"Drillcon oferece soluções sustentáveis para aumentar a produtividade através de serviços inovadores"
Drillcon, é uma das grandes referências mundiais no fornecimento de serviços de perfuração para mineração e construção, com mais de 60 anos de experiência neste tipo de trabalho. Desde setembro de 2023, o seu diretor-geral para Espanha e Portugal é Pedro Martínez-Herrera, um profissional com uma longa experiência neste setor, quem tivemos o prazer de entrevistar para conhecer as chaves do sucesso da empresa e os ambiciosos desafios que se propõe para o futuro.
A Drillcon é um fornecedor de serviços de soluções de perfuração para mineração e construção. Fundada há mais de 60 anos e, desde o primeiro dia, adjudicada com contratos internacionais. Contamos com uma ampla gama de serviços de perfuração dentro da perfuração contínua e Raise Boring, sempre em estreita cooperação com clientes e fornecedores. A Drillcon oferece soluções sustentáveis para aumentar a produtividade através de serviços inovadores. Com sede na Suécia e empresas na Europa e América Latina, o alcance global do Grupo abrange mais de 45 mercados.
Como eu disse anteriormente, algo fundamental para nós é trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes, adaptando-nos e fornecendo soluções para as suas necessidades, não apenas na execução de trabalhos e projetos tecnicamente complexos, mas também nos prazos de execução, que, como todos sabemos, são um ponto-chave.
Sem dúvida, acredito que a Drillcon se diferencia por concluir sempre o trabalho ou projeto atribuído, por mais complexo que seja, mantendo os mais elevados padrões de segurança na operação. Isto, na minha opinião, é o resultado de valores muito enraizados na empresa, que são: inovação, compromisso e cooperação.
A Drillcon tem duas subsidiárias na Península Ibérica, a Drillcon Perforaciones España e a Drillcon Iberia, que atendem, respetivamente, o mercado espanhol e o português. Atualmente, temos a nossa sede de operações em Aljustrel, Portugal.
A Drillcon, entre as duas subsidiárias, conta com cerca de 150 funcionários, com grandes expetativas de crescimento, tanto em termos de negócios como de funcionários.
O método Raise Boring é utilizado na escavação de poços de ventilação, passagem de pessoal ou passagem de material. O Raise Boring é executado em duas etapas: em primeiro lugar, é feita a perfuração de um furo piloto, de um nível superior para um nível inferior. Quando se atinge o nível inferior, remove-se a broca com a qual perfuramos e conecta-se um escariador que, através do impulso e da rotação conferidos pelos equipamentos, tritura a rocha, que cai por uma gravidade para o nível inferior, que vai sendo desbloqueado.
Na Drillcon, dispomos de uma vasta gama de equipamentos, que nos permitem responder aos diferentes diâmetros que os clientes nos solicitam, que vão desde os 0,6 m até pouco mais de 6 m de diâmetro. As profundidades que podemos atingir dependem muito das condições geológicas, embora tenhamos experiências recentes de 700 m de profundidade a 4 m de diâmetro, incluindo 1.000 m de piloto.
O nosso parque de máquinas é composto por Robbis 91, 71, 73, 34, Easer, Rhino 1.000, DR50Y, Indau, etc.
Atualmente, trabalhamos a partir das subsidiárias de Portugal e Espanha, na faixa pirítica, executando todo o tipo de trabalhos verticais para clientes como Sandfire Matsa, Somicor-Boliden e Almina.
Executamos perfuração de testemunho contínuo onde os nossos clientes querem explorar, o que abrange desde sondagens de superfície até 1.500 m, até sondagens no interior da mina, até 900 m.
Atualmente, estamos a trabalhar exclusivamente para a mineração, liderando o mercado português. A nossa ambição é colocar a Drillcon Perforaciones España ao nível da Drillcon Iberia, em termos de negócio de perfuração com recuperação contínua de testemunhos.
Na Drillcon, dispomos de uma grande variedade de equipamentos, U8 Smart, DBS's 15, Cs 10, 14 Onram1500 e muitos outros. Atualmente, temos muitos trabalhos em Portugal.
Há já alguns anos que incorporámos o revestimento de poços. Uma vez executados os poços, os clientes solicitam-nos o seu revestimento, o qual executamos através de robôs de revestimento. Este robô é suspenso por um guincho que é controlado a partir da cabine, tal como o projetado. Chegámos a quase 500 m de profundidade com um diâmetro de 4 m.
Como sabe, existem macrotendências muito definidas no nosso setor, como a digitalização, a eletrificação ou a automatização.
É verdade, a digitalização, a eletrificação e a automatização são três temas de total atualidade... são uma realidade. No nosso caso, estamos em plena transformação digital e posso dizer que, no ano passado, incorporámos sistemas de gestão que nos permitem melhorar a qualidade da informação, bem como a rapidez na sua obtenção, para podermos tomar as melhores decisões. Estes sistemas estão focados na gestão da nossa frota de máquinas (Hyrma), gestão de stocks (Extend) e, por último, gestão de pessoal e perfuração (Qbis).
No que diz respeito à automatização, começámos a fazer perfuração automática em perfuração contínua, no interior da mina, uma vez que há muito tempo perdido, por motivos óbvios da operação.
Como bem refere, tanto a segurança como a sustentabilidade são dois pilares fundamentais na nossa operação. Reforçámos a equipa com técnicos de segurança, que se encarregam de coordenar todas as ações de segurança, higiene industrial, ergonomia e ambiente. E digo coordenar, porque a segurança, em particular, é algo que diz respeito a toda a empresa, pelo que os nossos supervisores, chefes de produção, etc. participam ativamente.
Quanto à sustentabilidade, começámos a monitorizar o consumo de gasóleo, o consumo elétrico e a gestão de resíduos, para reciclar alguns produtos que utilizamos na nossa operação, como é o caso dos tricones e dos cortadores.
Acho que estamos num momento emocionante para o setor de mineração, mas também para a construção. Como sabemos, há muitos projetos de mineração que parecem que vão ver a luz nos próximos anos. A transição energética e a geopolítica farão com que, quase com toda a certeza, Portugal e Espanha sejam uma referência em termos de mineração. Prevê-se um aumento da exploração e, quando houver novos projetos de mineração no interior, estes trarão muito desenvolvimento vertical.
Quanto à construção, estamos a ver como a população está a crescer, pelo que existe uma necessidade constante de construir mais infraestruturas, como metro e outras ligações ferroviárias. As expetativas a médio prazo são muito boas.
O principal desafio que temos é posicionar a Drillcon Perforaciones España ao nível da Drillcon Iberia em Portugal, em serviços de perfuração contínua em exploração mineira. Em Portugal e nos países escandinavos, somos líderes neste tipo de perfuração, mas, no entanto, em Espanha, temos tido uma presença muito limitada, sendo apenas conhecidos pelos trabalhos de Raise Boring.
Temos as capacidades técnicas, o músculo financeiro para investir e, acima de tudo, muita vontade! Acho que também será bom para os clientes de Espanha poder contar com uma empresa como a Drillcon, com mais de 60 anos de experiência no mercado.
A Drillcon confia em continuar a expandir a sua presença na Península Ibérica nos próximos anos.
Só queria terminar agradecendo aos clientes pela confiança que depositam diariamente na Drillcon e, claro, aos nossos funcionários, que dia após dia perfuram metros e executam os projetos que os nossos clientes nos pedem. Sem eles, nada seria possível. Só queria valorizá-los e, como dizemos na Drillcon, 'Together we make the difference' ('Juntos fazemos a diferença').
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro