Um júri internacional de alto nível concedeu à Volvo CE o prestigioso prémio Red Dot Design Award pelo design moderno da carregadora de rodas elétrica L120.
A qualidade e o design da Volvo L120 Electric convenceram um júri internacional a homenagear a inovadora carregadora de rodas elétrica com o cobiçado Prémio Red Dot na categoria Design de Produto. A cerimónia ocorreu a 8 de julho como parte da cerimónia anual de prémios em Essen.
Satisfeitos com o prémio: Jonas Fredberg, engenheiro de estúdio, Peter Reuterberg, designer-chefe sénior avançado, Jenny Arnell, gerente de grupo, e Nina Augustsson, diretora de design do Grupo Volvo (da esquerda para a direita).
O Prémio Red Dot é uma das competições de design de produto e industrial mais renomadas internacionalmente. É apropriado que o visual moderno da L120 Electric também seja o resultado de colaboração internacional: equipas de tecnologia e design de Jinan, China, e Eskilstuna e Gotemburgo, Suécia, trabalharam juntas por cerca de um ano. O prémio é, portanto, também uma prova do poder da colaboração global dentro da Volvo CE.
Peter Reuterberg, designer avançado sénior da Volvo CE: "Estou muito feliz por termos ganho o prémio, mas estou especialmente satisfeito por tê-lo conquistado para esta máquina em particular. A troca do diesel pela energia elétrica deu-nos a oportunidade de pensar de forma diferente e iniciar grandes mudanças. Esperamos que a nova silhueta seja imediatamente reconhecida como 'elétrica' no futuro".
O formato aerodinâmico da carregadora elétrica só é possível graças à eliminação do motor de combustão. O resultado é uma transformação de uma traseira bastante quadrada para um formato mais elegante, característico de uma nova era de máquinas elétricas.
Se os projetistas tivessem simplesmente substituído o motor de combustão por baterias, a redução de peso e, consequentemente, a visibilidade melhorada da cabine não teriam sido possíveis. No entanto, como as carregadoras de rodas são projetadas para se deslocar quase tanto para trás quanto para a frente durante a operação, uma boa visibilidade panorâmica é crucial para uma operação segura e eficiente.
Os engenheiros e designers da Volvo CE, portanto, trabalharam numa nova solução holística, integrando as baterias ao contrapeso da máquina — uma solução dupla, já que o alto peso da bateria é geralmente considerado um problema em veículos e máquinas elétricos. Na L120 Electric, a unidade de armazenamento de energia serve como um substituto para o contrapeso necessário. O resultado é uma máquina que não só tem uma boa aparência, mas também oferece melhor visibilidade, segurança e sustentabilidade em comparação com as versões convencionais a diesel.
Annie Gao, engenheira de plataforma de Produto no Centro de Tecnologia de Jinan, Volvo CE China: "Quando apresentamos a máquina pela primeira vez, foi um avanço significativo que realmente captura o espírito de um veículo elétrico. É a nossa busca incansável por inovação, a nossa atenção aos detalhes e o nosso compromisso com a qualidade que tornaram isso possível". O interior da carregadora elétrica L120: a forma segue a função: o design premiado garante excelente visibilidade panorâmica para o operador.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro