Começou a contagem decrescente. De 15 a 18 de abril de 2026, a Feria de Saragoça, em Espanha, voltará a encher-se de inovação, grandes equipamentos e talento profissional com a realização da Smopyc, a Feira Internacional de Maquinaria para Obras Públicas, Construção e Mineração. Um evento que não é apenas uma montra comercial, mas também um ponto de encontro onde se decide o rumo de um setor fundamental para a economia.
Após vários anos de crescimento sustentado no setor, a Smopyc chega no momento certo para capitalizar o boom da indústria. As previsões são claras: mais de 100.000 metros quadrados de exposição, mais de 1.000 marcas representadas e uma participação que pode bater recordes.
Entre as principais novidades desta edição, os visitantes irão encontrar nove pavilhões, uma zona de exposição ao ar livre, bem como uma área de demonstrações ao vivo, onde os equipamentos vão poder ser vistos em pleno funcionamento. Além disso, a Smopyc irá reunir uma ampla representação de novas marcas, consolidando o seu papel como a maior montra de maquinaria do sul da Europa.
O Pavilhão da Inovação - em colaboração com a ITA, a Anmopyc e a PTEC -, será um dos principais focos de atenção. Nele serão exibidos os projetos de inovação em curso e serão apresentados desafios tecnológicos aos profissionais que o visitarem, promovendo a interação direta entre a indústria e o talento.
A Smopyc também se irá demarcar pelo seu extenso e qualificado programa de conferências setoriais. Entre os eventos programados, destaque para os seguintes:
Além disso, o certame contará com conferências temáticas como:
Um dos grandes desafios do setor é atrair jovens talentos. Consciente e comprometida com esta realidade, a Smopyc concebeu ações específicas para aproximar as novas gerações das máquinas.
Em colaboração com a Afurpo e a Eleva, a feira irá acolher a II Competição de Futuros Profissionais de Maquinaria e Elevação, na qual alunos de FP de toda a Espanha irão competir para demonstrar as suas habilidades. Um evento que na última edição foi um grande sucesso e que promete repetir o entusiasmo de estudantes, professores e empresas.
Além disso, será incentivada a visita de grupos de estudantes do 4.º ano do ensino secundário e de formação profissional, para que descubram em primeira mão as oportunidades de emprego de um setor que procura mãos preparadas e mentes inquietas.
A Smopyc irá novamente entregar o seu prestigiado Prémio de Novidades Técnicas, que este ano incorpora novas categorias centradas nos desafios atuais do setor: automação, economia circular, emissões, sustentabilidade, digitalização e investigação.
A Smopyc não conhece fronteiras. A internacionalização será novamente um dos seus eixos principais. Em parceria com a Anmopyc, serão organizadas missões comerciais que trarão compradores de mercados estratégicos da Europa, África e América Latina.
O perfil dos visitantes é tão variado quanto especializado: empresas de aluguer, construtoras, subcontratadas, fabricantes de agregados e betão, importadores, engenheiros, arquitetos e operadores de maquinaria. Um público profissional que torna a Smopyc um espaço privilegiado para fechar acordos, gerar contactos e descobrir novas tendências.
A Smopyc 2026 não será apenas uma feira. Será o ponto de encontro de uma indústria em plena transformação, aberta à inovação, comprometida com a sustentabilidade e preparada para liderar o futuro da construção.

www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro