Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

"Samoter é um evento imperdível para todos aqueles que olham para o futuro com determinação"

Entrevista com Matteo Pasinato, diretor de eventos da Samoter 2026

29/09/2025

Com o olhar voltado para os grandes desafios do setor e para um mercado em constante transformação, a Samoter 2026 perfila-se como uma edição fundamental para a consolidação da feira como plataforma estratégica para a inovação, a formação e os negócios no âmbito das máquinas de construção. O evento, organizado pela Veronafiere, realiza-se em Verona, de 6 a 9 de maio de 2026. Matteo Pasinato, gestor de eventos do certame, antecipa nesta entrevista algumas das principais novidades da próxima edição, marcada pelo reforço da sua dimensão internacional, pelo crescimento da área de exposição, pela aposta em conteúdos digitais e pela profissionalização do setor através de iniciativas como a Samoter Academy.

Matteo Pasinato, diretor de eventos da Samoter 2026. Foto: Veronafiere EnneviFoto
Matteo Pasinato, diretor de eventos da Samoter 2026. Foto: Veronafiere EnneviFoto.

Quais serão as novidades da Samoter 2026 em relação à última edição de 2023?

A 32ª edição da Samoter será ainda mais completa, com uma oferta expositiva ampliada, o regresso de importantes atores internacionais e novas e mais impressionantes oportunidades de networking e negócios. Esta atualização do evento é o resultado dos esforços estratégicos da Veronafiere através de investimentos decisivos para reforçar o papel da Samoter como feira de referência na Europa para todo o setor de máquinas de construção. O objetivo é que a edição de 2026 seja cada vez mais interativa, dinâmica e orientada para a inovação, oferecendo assim aos profissionais do setor uma experiência de imersão total e gratificante.

Precisamente por este motivo, o Salão promete ser imperdível, não só graças ao programa, atualmente em fase de definição, de conferências e workshops que serão realizados na Samoter Arena, oferecendo assim aos operadores valiosas pré-estreias e também uma plataforma B2B internacional. O Samoter Digital também regressará em 2025 como um cenário estratégico para o setor. Promoverá o diálogo entre produtores de tecnologia, profissionais, gestores, operadores e empresas de construção. A 32.ª edição da feira também ampliará o Digital Construction Site, enquanto a área de demonstração do Samoter Digital se transformará num estaleiro de obras automatizado à escala real. Entretanto, os preparativos para a feira começaram com os Samoter Days, o Prémio de Inovação Samoter, o Samoter B2Press e os webinars Samoter.

A Academia Samoter foi lançada no ano passado em resposta à escassez de trabalhadores qualificados no setor. Em que consiste esta iniciativa e como está a contribuir para atrair novos profissionais para o setor? Como será melhorada na edição de 2026?

Entre as novidades de 2026 destaca-se o lançamento da Academia Samoter, que pretende dar respostas eficazes a um desafio crucial no setor das máquinas de construção: o desfasamento entre a oferta e a procura de operadores qualificados. A iniciativa estabelece as bases para o recrutamento estruturado de estudantes matriculados em institutos técnicos a partir dos 15 anos. Também oferece às empresas fabricantes a oportunidade de formar os estudantes diretamente nas suas máquinas e equipamentos. No final do curso, a Academia Samoter concederá os diplomas de Técnico em Reparação de Máquinas de Construção ou de Operador Qualificado de Máquinas de Construção, com o qual estes novos jovens operadores poderão ser contratados prioritariamente pelas empresas fabricantes que os formaram.

Imagem da Samoter 2023. Foto: Veronafiere EnneviFoto
Imagem da Samoter 2023. Foto: Veronafiere EnneviFoto.

Quais são os objetivos estratégicos definidos em termos de expositores, visitantes e presença internacional para esta próxima edição?

A Samoter, organizada pela Veronafiere em colaboração com a UNACEA e a CECE, única feira em Itália dedicada inteiramente à gama completa de equipamentos para a construção, confirma a sua condição de centro estratégico para toda a cadeia de abastecimento: desde o movimento de terras até à elevação/elevação, demolição, perfuração e trituração, passando pela pedreira até aos veículos para obras, incluindo também o betão até ao setor rodoviário, bem como equipamentos, componentes de motores e peças sobresselentes, logística, serviços e TIC.

Neste sentido, o nosso objetivo é melhorar os resultados da edição anterior, que atraiu 536 expositores de 23 países distribuídos por 6 pavilhões, numa área total de mais de 50.000 metros quadrados, aos quais se juntaram três áreas de exposição exteriores e áreas de demonstração para testes dinâmicos. Quanto aos visitantes, o objetivo é superar os números de 2023, com a participação de mais de 40 000 pessoas provenientes de 91 países, com a Alemanha, Espanha e França nos três primeiros lugares em termos de chegadas. Também estiveram presentes representantes da Ásia, África, América do Norte e América do Sul.

Que ações estão a ser realizadas para atrair expositores e visitantes internacionais e em que mercados estão mais interessados?

A presença de marcas importantes de todo o mundo impulsionará o evento e acentuará a sua vocação internacional num contexto em que as marcas historicamente visíveis nos mercados mundiais continuarão a desempenhar um papel vital e impulsionador do evento. Ao mesmo tempo, graças à colaboração com a Agência de Comércio do ICE, um grande número de compradores internacionais selecionados de primeira linha também estará presente no Salão, com ações direcionadas não só a várias áreas-alvo, como aos Balcãs, partes do Magrebe e Europa Central-Norte, mas também a países em desenvolvimento do Sudeste Asiático e da América do Sul.

Como descreveria a situação do setor da construção, tanto em Itália como a nível internacional, tendo em vista a próxima edição da Samoter?

O setor da construção continua a ser um pilar fundamental para a economia italiana, bem como para a Europa em geral. Em particular, o setor de máquinas de construção em Itália em 2024 registou uma faturação total de 6,1 mil milhões de euros e aproximadamente 85.000 funcionários. A produção italiana ascende a 3,9 mil milhões de euros, dos quais 3,2 mil milhões são exportados para países de todo o mundo.

A balança comercial apresenta um saldo positivo de cerca de 1 mil milhões de euros. A Unacea (União Italiana de Máquinas de Construção) prevê que 2025 será um ano de transição para o setor das máquinas de construção. Após um recuo de 8,9% em 2024, este ano haverá uma queda mais moderada nas vendas, estimada em cerca de 3,3%. Isto explica que, apesar da redução fisiológica da procura, o setor manterá, no entanto, um alto nível de vendas, apoiado por investimentos públicos e pela necessidade contínua de novas infraestruturas.

Além disso, nos primeiros três meses de 2025, as vendas no mercado italiano ascenderam a 4.400 máquinas de construção, o que representa um aumento de 6% em comparação com o mesmo período de 2024. Especificamente, foram vendidas 4.215 máquinas de terraplanagem (+5%) e 185 máquinas de construção de estradas (+11%).

Imagem da Samoter 2023. Foto: Veronafiere EnneviFoto
Imagem da Samoter 2023. Foto: Veronafiere EnneviFoto.

A Samoter esteve presente na recente edição da Bauma 2025. Que tendências, tanto no setor como no formato da própria feira, detetou que possam influenciar o enfoque da Samoter 2026?

Estar na Bauma 2025 foi uma oportunidade vital para observar em primeira mão a evolução do setor e o panorama internacional das feiras. Identificámos várias tendências significativas que influenciarão diretamente o cenário da Samoter 2026. Do ponto de vista tecnológico, o setor de equipamentos de construção está a atravessar uma transição acelerada para a eletrificação, a integração de soluções digitais e a inteligência artificial aplicada à gestão de obras. Temas como descarbonização, mobilidade elétrica, manutenção preditiva e sistemas de condução autónoma tornaram-se centrais para produtores e operadores.

A Samoter 2026 ampliará ainda mais o seu foco nestas áreas, com conteúdos dedicados, demonstrações ao vivo e áreas de exposição. Quanto ao formato da feira em si, surge a necessidade de tornar os eventos cada vez mais experienciais e interativos. Já não basta 'expor': os visitantes devem participar em ambientes dinâmicos, demonstrações ao vivo, workshops de formação e oportunidades para estabelecer contactos estruturados.

Com isto em mente, estamos a trabalhar para reforçar a nossa Obra Digital, transformando-a numa réplica automatizada em escala real, na qual os visitantes podem experimentar a inovação em primeira mão, bem como para reforçar a identidade da Samoter Arena como o coração pulsante de conteúdos e debate.

A Bauma também confirmou o papel crescente e cada vez mais central da sustentabilidade nos processos de tomada de decisão dos operadores: a Samoter 2026 dedicará um espaço considerável a soluções ecológicas, materiais circulares e tecnologias que ajudam a reduzir o impacto ambiental ao longo de toda a cadeia de abastecimento da construção. Até mesmo o papel do mundo digital antes e depois da própria feira tornou-se fundamental. Neste sentido, a Samoter 2026 contará com uma plataforma digital que facilitará o matchmaking e o acesso a conteúdos formativos, além de estender as relações comerciais para além dos dias da feira principal.

Que feedback receberam dos visitantes da feira?

O stand da Samoter 2026 foi visitado por dezenas e dezenas de interessados do mundo da construção, incluindo editoras internacionais, associações europeias e não europeias, empresas de construção de todos os segmentos da indústria, bem como um grande número de expositores já inscritos ou que planeiam inscrever-se nos próximos meses.

Estas partes interessadas, bem como o público profissional, mostraram o seu firme apoio à equipa da Samoter, expressando a sua esperança de que a edição de 2026 seja muito atraente tanto para o mercado nacional como para o internacional. A mensagem que pretendemos transmitir é que o evento trienal de Verona, que se realiza no ano imediatamente a seguir à Bauma, pode servir como uma montra empresarial de alto nível, eficaz e reconhecível para o setor da construção.

Os Prémios de Inovação são um dos momentos-chave de cada edição. Qual é o impacto destes prémios na visibilidade das marcas participantes e na promoção da inovação dentro do setor?

O Prémio de Inovação Samoter é um ativo vital para promover a evolução técnica e a inovação tecnológica no setor. Criado para estimular e promover a investigação e o desenvolvimento na cadeia de abastecimento de máquinas de construção, este prémio, atribuído por um júri técnico composto por especialistas internacionais, académicos, jornalistas da imprensa especializada, representantes de associações comerciais e agentes industriais, garante um reconhecimento de prestígio e uma montra internacional de alto nível para as empresas que investem em soluções de ponta em termos de eficiência, segurança, sustentabilidade e digitalização. A cerimónia de entrega dos prémios da 32.ª edição será realizada durante o jantar de networking, no qual participarão as empresas e os jornalistas participantes do evento Samoter B2Press.

Imagem da Samoter 2023. Foto: Veronafiere EnneviFoto
Imagem da Samoter 2023. Foto: Veronafiere EnneviFoto.

Qual é o papel dos eventos paralelos, como o Paving Show & Congress, para enriquecer a proposta da Samoter 2026?

O programa de eventos da Samoter sempre foi fundamental para nós e voltará a ser um dos principais pilares da feira em 2026. Embora ainda esteja a ser definido, incluirá eventos estratégicos que serão realizados na Samoter Arena com conferências, mesas redondas e workshops nos quais serão partilhadas ideias e dados para melhor interpretar a evolução do setor. O debate centrar-se-á em temas como a digitalização e a inteligência artificial, a sustentabilidade ambiental e a transição ecológica, a inovação e a automatização das obras, a descarbonização e os processos de construção de impacto zero, a formação profissional e a segurança.

Por último, que mensagem gostaria de transmitir tanto aos expositores como aos visitantes que estejam interessados em visitar Verona em maio de 2026?

O slogan 'Continuemos a construir', escolhido para a campanha publicitária da Samoter, transmite uma mensagem forte e motivadora: continuemos a construir em grande. Em tempos de mudança constante e rápida transformação tecnológica, o setor da construção precisa, mais do que nunca, de pontos de referência eficazes, locais físicos onde profissionais, empresas, instituições e partes interessadas possam reunir-se, debater, formar-se e aproveitar novas oportunidades.

A Samoter 2026 é tudo isto e muito mais: é uma plataforma estratégica de negócios e networking projetada para apoiar o crescimento das empresas e o desenvolvimento do mercado; é um observatório privilegiado da inovação que revela as tecnologias que atualmente revolucionam o setor; é um local para educação e inspiração, graças à Samoter Academy, conferências e workshops técnicos focados especificamente no desenvolvimento de competências eficazes e comercializáveis; é uma vitrine internacional para os atores que desejam crescer, exportar e ampliar as suas redes. Para todos aqueles que olham para o futuro com determinação, a Samoter é um evento imperdível. Verona está pronta para receber de braços abertos, de 6 a 9 de maio de 2026, para construirmos juntos o próximo capítulo do nosso setor em evolução.

REVISTAS

SPR Esperanças - JJM Esperança, Lda.Xylem Water Solutions España, S.A.

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    13/10/2025

  • Newsletter EngeObras

    29/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial