A Bobcat vendeu mais de 30.000 unidades conectadas ao Machine IQ na Europa para oferecer desempenho, produtividade e tranquilidade aos clientes em toda a região. A plataforma telemática exclusiva do fabricante, lançada em 2019, oferece aos clientes e distribuidores acesso quase em tempo real a dados fundamentais das máquinas, o que ajuda a melhorar a eficiência, aumentar a segurança e maximizar o tempo de atividade.
O Machine IQ, instalado na fábrica ou pelos distribuidores como kit pós-venda, conecta os modelos Bobcat compatíveis com a nuvem para permitir que os clientes ajam mais rapidamente, reduzam riscos e mantenham os seus equipamentos a funcionar da melhor forma possível. Recursos como acompanhamento do progresso da manutenção e agrupamento de máquinas estão incluídos no Pacote Standard, que é gratuito durante os dois primeiros anos. As funções de geofencing, relatórios avançados de utilização, históricos de códigos de falha e notificações configuráveis estão disponíveis como parte do Pacote Premium, que também inclui a funcionalidade de desativação/ativação remota do motor para mini carregadoras e mini carregadoras de rastos, miniescavadoras, mini carregadoras de rodas e, agora, também mini carregadoras telescópicas e manipuladores telescópicos conectados.
Os operadores e gestores de frotas estão a utilizar o Machine IQ para tarefas que vão desde localizar e recuperar equipamentos até estabelecer geofencing e alertas de limite de tempo que alertam para movimentos inesperados, bem como para reforçar a segurança e manter os projetos em andamento. Ao monitorizar o consumo e a utilização de combustível, os clientes podem tomar decisões mais rápidas e bem informadas que ajudam a maximizar a produtividade e minimizar o tempo de inatividade. Os códigos de falha em tempo quase real, por sua vez, permitem que os distribuidores evitem que pequenos problemas se transformem em grandes reparações e ajudam a otimizar a manutenção em ambientes exigentes.
Tomas Plechaty, diretor sénior de programas digitais da Doosan Bobcat EMEA, afirmou que "ultrapassar a marca de 30 000 unidades do Machine IQ não só sublinha o compromisso da nossa equipa com soluções inovadoras centradas na eficiência, como também reflete o verdadeiro valor que as nossas máquinas conectadas oferecem no terreno. Graças aos dados em tempo real ao alcance das mãos, os clientes da Bobcat em toda a Europa estão a utilizar esta tecnologia para reforçar a segurança, impulsionar a produtividade e melhorar a tomada de decisões".
A Bobcat adicionou uma nova função de desativação/ativação remota do motor na plataforma telemática Machine IQ da empresa também para os manipuladores telescópicos. A nova funcionalidade permite aos clientes europeus ativar ou desativar remotamente o motor da sua máquina através do Portal do Proprietário ou da aplicação móvel Machine IQ. Com a desativação/ativação remota do motor, os operadores e proprietários podem desligar a máquina com apenas alguns cliques, o que dissuade os roubos e ajuda a recuperar rapidamente a máquina.
Existem inúmeros exemplos de como a inteligência artificial está a facilitar a eficiência, a segurança e o tempo de atividade. Por exemplo, quando a HA Terrassement teve um E27z roubado da entrada da empresa (incluindo o reboque), o distribuidor belga da Bobcat utilizou a plataforma para obter a sua localização mais recente através de GPS e partilhou as coordenadas exatas com o cliente. Como explica Hans Vervloet, diretor de pós-venda da Vangaever NV, "o resultado foi que a máquina roubada, avaliada em dezenas de milhares de euros, foi recuperada de forma rápida e segura".
Entretanto, Sandy Gray, diretora da Grays Machinery Ltd no Reino Unido, diz que um cliente está a aproveitar o Machine IQ para proteger um Bobcat S450 que é frequentemente deixado fora do estaleiro principal. A empresa utiliza a funcionalidade de geofence e códigos de erro em tempo real para garantir a segurança e orientar a manutenção proativa da máquina, que opera em locais remotos e difíceis. Além de reduzir o tempo de inatividade não planeado, a tecnologia ajuda a prolongar a vida útil da máquina.
A visibilidade e o suporte proativo fornecidos pelo Machine IQ também beneficiaram a Rashev & Co na Bulgária, de acordo com Kristina Bozhilova, administradora de vendas e serviços da Megatron EAD. A capacidade de monitorizar códigos de falha, calendários de manutenção e consumo de combustível quase em tempo real, identificar problemas e organizar a manutenção de forma proativa, torna possível tomar decisões mais rápidas com base em dados, ao mesmo tempo que garante que a frota continue operacional.
A Bobcat continuará a investir no Machine IQ e no seu amplo portfólio digital para oferecer melhores estatísticas de dados, diagnósticos e integrações tanto para utilizadores finais como para gestores de frotas. Este compromisso contínuo com a inovação e as soluções conectadas proporcionará à rede de distribuidores da Bobcat na Europa mais formas de proteger as máquinas, planear a manutenção e manter as máquinas dos clientes em funcionamento e a gerar receitas.
"Embora os meus colegas e eu estejamos entusiasmados por ter alcançado este marco emocionante, isto é apenas o começo", comentou Plechaty. "O Machine IQ é um pilar fundamental da estratégia de inovação da Bobcat, e continuaremos a investir fortemente em capacidades conectadas, integrações e suporte aos distribuidores que permitam aos nossos clientes alcançar mais".
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