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Infraestruturas de Portugal inova com reciclagem a frio com betume-espuma

21/07/2025

A Infraestruturas de Portugal (IP), em parceria com a Pragosa e a Universidade do Minho, lançou o projeto de reciclagem a frio com betume-espuma em central móvel, para a reabilitação sustentável de infraestruturas rodoviárias. Utilizando uma tecnologia inovadora de reciclagem de pavimentos, inédita em Portugal, esta solução oferece vantagens significativas para o novo paradigma da reabilitação da rede rodoviária.

O uso desta nova técnica possibilita uma redução significativa de consumo de materiais, de produção de resíduos, e de emissões de CO₂...
O uso desta nova técnica possibilita uma redução significativa de consumo de materiais, de produção de resíduos, e de emissões de CO₂, contribuindo para a materialização da estratégia de sustentabilidade da empresa.

Este procedimento, em comparação com a reconstrução tradicional do pavimento com misturas betuminosas a quente, conduz quer à poupança de materiais usados na reabilitação da estrada, quer a redução das emissões equivalentes de CO2 alcançadas, face a uma solução tradicional.

Adicionalmente, a solução de reciclagem com betume-espuma além de oferecer uma solução estruturalmente equivalente às técnicas convencionais, mantém a eficiência e durabilidade, constituindo por esse facto um método de pavimentação mais sustentável, sem comprometer a qualidade.

Imagen

A nova solução foi utilizada no projeto de reabilitação do pavimento da ER243, em Riachos, obtendo-se ganhos evidentes em desempenho e eficiência ambiental. Com menos transporte, sem necessidade de aquecimento, e aproveitamento total do pavimento existente, esta solução provou ser ambientalmente mais sustentável em diversos parâmetros:

  • Menos 66% de emissões de CO2 (2 740 t vs. 8 150 t);
  • Redução até 50% do tempo de execução;
  • Menos 90% de consumo de recursos naturais;
  • Volume de transporte de materiais com redução de 90%;
  • Reutilização de 10 700 toneladas de material fresado;
  • Poupança de 17 800 toneladas de matérias-primas.

Esta inovação tecnológica, desenvolvida com o envolvimento ativo de empresas e meio académico, reforça a aposta da IP numa engenharia mais sustentável, com impacto real na gestão de infraestruturas rodoviárias em Portugal.

Fonte: IP

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