Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Epiroc foi protagonista na desativação do bloco F da histórica central térmica de Scholven

17/09/2025

No âmbito da transição energética alemã, foi lançado um importante projeto de desmantelamento no coração da região do Ruhr, na Alemanha: o bloco F da histórica central térmica a carvão de Scholven será completamente desmantelado até 2026. A empresa Regrata Abbruch und Recycling, pertencente ao grupo Matthäi, assume a direção do projeto por encomenda da Uniper Kraftwerke GmbH. A operação conta com tecnologia de ponta, com destaque para o novo martelo hidráulico Epiroc HB 5800.

Da esquerda para a direita...
Da esquerda para a direita: Torsten Treger, gerente regional de vendas norte, Epiroc; Björn Bassen, procurador e chefe de obra, Regrata; Cedric Alexander Drewenstedt, operador de máquinas pesadas, Regrata, durante a entrega oficial do HB 5800 pela Epiroc.

O coração industrial do Ruhr

A central de Scholven tem mais de 100 anos de história. Originalmente construída para abastecer a mina de Scholven, a instalação evoluiu nas décadas de 1960 e 1970 até se tornar uma das centrais a carvão mais potentes da Europa, com uma capacidade instalada de 2.126 MW. O bloco F entrou em funcionamento em 1979 e foi desativado em 2014.

O desmantelamento do bloco F representa um passo decisivo na transformação da área. O objetivo é construir uma nova instalação de turbinas a gás e vapor (GuD), preparada para operar com hidrogénio no futuro (H2-ready). Isto transformará Scholven num centro energético e tecnológico voltado para o futuro.

Tecnologia de alto desempenho

Para realizar o desmantelamento, a Regrata utiliza uma ampla gama de equipamentos pesados especializados. Entre eles destaca-se o novo Epiroc HB 5800, um martelo hidráulico com um peso operacional de 5.800 kg, projetado para escavadoras de 58 a 100 toneladas. A sua elevada força de impacto permite a demolição eficiente de estruturas de betão maciço, o que é fundamental na desmontagem de instalações industriais complexas. "A utilização do Epiroc HB 5800 apoia a Regrata na execução técnica deste projeto exigente. Combina potência e fiabilidade, condições fundamentais para enfrentar tarefas desta complexidade. É por isso que a Regrata confia há anos nos martelos hidráulicos da Epiroc", afirma Björn Bassen, procurador e chefe de obra da Regrata.

Os primeiros golpes do Epiroc HB 5800 no terreno da central elétrica de Scholven
Os primeiros golpes do Epiroc HB 5800 no terreno da central elétrica de Scholven.

Precisão para enfrentar a complexidade do projeto

O projeto abrange o desmantelamento completo das instalações principais e auxiliares do bloco F. Além do martelo hidráulico da Epiroc, são utilizadas escavadoras de braço longo de até 175 toneladas, gruas de treliça sobre rastos e potentes sistemas de trituração e prensagem. A Thüringer Sprenggesellschaft, também parte do grupo Matthäi, é responsável pela demolição com explosivos de alguns edifícios do bloco F. Apesar dos elevados desafios técnicos e logísticos, o projeto avança conforme o previsto. O período de execução está programado entre abril de 2024 e setembro de 2026.

Olhando para o futuro: energia limpa a partir de Scholven

Com o desmantelamento do bloco F, encerra-se um capítulo da história industrial alemã e abre-se outro centrado na sustentabilidade. A futura central GuD marcará a transição da geração de energia fóssil para uma produção respeitadora do ambiente. A longo prazo, prevê-se uma conversão total para o hidrogénio. Scholven contribuirá assim de forma decisiva para o abastecimento energético sustentável na Renânia do Norte-Vestfália.

REVISTAS

SPR Esperanças - JJM Esperança, Lda.

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    15/09/2025

  • Newsletter EngeObras

    01/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial