Procura por serviços de construção cresce 17% em setembro, revela plataforma Fixando
A Fixando, plataforma líder na contratação online de serviços em Portugal, realizou um inquérito aos especialistas da construção e revela que a redução do IVA da construção para 6% está a ser recebida com grande entusiasmo pelos profissionais do setor.
Apesar de diferentes perspetivas sobre a forma como o benefício se refletirá no cliente final, há um consenso: a medida poderá impulsionar o mercado. Alguns profissionais destacam que o impacto dependerá da forma como as empresas irão gerir margens de lucro e preços de venda, enquanto outros alertam para a necessidade de medidas complementares que ajudem a resolver o problema estrutural da habitação em Portugal.
Segundo Alice Nunes, diretora de novos negócios na Fixando, "os números mostram que esta redução é vista como um passo importante para dinamizar o setor. A confiança está a crescer e, como reflexo disso, já estamos a observar uma subida da procura por serviços de construção e remodelação".
Na última semana, a procura por serviços de construção e remodelações cresceu 5% face à semana anterior. O mês de setembro registou ainda uma subida de 17% face a setembro de 2024.
Apesar do aumento da procura, 77% dos clientes encontram um especialista à primeira tentativa, invertendo a tendência de escassez de mão de obra observada nos meses anteriores.
Os custos também têm vindo a subir:
Metodologia do estudo
Os resultados baseiam-se na análise da atividade de 10.250 especialistas e de 19.195 pedidos de clientes na Fixando.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro