A Develon realizou com sucesso uma demonstração da nova escavadora de rastos DX230LC-9 de 23 toneladas numa zona de testes em Compiègne (França). Nos testes, destacaram-se as suas tecnologias inteligentes de segurança, incluindo o revolucionário sistema de paragem de emergência.
As demonstrações ocorreram nas obras do projeto do canal Sena-Norte da Europa, em Compiègne (França).
A OPPBTP (organização profissional francesa para a melhoria da saúde e segurança na construção e obras públicas) foi responsável pela organização da demonstração, que ocorreu na obra do projeto do canal Sena-Norte da Europa, operado pela Bouygues, uma das principais empresas mundiais do setor da construção. A OPPBTP é composta por especialistas em saúde e segurança que prestam apoio diário a profissionais e interessados do setor da construção, com o objetivo de desenvolver práticas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais para melhorar a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Stephane Dieu, diretor de produtos de escavadoras Develon na Europa, comentou: "Foi um verdadeiro prazer aceitar o convite da OPPBTP, pois nos deu a oportunidade de demonstrar a nossa tecnologia inovadora para reduzir os riscos de acidentes em obras com movimentação de terras. Muito obrigado a Sébastien Marie, da OPPBTP, e também à Société du Canal Seine-Nord Europe (SCSNE) por permitir que esta inovação fosse testada na obra do Canal Sena-Norte da Europa, e à Bouygues Travaux Publics por realizar os testes e pelos seus valiosos comentários sobre o sistema de paragem de emergência".
Além da Bouygues, o evento de demonstração contou também com a presença de representantes de outras quatro importantes empresas de construção internacionais, entre as quais a Eiffage, bem como representantes do Governo, da Société du Canal Seine Nord Europe e da FNTP (Fédération Nationale des Travaux Publics), a federação nacional francesa que representa o setor das obras públicas e da construção.
As máquinas da Develon foram utilizadas para demonstrar tanto a sua potência operacional como as suas avançadas funções inteligentes de segurança, incluindo a paragem de emergência, o primeiro sistema de um fabricante de escavadoras de rastos capaz de parar o movimento da máquina ao detetar a presença de uma pessoa a menos de 4 m da escavadora.
Stephane Dieu acrescentou: "A nova escavadora Develon DX230LC-9, utilizada na demonstração, estava equipada com uma série de tecnologias inteligentes de segurança, tais como avisos de risco de colisão e monitorização perimetral. Entre todas, o sistema de paragem de emergência, semelhante ao sistema de travagem de emergência dos automóveis, chamou a atenção dos operadores e dos participantes na demonstração. A Develon planeia continuar o desenvolvimento desta tecnologia e começar a comercializá-la na Europa a partir de janeiro do próximo ano".
A OPPBTP foi fundada em 1947 com o objetivo de combater os elevados índices de acidentes que ocorriam no setor da construção. Desde 2022, dirige o projeto conjunto do setor 'Stop Collision', que visa prevenir acidentes entre máquinas e peões. A recente demonstração e apresentação com a Develon foi realizada como parte desta iniciativa.
A nova geração de escavadoras de rastos inteligentes da série 9 da Develon, apresentada pela primeira vez na Bauma 2025, representa a nova era do orgulhoso legado da Develon, que remonta a cinco gerações de escavadoras, lideradas pela gama Solar na década de 80.
Com a série 9, a Develon pretende estabelecer um novo padrão no desenvolvimento de produtos e tecnologias de máquinas de construção. Tal como todos os modelos da série, a DX230LC-9 encarna esta ambição ao combinar 10 tecnologias inovadoras destinadas a redefinir os níveis de produtividade, segurança, conforto do operador e sustentabilidade no setor. A série 9 não só reflete a visão de futuro da empresa, como também reafirma a dedicação constante da Develon à inovação e à excelência no setor das máquinas de construção.
O sistema de monitorização periférica inteligente (SAVM) é uma tecnologia de deteção baseada em IA que identifica eficazmente pessoas paradas ou em movimento que se encontram perto da máquina. Ao detetá-las, o sistema avisa imediatamente o operador através de uma combinação de sinais visuais e alarmes sonoros no monitor, garantindo uma maior consciência do ambiente circundante. As inovadoras funções de paragem de emergência e parede virtual permitem prevenir acidentes que os operadores podem não perceber diretamente. Para garantir a segurança, a área em redor da máquina é claramente definida em zonas específicas: uma zona amarela de aviso (Zona 2) e uma zona vermelha de perigo (Zona 1).
O sistema combinado de paragem de emergência e supervisão periférica inteligente (SAVM) utiliza seis câmaras e três radares e funciona em três fases com um alcance de deteção de 6 metros e 330°. O sistema só é ativado para o pessoal e é capaz de distinguir entre pessoas e objetos:
A parada de emergência é uma função fundamental para a segurança, projetada para controlar ou parar o movimento de uma máquina, seja na condução ou no giro, como medida preventiva em áreas de risco para garantir a segurança do operador. A função de parede virtual melhora consideravelmente os processos, permitindo que os utilizadores limitem o movimento da máquina em áreas definidas onde o risco de colisão pode ser maior.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro