Uma grua torre sem tirantes Potain MCT 385 concluiu a sua contribuição para a ponte mais alta do mundo, a ponte do Grande Canyon de Huajiang em Guizhou, no sudoeste da China. Com uma altura livre de 625 m desde o tabuleiro da ponte até à superfície do rio, a nova estrutura duplica largamente a altura do Viaduto de Millau, em França, e reduzirá o tempo de viagem de Liuzhi a Anlong de três horas para apenas uma hora e meia.
Propriedade da Guizhou ShengYongSheng, que também a opera, a grua chegou ao local da obra no final de 2023, onde foi configurada com a lança completa de 75 m por encomenda do Guizhou Bridge Construction Group, empreiteiro principal. Como principal equipamento de elevação do projeto, a grua começou logo a manipular cargas de até 20 t para tarefas críticas, como a construção de pilares e a instalação de vigas treliçadas de aço num trecho principal de 1.420 m e um comprimento total de 2.890 m.
Grua Potain MCT 385 a trabalhar na construção da ponte do Grande Canyon de Huajiang.
Nas falésias íngremes e no terreno inóspito da paisagem local, a MCT 385 trabalhou em conjunto com o sistema de guindaste de cabo mais longo do mundo, cobrindo áreas inacessíveis para gruas fixas convencionais e acelerando significativamente a construção, ao mesmo tempo que proporcionava estabilidade e eficiência em condições extremas.
A nova ponte destaca-se pela sua altura livre de 625 m desde o tabuleiro até a superfície do rio.
"Este canyon era uma zona proibida para construção, mas o MCT 385 reafirmou a posição da Potain como fabricante e parceiro estratégico capaz de gerar avanços tecnológicos", afirma Ling Qian, gerente de marketing da Manitowoc para a China. "Este projeto demonstra o compromisso contínuo da China com o ambicioso desenvolvimento de infraestruturas e destaca o papel que os equipamentos globais de alta qualidade podem desempenhar na execução destes megaprojetos. Na Potain, queremos impulsionar a inovação, transformando projetos que antes eram impossíveis em realidade".
A nova ponte reduzirá o tempo de viagem de Liuzhi a Anlong de três horas para apenas uma hora e meia.
A MCT 385 da ShengYongSheng tem sido utilizada há uma década em outros projetos na região, como a construção das Torres Gémeas de Guiyang e o projeto da Fábrica Industrial Padronizada de Xifeng.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro