 Electric transportou eficientemente o material escavado para fora do edifício.

A demolição de grande volume do edifício foi realizada pelo manipulador de materiais Volvo EW240 Electric MH e pela escavadora de rastos EC230 Electric, também totalmente elétrica, que realizou a demolição propriamente dita. A carregadora de rodas L120 Electric então moveu o material quebrado para o britador elétrico de rastos. Todo o processo foi apoiado por logística eletrificada – a Volvo Trucks transportou o material processado e demonstrou que o fluxo de material livre de emissões já é viável, mesmo em ambientes urbanos.

A Volvo CE está constantemente a impulsionar a eletrificação

Para a Volvo Construction Equipment, este projeto é mais um pilar na transição consistente para soluções de máquinas livres de emissões. “A nossa transformação não é mais uma visão, mas uma realidade", afirma Therese Schmitz-Hillebrecht, chefe da Área de Mercado da Europa Central da Volvo Construction Equipment. "Não desenvolvemos apenas máquinas de construção elétricas – acompanhamos os nossos parceiros na sua jornada rumo a um futuro com zero emissões. O facto de uma empresa como a Metzner demonstrar a coragem de trilhar este caminho conosco é um sinal forte".

A carregadora de rodas elétrica Volvo L20, juntamente com o camião elétrico Volvo FE 6x2 com gancho de elevação...

A carregadora de rodas elétrica Volvo L20, juntamente com o camião elétrico Volvo FE 6x2 com gancho de elevação, cuida da logística do estaleiro de obras.

"Sem a estreita cooperação de todos os envolvidos, este projeto não teria sido possível desta forma", afirma Peter Bauer, líder de Segmento da Volvo CE. "A Metzner demonstrou a coragem de inovar – e a Volvo, juntamente com seus parceiros, conseguiu demonstrar o potencial que a construção elétrica já possui hoje". A transparência da Siemens Real Estate durante a preparação do projeto também contribuiu para o sucesso.

O estaleiro de obras serviu não apenas como um campo de testes técnicos, mas também como um verdadeiro ambiente de aprendizagem: todos os envolvidos — desde operadores de máquinas até planeadores e equipa de logística — puderam familiarizar-se com a nova tecnologia e os requisitos de estaleiro de obras totalmente elétricos num ambiente seguro.

O transporte também foi totalmente elétrico
O transporte também foi totalmente elétrico.

Um novo padrão em demolição: baixa emissão e circular

Ao longo dos anos, a Metzner Recycling desenvolveu um profundo conhecimento das crescentes procuras dos seus clientes, especialmente no que diz respeito à segurança, à proteção da saúde e aos princípios da economia circular. Os proprietários de edifícios consideram-se cada vez mais responsáveis ??por reduzir as emissões de CO2, evitar o desperdício e manter os recursos no ciclo de materiais. A Metzner responde a estes requisitos com processos consagrados para a reutilização de componentes e a separação pura de materiais minerais durante o processo de demolição no local.

"O facto de termos dado agora o primeiro grande passo em direção a estaleiros de obras totalmente elétricos e, portanto, de baixa emissão como padrão técnico é um enorme sucesso para nós – a equipa da Metzner – e para os proprietários dos nossos edifícios", afirma Michael Metzner, diretor geral da empresa.

Ao fazer isto, a Metzner não está apenas a responder aos desafios técnicos e ecológicos, mas também dando um exemplo claro para uma indústria da construção sustentável em termos de conservação de recursos, prevenção de emissões e criação de valor circular.

O L20 Electric carrega contentores para diversos materiais de reciclagem no local.

A Husqvarna Construction, com a sua expertise em robôs de demolição e equipamentos de gestão de poeira, está a ajudar a pavimentar o caminho para estaleiros de obras de baixo carbono. "Esta demolição totalmente elétrica demonstra a viabilidade de estaleiros de obras com emissão zero. Os insights que podemos obter com ela são valiosos para todos os envolvidos, desde tomadores de decisão políticos e clientes do setor de construção até proprietários de projetos e operadores de máquinas. Ao fazer parcerias com empresas líderes do setor, podemos impulsionar a mudança juntos", afirma Mathias Pfitzenmeier, vice-presidente de Vendas e Serviços da Husqvarna Construction na Alemanha.

O projeto demonstra de forma impressionante que a construção sustentável é possível – quando tecnologia, planeamento e espírito de equipa se unem. A Metzner e a Volvo, juntamente com a sua rede de parceiros, estão entusiasmadas com os próximos passos e convencidas "de que o caminho para um estaleiro de obras com emissão zero começa aqui".

REVISTAS

SPR Esperanças - JJM Esperança, Lda.

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    30/06/2025

  • Newsletter EngeObras

    16/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial